Bastou a guerra entre Rússia e Ucrânia eclodir que os memes não tardaram a aparecer. Imagens de pobres Fiat Marea sendo usados como bombas em montagens que representavam os ataques de aviões do conflito pipocaram nas redes. Um estigma que persegue o sedan da Fiat desde sempre, perdura mesmo depois de mais de 15 anos do fim da produção, mas que oculta fatos bem menos depreciativos sobre o modelo.
O carro médio da marca italiana tem seus problemas, sim, mas também muitas virtudes, como conforto a bordo, dinâmica e desempenho. Veja 10 fatos sobre o Fiat Marea.
1 – Confira o histórico do sedan médio que virou meme
O Fiat Marea foi lançado em maio de 1998 para entrar no lugar do Tempra no segmento de sedans médios. O carro era baseado no modelo europeu e trouxe seus pioneirismos ao nosso mercado. Produzido em Betim (MG), foi o primeiro carro brasileiro a ter motor de cinco cilindros, airbags laterais e comandos de som no volante.
Com 4,39 metros de comprimento, 1,74m de largura e 1,43m de altura, o Fiat Marea teve outros conjuntos mecânicos, entre eles o polêmico motor turbo. Além disso, se destacava pela qualidade da arquitetura, freios a disco nas quatro rodas e suspensão traseira independente com barra estabilizadora.
Teve pouca variedade de versões de acabamento e só foi ganhar opção de câmbio automático em 2001. As raras reestilizações pelas quais passou foram na traseira, com a adoção de lanternas triangulares em 2001, e maquiagens pontuais em 2005. Chegou ao fim de produção em 2007, com quase 55 mil unidades fabricadas.
2 – Quais foram os motores do Fiat Marea?
Se bobear, o Marea teve mais variedades de conjuntos mecânicos do que de siglas de versões. A gama do sedan médio estreou em 1998 com o já citado inédito motor Fivetech 2.0 litros de cinco cilindros em linha, 20V e comando variável de válvulas na admissão. São 142cv de potência e 18,1kgfm, na opção aspirada.
O famoso e controverso Fiat Marea turbo nasceu no mesmo ano, mas como linha 1999. O motor Pratola Serra era o mesmo cinco cilindros que equipava o Fiat Coupé na Europa. Mas a montadora não estava disposta a gastar os tubos para que o sedan aqui gerasse os mesmos 220cv do parente lá de fora.
A Fiat, então, calibrou o motor com turbo Garrett para ter 182cv de potência e 27kgfm a 2.750rpm. A engenharia teve de reforçar bielas e pistões, instalou um radiador de óleo e promoveu um acerto mais firme das molas e amortecedores da suspensão. O 0 a 100km/h em testes da época apontavam menos de oito segundos, enquanto a máxima chegava a 227km/h.
Em 1999, no outro extremo, uma versão menos potente do Fiat Marea. A opção mais básica SX trouxe o mesmo Fivetech, só que estrangulado e com 127cv de potência. Foi a forma encontrada também para a linha ter preço mais competitivo com as regras tributárias da época.
Em 2000, mais duas variações de motores para o Fiat Marea. Na parte de baixo da família, a SX passa a usar o 1.8 16V de quatro cilindros e com os mesmos 127cv. Já as configurações intermediárias adotam o 2.4 cinco cilindros de 160cv no lugar do 2.0 20V aspirado. Em 2001, a HLX com este motor passou a ter opção de câmbio automático de quatro marchas.
Em 2006, já no fim de vida, a Fiat tentou deixar o Marea mais barato para encarar a dupla já dominante do segmento, Toyota Corolla e Honda Civic. O motor Corsa Lunga 1.6 16V de 106cv do Brava foi a alternativa da Fiat, mas isso não fez as vendas do sedã empolgarem muito.
3 – O conforto do sedan médio da Fiat
Apesar dos 2,54m de distância entre-eixos, o espaço a bordo do Fiat Marea é satisfatório. Motorista tem posição ergonômica de dirigir, boa visibilidade e bancos confortáveis. O espaço para pernas e braços não chega a ser generoso como na dupla Civic e Corolla da época, mas também não compromete.
O acabamento é interessante, tanto em termos de qualidade como de design. No banco traseiro, dois adultos e uma criança vão bem e o isolamento acústico funciona boa parte do tempo. O porta-malas de 430 litros recebe malas grandes e médias.
4 – Qual a versão mais legal do Fiat Marea?
