UAI

Chevrolet Classic 2012: 10 fatos pra quem procura um usado

Sedan derivado do primeiro Corsa foi projeto brasileiro que vendeu muito e durou mais tempo que seus sucessores

Publicidade
O Chevrolet Classic adotou em 2010 o controverso desenho do chinês Saic
O Chevrolet Classic adotou em 2010 o controverso desenho do chinês Saic Foto: O Chevrolet Classic adotou em 2010 o controverso desenho do chinês Saic

No mercado brasileiro era comum carros se perpetuarem e até serem vendidos com seus sucessores. O modelo que ficou conhecido como Chevrolet Classic nasceu Corsa Sedan, conviveu com seus pseudo substitutos e foi um sucesso comercial com base em uma receita que Fiat e VW adotaram por bastante tempo no Brasil com Palio e Gol.

Fato é que o Chevrolet Classic foi sucesso de vendas em todas as suas fases, mas especialmente após 2012. Passou a ser o sedan mais barato do Brasil e, com forte relação custo/benefício, fez a cabeça de muita gente que precisava de carro com porta-malas grande ou para trabalhar.

chevrolet classic modelo 2011 prata de lateral estaticono asfalto
O sedan derivado do Corsa tinha dimensões compactas

O melhor é que ele usa uma base do Corsa de primeira geração, que deu muitos frutos e vendeu como água. O que só reforça o Chevrolet Classic como um carro bem visto e muito negociado no segmento de usados.

chevrolet classic modelo 2011 prata de traseira estatico no asfalto
O modelo era oferecido apenas na versão LS e na linha 2013 ganhou mais equipamentos

1 – A trajetória de um sedan de sucesso no mercado

Projeto brasileiro, o Corsa Sedan foi lançado em novembro de 1995. Derivado do hatch que estremeceu o segmento de compactos um ano antes, o modelo estreou só com o motor 1.6 de 92cv e duas versões de acabamento. Um dos destaques era justamente o porta-malas com 390 litros.

Ao longo dos anos, o Chevrolet Corsa Sedan variou o portfólio. Teve motores 1.0 8V e 16V, além da opção 1.6 16V de 102cv. Assim como o hatch, teve ainda versão Super e série especial Millenium, nos anos 1990.

Em 1999, passou por um face-lift, com mudanças no para-choque e nas lanternas. Em 2002, com a chegada do Corsa de segunda geração (nas variantes hatch e sedan), o velho três-volumes adotou novo sobrenome e passou a ser chamado pela General Motors de Corsa Sedan Classic.

chevrolet corsa classic modelo 2004 prata estatico no calcamento
Em 2002, o modelo passou a ser chamado de Chevrolet Corsa Sedan Classic

Em 2004, já linha 2005, o Corsa Sedan de primeira geração mudou para apenas Chevrolet Classic. Com três versões, adotou motor 1.0 flex VHC com maior taxa de compressão e até 72cv, em 2006. Três anos depois, ganhou acelerador eletrônico e o motor (então chamado VHCE) recebeu nova calibragem, gerando até 78cv.

A última remodelação do sedan ocorreu em 2010. O modelo adotou desenho controverso do chinês Saic e passou a ser vendido em uma única versão LS com motor 1.0. O Chevrolet Classic 2012, linha 2013, começou também a oferecer ABS e airbag duplo como opcionais, um pouco antes de os itens se tornarem obrigatórios por lei.

A GM encerrou a produção do Chevrolet Classic em São José dos Campos (SP) em 2014. Naquele ano, o modelo ainda teve uma série especial Advantage. O sedan continuou em produção na Argentina até 2016, quando deixou de ser vendido aqui. Ao todo, mais de 1 milhão de unidades foram produzidas em 20 anos de história.

2 - Três não é demais

A estreia do Chevrolet Classic ainda como Corsa Sedan deu início a uma consolidação da marca no segmento de sedans. Isso porque a chegada do modelo coincidiu com a infeliz ideia da Volkswagen de não fazer o Voyage derivado do Gol G2 (o Bolinha), o que deixou o caminho livre para a General Motors e Fiat.

Só que o Chevrolet Classic provou sua força quando, mesmo após o lançamento de novos produtos, seguiu firme e forte. O carro continuou à venda mesmo após a chegada de outros três-volumes da montadora: o Corsa Sedan de segunda geração, em 2002, e o Prisma (derivado do Celta), em 2006.

chevrolet classic modelo 2011 prata interior painel bancos estatico no asfalto
O acabamento interno é muito simples, com muito plástico e tecido nos bancos

3 – Chevrolet Classic durou mais tempo

O Chevrolet Classic não só conviveu com outros dois sedans mais “modernos”, como durou mais tempo. Em 2012, o modelo continuou em linha enquanto o Prisma – que usava a mesma plataforma do Corsa de primeira geração – se despedia do mercado.

Naquele mesmo ano, a GM tirava outro três-volumes de cena. O Corsa Sedan 2 também teve a produção encerrada em 2012 e o portfólio manteve o Chevrolet Classic como o sedan de entrada e o recém-lançado Cobalt como a opção mais acima, ao mesmo tempo em que preparava o Prisma 2 para 2013, este a partir do Onix.

4 – Uma boa dica para quem quer comprar um usado

Selecionamos o Chevrolet Classic 2012/2013. O modelo já passou pela reestilização e usa motor VHCE com acelerador eletrônico. Além disso, procure por exemplares usados que já foram de frota, pois vários deles eram equipados com airbag duplo e freios com ABS, até então opcionais.

