A Fiat acaba de lançar novas versões na linha 2023 e, de quebra, o carro automático mais barato do país. O posto cabe agora ao Fiat Cronos CVT (câmbio continuamente variável), que marca a volta de uma versão sem pedal de embreagem à linha do sedã compacto e que tem preço competitivo – e menor até que das configurações ATs dos hatches compactos líderes de mercado.
Separamos alguns detalhes e curiosidades sobre o novo Fiat Cronos CVT, desde equipamentos e manutenção, até posicionamento e versões. Os preços foram apurados na penúltima semana de agosto de 2022 e são válidos em todo o território nacional, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, e a Zona Franca de Manaus.
Mas se você prefere o sedan Fiat Cronos com câmbio manual, o VRUM testou o modelo. Confira!
1 - Preços do novo Fiat Cronos 2023
Depois de mais de um ano após ter descontinuado as opções com o motor 1.8 e câmbio automático Aisin de seis velocidades, a linha 2023 do Fiat Cronos volta a ter versões ATs, desta vez com a transmissão CVT. A Drive 1.3 CVT custa R$ 88.190 e hoje não é só o sedã, mas também o carro automático mais barato do Brasil.
A outra opção na gama do Fiat Cronos CVT, produzido em Betim (MG) com a caixa continuamente variável é a Precision, que vem a ser a topo de linha. Custa R$ 92.790. Desta forma, a família Cronos fica posicionada assim:
- Cronos 1.0: R$ 74.490
- Cronos Drive 1.0: R$ 78.190
- Cronos Drive 1.3: R$ 83.890
- Cronos Drive 1.3 AT: R$ 88.190
- Cronos Precision 1.3 AT: R$ 92.790
2 - Como é o câmbio do Fiat Cronos CVT
O câmbio continuamente variável (CVT) foi desenvolvido pela Aisin em parceria com a Fiat para equipar vários carros de sua linha. A estreia se deu no SUV compacto Pulse, em novembro de 2021. No fim do mesmo ano, passou a equipar as versões topo de linha da picape Strada.
Assim como nos seus parentes, o Fiat Cronos CVT conta com câmbio que simula sete marchas, que podem ser operadas por mudanças sequenciais na alavanca – as aletas no volante só estão disponíveis na topo de gama. A caixa também tem modo Sport, que faz o carro trabalhar em rotações mais altas.
A expectativa é de que o câmbio passe a ser oferecido, a médio prazo, no futuro SUV Fastback e em outros modelos da Stellantis, em especial compactos da Peugeot e Citroën
3 - Como anda esse sedan compacto?
O conforto é notadamente o principal foco desse carro automático mais barato do país. O Fiat Cronos CVT trabalha sempre com o motor 1.3 8V da linha Firefly e o casamento se deu numa boa.
O propulsor do Fiat Cronos CVT gera 107cv com etanol e 98cv com gasolina, enquanto o torque fica em respectivos 13,7kgfm (e)/13,2kgfm (g). Nas arrancadas, o conjunto desenvolve bem e a transmissão segue a proposta linear e confortável, sem trancos. Segundo a Fiat, o Cronos 1.3 CVT acelera até 100km/h em 10,6 segundos (e) e 11,6 s (g).
Nas retomadas, ao pisar forte no acelerador do Fiat Cronos CVT, a transmissão segura um pouco os giros como em qualquer caixa continuamente variável, mas não por muito tempo. Se ressente mais pelo motor, que enche só acima das 4.000rpm.
4 – De olho no consumo de combustível
O Fiat Cronos CVT, carro automático mais barato do país, também desponta entre os automóveis de passeio ATs mais eficientes. Pelos parâmetros determinados pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem, o novo Cronos CVT tem médias urbanas de consumo impressionantes, o que lhe rendeu o selo de eficiência energética do Conpet.
- Etanol cidade: 9,3km/l
- Etanol estrada: 10,8km/l
- Gasolina cidade: 13,4km/l
- Gasolina estrada: 14,9km/l
5 – Equipamentos de série do Fiat Cronos CVT
A linha Cronos não é lá muito vistosa em termos de equipamentos. Em comum em toda a gama, ar-condicionado, direção com assistência elétrica, monitoramento de pressão dos pneus, travas e vidros dianteiros elétricos, alarme, ajuste de altura do banco do motorista e preparação para rádio.
Só as versões do Fiat Cronos CVT recebem controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, piloto automático e o modo de condução Sport. A Drive CVT acompanha outros itens presentes desde a Drive 1.0, como multimídia com tela de sete polegadas, volante multifuncional, entradas USB para o banco traseiro, sensor de ré, vidros traseiros elétricos e assinatura de LED nos faróis.
O Fiat Cronos CVT Precision obviamente é a versão mais completa. Recebe a mais em relação à Drive 1.3 CVT rodas de liga-leve com aros de 16 polegadas, chave presencial para abertura das portas, ar-condicionado automático, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina com iluminação estática em curvas, retrovisores elétricos, repetidores laterais de seta, luzes de cortesia sob os retrovisores, volante revestido em couro, paddle shifts, descansa-braço dianteiro, bancos traseiros bipartidos 60/40 e maçanetas externas cromadas.
6 – Pacote S-Design e opcionais
O Fiat Cronos CVT Drive 1.3 tem a opção S-Design, que custa R$ 3.710 a mais. O kit traz detalhes escurecidos no acabamento: grade frontal, capas dos retrovisores, frisos laterais, logomarca e spoiler traseiro, além do acabamento interno. O pacote ainda inclui retrovisores elétricos com tilt down e indicadores de direção, câmera de ré com linhas dinâmicas e rodas de liga-leve aro 15 polegadas.
Esta versão do Fiat Cronos CVT pode receber um kit opcional mais simples, chamado Drive Plus, pelo preço de R$ 2.780. Neste caso, só recebe a câmera de ré, as rodas de liga-leve e o comando elétrico dos retrovisores, com tilt down.
A gama ainda tem opções de cores, com nomes pomposos, mas que deixam o preço mais salgado. São elas as sólidas vermelho Montecarlo e branco Banchisa (R$ 920, cada), metálicas cinza Silverstone e prata Bari (R$ 1.850, cada) e perolizada branco Alaska (R$ 1.850). Já a Precision tem como único opcional o interior revestido em couro marrom, sem preço informado.
7 - Conforto e espaço no Fiat Cronos CVT
O sedã Fiat Cronos CVT briga entre os compactos, mas tem um ambiente bem agradável na cabine. Motorista e carona se valem de espaço condizente para pernas e joelhos e o banco traseiro permite que dois adultos viagem numa boa. Um dos grandes trunfos do modelo é justamente o porta-malas, com 525 litros de capacidade.
8 - Com quem o Fiat Cronos CVT briga?
Pelo preço e pelo fato de ser o carro automático mais barato do país, o Fiat Cronos CVT briga primeiro com hatches compactos. É mais em conta que todos, especialmente que modelos como Peugeot 208 Active 1.6 16V AT (R$ 89.990), Toyota Yaris XL 1.5 CVT (R$ 94.190) e Chevrolet Onix Turbo AT (R$ 94.350).
Já na briga direta com outros sedãs compactos com caixa automática, é R$ 8 mil mais barato que o Onix Plus Turbo AT, que começa em R$ 96.640. Também é bem mais competitivo que Yaris Sedan XL (R$ 97.990) e Hyundai HB20S Comfort (R$ 105.290).
9 - Como são as revisões do sedan compacto?
O Fiat Cronos CVT Drive tem plano de revisões com preço fixo que não chega a ser muito mais caro que as demais opções – na verdade, custa o mesmo que a nova variante 1.0. Se comparado aos rivais, contudo, tem o custo mais salgado.
As manutenções estão previstas para a cada 10 mil quilômetros ou um ano. Confira os valores:
- 10.000 km: R$ 488
- 20.000 km: R$ 660
- 30.000 km: R$ 500
- 40.000 km: R$ 1.580
- 50.000 km: R$ 524
- 60.000 km: R$ 844
- Total: R$ 4.596
10 - Para quem quer um sedã mais barato…
A Fiat promoveu um reposicionamento para o Cronos para aumentar o leque de atuação do carro, que durante um ano praticamente só foi oferecido com motor 1.3 e câmbio manual. Para começar, precisava cobrir o buraco deixado pelo Grand Siena, então criou as novas opções de entrada com o motor 1.0 três-cilindros do Argo, com 75cv (e)/71cv (g) de potência e preços a partir de R$ 74.490, mas só com câmbio manual.
Confira os vídeos do VRUM no canal do YouTube: lançamentos, dicas, serviços e testes