Apesar das questões sobre manutenção que falaremos a seguir, o Fiat Marea HLX 2.4 automático pode ser uma boa opção. Tem airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, som com CD player, ajuste de altura do banco, alarme, faróis de neblina, rodas de liga-leve, entre outros.
Nos anúncios da internet e nos principais sites de compra e venda de carros, o Fiat Marea HLX 2005 tem preços entre R$ 20 mil e R$ 25 mil.
5 – O sedan teve uma variação de perua
Paralelamente à estreia do sedã, o modelo da Fiat também teve sua versão familiar. O Fiat Marea Weekend compartilhava as mesmas versões e motores iniciais do sedan – inclusive turbo. A station-wagon média tem no design um dos diferenciais, além do porta-malas de 500 litros.
A perua praticamente seguiu todas as versões e powertrains do irmão sedã. E se despediu em 2006, após 18 mil unidades produzidas.
6 – De onde vem a fama de bomba do sedan médio?
A culpa pela fama de bomba do Fiat Marea é atribuída, em parte, à própria montadora. Isso porque a fabricante ignorou um pouco as peculiaridades da realidade e combustível brasileiros ao recomendar a troca de óleo lubrificante do Marea Turbo a cada 20 mil quilômetros, como na Europa.
A gasolina brasileira, porém, tem adição de etanol (22% na época), o que demandava acertos e calibragens em conjuntos que não foram feitos pela Fiat, além de troca de lubrificante em intervalos mais curtos – a cada 10 mil quilômetros –, o que também não foi adequado. Desta forma, muitos dos motores acumularam borra e fundiram.
Por outro lado, o motor Fivetech era bastante avançado para a época, o que demandava ferramental específico. Só que as revisões nas concessionárias custavam os olhos da cara e os donos correram das revendas. Ao cair em mãos pouco qualificadas, os problemas no conjunto mecânico do Fiat Marea se multiplicaram.
7 – O Marea com motor turbo é uma boa ou não?
Se o carro foi bem cuidado, usou lubrificantes dentro das especificações e o motor não passou por retífica, pode ser uma boa opção de compra sim. Foi um dos carros mais velozes e potentes da sua época, têm ajuste mais firme da suspensão e força em baixos giros. E graças à fama, tem preços próximos ao das versões 2.4 aspiradas.
8 – A versão com menos riscos do Fiat Marea é...
Uma opção mais “tranquila” é a com motor 1.6. Os 106cv não empolgam, mas as relações curtas das primeiras marchas do câmbio manual dão certa agilidade ao sedã. Além disso, o conjunto com motor Corsa Lunga importado da Argentina é bem mais econômico, com médias acima de 8km/l na cidade e de mais de 12km/l, na estrada.
A versão SX 1.6, ano 2007, tem preços por volta dos R$ 15 mil. Entre os equipamentos, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos, banco traseiro bipartido e função follow me home dos faróis. Os modelos com o kit Connect, que era opcional, são uma pedida, pois agregam som com Bluetooth, CD Player, faróis de neblina e rodas de liga leve – na época, incluía até celular da Nokia.
9 – Confira detalhes da manutenção e peças do sedan
Como dito, a manutenção do Fiat Marea requer ferramental especial e mecânicos com experiência no carro, especialmente os com motor cinco cilindros. Para se ter ideia, a substituição da correia dentada, por exemplo, demanda a trava da engrenagem do comando de escape. Mas se feito com qualquer ferramenta, pode danificar o sensor de fase.
O custo de peças básicas pode ser considerado normal. Confira alguns valores:
- Jogo com quatro velas de ignição (1.6): de R$ 70 a R$ 90
- Jogo com cinco velas de ignição (2.4): de R$ 130 a R$ 200
- Bomba de combustível (Turbo)): de R$ 220 a R$ 380
- Bomba de combustível (2.0): de R$ 160 a R$ 250
- Correia dentada (1.8): de R$ 150 a R$ 240
- Correia dentada (2.0 e 2.4): de R$ 170 a R$ 290
- Jogo amortecedores traseiros (1.6): de R$ 380 a R$ 510
- Jogo amortecedores traseiros (Turbo): de R$ 400 a R$ 570
10 - Fique atento antes de se decidir pela compra do Fiat Marea
A primeira dica é pesquisar sobre o histórico de manutenção e olhar atentamente ao estado do motor. Sinais de vazamentos de óleo e de mangueiras ressecadas indicam que o proprietário não cuidou bem do Fiat Marea. Fique atento a ruídos na coluna de direção. Além disso, as borrachas das portas tinham vedação ruim, o que provoca infiltrações de água na cabine.
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