Só não espere fartura de equipamentos. Apenas ar-condicionado, direção hidráulica e travas elétricas eram de série. Além do airbag e do ABS, vidros elétricos, som e alarme também eram opcionais. Nos principais sites de compra e venda de veículos, o Chevrolet Classic 2012/13, na versão solitária LS, tem preços entre R$ 20 mil e R$ 27 mil.

chevrolet classic modelo 2011 prata interior banco traseiro estatico no asfalto
O banco traseiro proporciona relativo conforto para duas pessoas

5 – O que dizer do desempenho do sedan compacto?

O motor Família I é aquele padrão “mil” e torna o Chevrolet Classic 2012 um carro bom apenas para uso urbano. Já na fase VHCE, com taxa de compressão elevada (12,6:1), o conjunto tem acelerações satisfatórias. É preciso esticar bem as marchas do câmbio manual para usufruir dos 78cv (e)/77cv (g).

No plano, o sedan, depois que pega embalo, vai bem. O problema é quando aparece aquela ladeirinha ou é preciso apelar para uma retomada de velocidade. O baixo torque de 9,7kgfm (e)/9,5kgfm (g) só surge muito tarde, quase em 5.000rpm. Mais uma vez, é preciso apelar para a transmissão, desta vez reduzindo as marchas para fazer o propulsor encher.

chevrolet classic modelo 2011 prata cofre do motor estatico no asfalto
Motor 1.0 VHC é econômico, mas ´o desempenho é apenas razoável

6 – Conforto não é ponto forte do Chevrolet Classic

O Chevrolet Classic é um compacto e como tal, e para sua época, tem espaço bastante limitado. Por isso, é considerado um carro racional para quem precisa se locomover pela cidade, seja para trabalhar ou um casal com um filho apenas, por exemplo.

Na frente, motorista tem uma posição meio torta de dirigir – herança dos tempos de Chevette. Pelo menos, a ergonomia é satisfatória e há bom espaço para ombros, porém, os joelhos tendem a esbarrar no revestimento das portas e no console central.

O banco traseiro do Chevrolet Classic é recomendado para, no máximo, dois adultos, enquanto o porta-malas agrada com seus cerca de 400 litros de capacidade. O isolamento acústico é apenas regular em médias velocidades e o acabamento interno é simples como ditava a categoria.

chevrolet classic modelo 2011 prata interior porta malas estatico no asfalto
Porta-malas de cerca de 400 litros acomoda a bagagem de uma família pequena

7 – O sedan teve até câmbio automático

Talvez muita gente não lembre, mas o Corsa Sedan, e depois o Chevrolet Classic, tiveram opção de câmbio automático. A caixa de quatro marchas acompanhou o motor 1.6 8V a gasolina de 92cv de potência. Durou de 1998 a 2006.

8 – Uma série especial que vale ser lembrada

No fim de vida, o Chevrolet Classic teve direito a uma série especial. Lançada em 2014, a edição Advantage foi vendida com ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas nas quatro portas, alarme, chave com telecomando das portas e vidros elétricos dianteiros com sistema “um toque”, antiesmagamento e fechamento automático.

A série também oferecia som com CD Player, entrada USB e Bluetooth. No design, o Chevrolet Classic Advantage trazia rodas de liga leve com aros de 14 polegadas, detalhes internos da cor cinza, adesivos de coluna central e retrovisores pintados de preto brilhante.

chevrolet classic advantage modelo 2014 cinza escuro estatico no estudio
Em 2014, a GM lançou o Chevrolet Classic Advantage, uma série especial do sedan compacto

9 – E como são os preços de manutenção do Chevrolet Classic?

Um carro que vendeu bem e com motor antigo e conhecido não tem mistérios. O Chevrolet Classic tem peças fáceis de achar e com preços baixos, além de manutenção considerada simples.

Confira alguns preços de componentes do Chevrolet Classic 2012:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 40 a R$ 75
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 65 a R$ 100
  • Bomba de combustível: de R$ 140 a R$ 270
  • Kit troca de óleo (4 litros 5W30 + filtro): de R$ 150 a R$ 280
  • Amortecedor traseiro: de R$ 180 a R$ 400
  • Para-choque traseiro: de R$ 160 a R$ 290
  • Farol direito: de R$ 150 a R$ 300

10 – Confira os principais problemas do sedan compacto

Os primeiros Chevrolet Classic com motor VHC têm histórico de superaquecimento do conjunto. Então, fique atento a propulsores que eventualmente passaram por retífica ou que esquentam rápido.

Observe também ruídos na suspensão e na embreagem. Há relatos ainda de problemas na boia da bomba de combustível e de vazamentos do óleo do motor.

chevrolet classic modelo 2011 prata roda aro 13 polegadas estatico no asfalto
A versão LS do sedan compacto é equipada com rodas de 13 polegadas

O Chevrolet Classic também foi submetido a campanhas de recalls. Confira:

  • Reparo da suspensão dianteira em Chevrolet Classic feitos em 2012
  • Troca da barra de impacto do para-choque de unidades produzidas em 2012
  • Substituição dos rolamentos traseiros de modelos fabricados em 2013
  • Troca do filtro de combustível de carros feitos entre 2013 e 2014
  • Substituição do airbag do motorista de Chevrolet Classic fabricados de 2012 a 2016

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas