O Fiat Mobi é aquele carro que faz parte de um segmento que disputa, por centenas de reais, quem é o mais barato do mercado, mas não necessariamente o mais vendido. Mas sua outra função é justamente ser a porta de entrada do consumidor para a Fiat no Brasil. Nisso, ele cumpre bem os dois papéis, já que está entre os modelos mais em conta e também entre os cinco mais vendidos do país.
Com isso, acaba por se tornar uma boa opção de carro seminovo, barato, fácil de estacionar e econômico. Não esqueça que falamos de um carro onde espaço é um problema e cuja manutenção não é tão em conta como o preço da etiqueta. Confira 10 fatos sobre o Fiat Mobi.
1 – Relembre um pouco da história do compacto da Fiat
O Fiat Mobi foi lançado em abril de 2016 para ser o carro mais barato da marca. Sua missão foi substituir o então Palio Young, o hatch da primeira geração do compacto, aquela de 1996.
O nome foi inspirado no termo da moda do setor, “mobilidade”. Havia a expectativa que o subcompacto estreasse o novo motor 1.0 três cilindros Firefly, mas esse chegou só em novembro. O Fiat Mobi deu as caras mesmo com o velho Fire quatro canecos.
Aos poucos, cresceu nas vendas, ainda mais pela pegada de carro barato. Em junho de 2021, foi o carro de passeio mais vendido do país, segundo dados da Fenabrave, e em meio à crise dos semicondutores que afetou a produção de modelos como Chevrolet Onix e Hyundai HB20.
Em maio de 2022, a linha atingiu um importante marco. O Fiat Mobi chegou a 400 mil unidades produzidas em Betim (MG). No ano passado, teve o motor adequado para o Proconve L7 e perdeu a versão pé de boi Easy, que não tinha ar-condicionado e nem direção assistida.
2 – Fiat Mobi é na verdade um Uno encurtado
O Fiat Mobi é feito sobre a mesma plataforma 327 da marca italiana, da segunda geração do Uno, que deixou de ser produzida em 2021. Só que o modelo é mais curto. São 3,59 metros de comprimento (23cm a menos) e 2,30m de distância entre-eixos (7cm a menos).
3 - Por esse motivo, o espaço não é lá essas coisas...
É bem limitado no Fiat Mobi. Motorista tem pouco vão para joelhos e pernas e condutores mais corpulentos vão roçar os ombros com o carona – algo que ocorria também no Uno. Atrás não há folga para nada e só dois adultos são indicados ali. O porta-malas é ainda menor, com capacidade para apenas 200 litros.
4 – Desempenho com altos e baixos
O velho motor Fire, que acompanha exclusivamente o Fiat Mobi de 2021 em diante, entrega desempenho apenas competente para a cidade. São 74cv com etanol e 71cv de potência com gasolina.
Essa competência é em pista plana, porque na ladeira é aquela sofrência quase sertaneja. Menos mal que os 9,7kgfm (e)/9,3kgfm (g) de torque se apresentam em 3.250rpm. Segundo a montadora, o Fiat Mobi acelera até 100km/h em 14 segundos com etanol e 15,8 s, com gasolina
5 – O subcompacto também teve motor Firefly
Sete meses após o lançamento, o Fiat Mobi ganhou versões topo de linha com o então novo motor Firefly. Com três cilindros, o 1.0 6V gera 77cv (e)/72cv (g) e 10,9kgfm (e)/10,4kgfm (g), e tem rodar bem mais suave que o velho quatro cilindros.
Era mais esperto, acelerando até 100km/h abaixo dos 11 segundos. A manutenção também é mais barata pelas revisões preço fechado da Fiat. Só que o consumo é mais alto com etanol, e mais eficiente com gasolina. O Firefly deixou de ser oferecido na linha 2021 do Fiat Mobi.
6 – Veja como é o consumo do Fiat Mobi
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o Fiat Mobi 2021 com motor quatro cilindros tem médias condizentes com sua vocação urbana. Confira:
Fiat Mobi Like 2021
- Consumo etanol cidade: 9,8km/l
- Consumo etanol estrada: 11km/l
- Consumo gasolina cidade: 14,2km/l
- Consumo gasolina estrada: 15,5km/l
- Nota categoria: B
- Nota geral: B
Fiat Mobi Trekking 2021
- Consumo etanol cidade: 9,6km/l
- Consumo etanol estrada: 10,4km/l
- Consumo gasolina cidade: 13,5km/l
- Consumo gasolina estrada: 15km/l
- Nota categoria: C
- Nota geral: B
Com motor Firefly três canecos, o consumo era pior com etanol e melhor com gasolina.
