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Citroën Xsara Picasso: 9 fatos relevantes sobre o rei do espaço

Monovolume de desenho ousado e alta dose de conforto ainda é opção de veículo familiar acessível

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Modelo tem design que era ousado para a época, mas atualmente está bem ultrapassado
Modelo tem design que era ousado para a época, mas atualmente está bem ultrapassado Foto: Modelo tem design que era ousado para a época, mas atualmente está bem ultrapassado

Dizem que as minivans também são responsáveis pela extinção das peruas como carro familiar. Bem, elas provaram do próprio veneno. Os monovolumes perderam espaço ainda mais rápido com a ascensão dos SUVs. Porém, tem gente que tem apego à funcionalidade e ao espaço que modelos como o Citroën Xsara Picasso podem proporcionar.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto de lateral estatico no calcamento
Com 4,30m de comprimento, o monovolume é maior por dentro do que por fora

A minivan média foi fabricada no Brasil e fez bastante sucesso aqui. O desenho ousado e a imagem de sofisticação da marca no nosso mercado fizeram do Citroën Xsara Picasso uma alternativa familiar nos anos 2000. E para quem quer esse combo, existem muitas opções do monovolume no mercado de usados. Antes de comprar o seu, veja nove fatos sobre o Citroën Xsara Picasso.

1 – Trajetória da minivan média que reuniu fãs no Brasil

A primeira aparição da Citroën Xsara Picasso se deu no Salão de Paris de 1998, como um carro-conceito já bem próximo do modelo final. Curiosamente, a minivan foi inspirada em outro estudo, ainda mais ousado e futurista.

Isso aí, o Citroën Xsara Picasso foi derivada do Xanae, de 1994. Esse carro-conceito não tinha coluna central, só recebia portas do lado direito (a traseira com abertura invertida) e ostentava um belo teto de vidro.

Enfim, o Citroën Xsara Picasso que iríamos conhecer foi lançado oficialmente em 1999. No Brasil, chegou dois anos depois. Foi vendido na França até 2008 e produzida aqui e na Espanha até 2012.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto de traseira estatico no calcamento
O teto alto e ampla área envidraçada são pontos positivos do modelo

2 - Direitos autorais

A ousadia das linhas do Citroën Xsara Picasso “combina” com o estilo da obra do espanhol Pablo Picasso. Só que para usar o nome do célebre artista, a fabricante teve de desembolsar cerca de R$ 600 milhões (valores da época) para a família do pintor e escultor – e também usar um nome na frente do sobrenome famoso.

Derivada da linha de médios da Citroën dos anos 1990, a minivan adotou o nome Xsara Picasso. As formas arredondadas traziam um conceito meio futurista e meio “disruptivo” para usar uma palavra da moda dos tempos atuais. Visto de perfil, as colunas do monovolume lembram a forma de um guarda-chuva aberto.

Depois, o nome do artista batizou outras minivans da Citroën. Teve a C3 Picasso (também feita no Brasil) e os sucessores da Xsara Picasso: os C4 Picasso e Grand C4 Picasso.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto interior painel e bancos dianteiros estatico no calcamento
Painel de instrumentos centralizados divide opiniões

3 - Primeiro Citroën brasileiro

O Citroën Xsara Picasso foi o primeiro modelo da marca produzido no Brasil, na fábrica da então PSA em Porto Real (RJ). Lançado em maio de 2001, o Xsara Picasso tinha peculiaridades para o mercado naqueles tempos.

Quadro de instrumentos central, ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro, carrinho de compras dobrável no porta-malas e buzina na ponta da haste esquerda estavam entre essas diferenciações.

O Citroën Xsara Picasso estreou apenas com motor 2.0 16V. Em 2004, passou a ser dotado de acelerador eletrônico e embreagem com acionamento hidráulico. Dois anos depois, estreou motor 1.6 16V flex.

Em 2007, já como linha 2008, o Citroën Xsara Picasso teve a dianteira levemente redesenhada. Teve ainda a mais duas séries especiais, Avatar e Movie (esta com DVD no teto), que se juntaram às Brasil e Etoile, lançadas em 2002. Em 2012, deixou de ser produzido, com mais de 106 mil unidades feitas na unidade fluminense.

4 - Quando as minivans dominavam a terra

Como dito, o Citroën Xsara Picasso é de um tempo em que carro familiar era sinônimo de minivan. Para se ter uma ideia, o modelo da marca francesa foi lançado em maio de 2001, um mês depois de outro monovolume médio ter estreado, o Chevrolet Zafira.

Na verdade, os dois chegaram para tentar brigar em um mercado já dominado pelo Renault Scénic. A minivan da Renault começou a ser fabricada em São José dos Pinhais (PR), em 1998.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto cofre do motor estatico no calcamento
Motor 1.6 flex é uma das opções de motorização do Citroën Xsara Picasso

5 – Desempenho do monovolume

O Citroën Xsara Picasso começou sua trajetória no Brasil com o motor 2.0 16V de 118cv e 19,8kgfm e câmbio manual de cinco marchas. O conjunto pena um pouco para mover os mais de 1.300kg do monovolume, só que nas arrancadas. Depois dos 50km/h, o carro deslancha bem.

O cenário melhorou quando a potência do 2.0 foi aumentada para 138cv e 20kgfm. O Citroën Xsara Picasso ficou discretamente mais espero, com aceleração até 100km/h abaixo de 10 segundos – nada mal para um carro familiar desse tamanho.

Bom lembrar que o coeficiente de arrasto aerodinâmico de Cx 0,32 ajuda no desempenho da minivan. Só não espere um ótimo consumo na cidade. As médias urbanas com gasolina nas opções manuais ficam em 8,5km/l – na estrada, sobe para a casa dos 12km/l.

Com câmbio automático de quatro marchas o rodar e a vida a bordo ficam bem mais confortáveis. Mas há uma imprecisão a médios giros que atrapalha em muito as retomadas e também afeta o consumo – menos de 8km/l no ciclo urbano.

Com o 1.6, o Citroën Xsara Picasso tem a vantagem de ser flex, menos beberrão (médias urbanas acima de 9km/l), porém, mais manco (0 a 100km/h quase em 11 segundos). Mas como a ideia aqui é ser um carro familiar acessível e mais econômico, não deixa de ser uma boa opção também.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto cambio manual no console estatico no asfalto
Câmbio manual com alavanca no console favorece a boa posição de dirigir

6 – Conforto é ponto forte do Citroën Xsara Picasso

A minivan no comprimento nem é tão grande: tem 4,30 metros, menor que um Jeep Compass, por exemplo. Mas o conceito de monovolume, o próprio design e a distância entre-eixos de 2,76m fazem da Citroën Xsara Picasso um carro bastante confortável e espaçoso por dentro.

Os bancos “sobram” em termos de folgas para pernas, ombros e joelhos. Os assentos traseiros individuais e com ajustes independentes contribuem para acomodar três adultos numa boa. Já o motorista tem posição alta de dirigir e a alavanca do câmbio elevada no console central facilita a ergonomia.

A suspensão traseira independente com braços arrastados traz um rodar um pouco mais refinado e filtra bem os buracos. O carro ainda proporciona ótimo espaço para bagagens, com 550 litros de volume no porta-malas.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto interior banco traseiro estatico no calcamento
Três bancos individuais na fileira de trás acomodam bem os passageiros

7 - Nossa dica sobre a melhor versão

A sugestão fica para o Citroën Xsara Picasso 2008, na versão Exclusive, que era a topo de linha. Com preços entre R$ 24 mil e R$ 28 mil, tem opção de câmbio manual e automático nos principais sites de venda de veículos.

Entre os itens de série, quatro airbags, freios com ABS e EBD, ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro, direção com assistência hidráulica, banco revestido de couro, trio elétrico, sensor de ré, som com CD Player e volante com ajuste de altura.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto interior banco traseiro com bandejas estatico no calcamento
E o modelo ainda traz práticas bandejas para quem senta atrás

8 – Uma ideia sobre os gastos com manutenção

Os motores 1.6 e 2.0, assim como as transmissões usadas no Citroën Xsara Picasso são comuns em outros modelos da montadora francesa. Não chegam a ter componentes baratos, mas são fáceis de achar. Confira os preços de algumas peças do Citroën Xsara Picasso 2.0 16V ano 2008:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 120 a R$ 150
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 100 a R$ 170
  • Bomba de combustível: de R$ 180 a R$ 300
  • Kit troca de óleo (5 litros 5w40 + filtro): de R$ 220 a R$ 310
  • Amortecedor traseiro: de R$ 340 a R$ 500 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 240 a R$ 400
  • Farol direito: de R$ 550 a R$ 780

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto porta malas estatico no calcamento
Porta-malas tem volume de 550 litros, suficiente para a bagagem da família

9 - Principais problemas do Citroën Xsara Picasso

Em fóruns e grupos de donos de Citroën Xsara Picasso são comuns os relatos de consumo excessivo de óleo lubrificante e falhas nos sensores, com alertas no computador de bordo sobre ABS, por exemplo, sem que o carro tenha qualquer problema de fato. A parte elétrica e eletrônica da minivan, inclusive, merece atenção.

Isso porque muitos dos diagnósticos apontam problemas de oxidação do módulo eletrônico que controla vários itens (como vidros, setas, ar etc) – lembre-se que os Citroën desta época foram os pioneiros em multiplexagem.

Outro ponto que merece atenção no Citroën Xsara Picasso é a suspensão dianteira. Há depoimentos de desgaste precoce dos componentes do jogo independente. Observe também se há vazamentos no compressor da direção hidráulica.

citroen xsara picasso 1.6 flex modelo 2007 preto estepe sob o porta malas estatico no asfalto
Ponto negativo é o estepe do lado de fora, fixado em estrutura abaixo do porta-malas

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