Fiat Mobi Drive 2020
- Consumo etanol cidade: 9,5km/l
- Consumo etanol estrada: 11,3km/l
- Consumo gasolina cidade: 13,7km/l
- Consumo gasolina estrada: 15,9km/l
7 – Quais foram as séries especiais do subcompacto da Fiat?
A primeira série especial do Fiat Mobi foi a Way Extreme, lançada em 2018. Baseada na então opção aventureira, trazia, na verdade, um pacote de opcionais já instalado por um preço mais em conta. Câmera de ré projetada no retrovisor, som com Bluetooth e USB, desembaçador e limpador traseiros, faróis de neblina e rodas de liga leve aro 14 polegadas fazem parte do kit.
No design, revestimento interno escurecido e capas dos retrovisores pintados em cinza fosco. Além disso, a grade dianteira tem acabamento diferente e o logo da versão aparece nas laterais.
No mesmo ano, outra edição limitada, o Fiat Mobi Velocity, desta vez vendida apenas nas cores vermelho ou branco, e baseada na Drive 1.0 com um monte de acessórios Mopar. As rodas de liga leve aro 14 polegadas são na cor grafite e teto, spoiler traseiro e carcaças dos retrovisores externos são pintados em preto.
Em equipamentos, vem com faróis de neblina, vidros traseiros elétricos e câmera (imagens no espelho) e sensores de ré, mas deve o sistema de som. Apesar do nome Velocity, o motor é o 1.0 Firefly.
8 - Aventureiro definitivo na linha 2021
A linha 2021 do Fiat Mobi trouxe uma versão aventureira no lugar da Way: a Trekking. Tem vários apliques aventureiros e diferenciados, como teto pintado em preto e com barras longitudinais, molduras nos para-lamas, adesivos no capô, na traseira e nas laterais, calotas escurecidas, capas dos retrovisores em preto brilhante, faixas laterais e maçanetas pintadas na cor do veículo.
Dentro, revestimento exclusivo dos bancos, com costuras laranjas. O vão livre do solo do Fiat Mobi Trekking é de 19cm, com ângulo de ataque de 24 graus. A linha 2021 do hatch da Fiat ainda passou a ter como opcional a central Uconnect, com tela de sete polegadas. E na linha 2023, passou a ser equipado com controles de estabilidade e de tração de série.
9 – Confira alguns preços de peças de manutenção
O Fiat Mobi tem a maioria das peças com preços baixos, que seguem a proposta do carro “popular”. Com exceção do para-choque traseiro, os componentes têm custos competitivos.
Confira os preços de algumas peças do Fiat Mobi 2021:
- Jogo de pastilhas de freio dianteiro: de R$ 75 a R$ 140
- Kit com quatro velas de ignição: de R$ 90 a R$ 150
- Kit óleo (três litros 5W30 + filtro): de R$ 150 a R$ 250
- Bomba de combustível: de R$ 340 a R$ 550
- Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 220 a R$ 480
- Farol dianteiro: de R$ 380 a R$ 600
- Para-choque traseiro: de R$ 2 mil a R$ 2.800
Já as revisões não são tão baratas para o segmento de hatches de entrada.
Revisões preço fixo Fiat Mobi Like 2021:
- 10.000 km: R$ 488
- 20.000 km: R$ 632
- 30.000 km: R$ 996
- 40.000 km: R$ 844
- 50.000 km: R$ 668
- 60.000 km: R$ 2.068
- Total: R$ 5.696
10 – Quais são os principais problemas do Fiat Mobi?
Em grupos com donos do modelo e também no site “Reclame Aqui” há muitas queixas relacionadas a problemas no módulo dos freios e também no sistema de injeção do Fiat Mobi. Faróis queimados precocemente e casos de infiltração na cabine também são recorrentes no rol de reclamações do subcompacto da Fiat.
- Fora a quantidade de recalls para um carro com menos de sete anos. Relembre:
- Troca do interruptor da luz do freio – 2016 a 2020
- Troca da bobina de ignição – 2016 e 2017
- Atualização da chave de setas – 2016 a 2018
- Troca da caixa de marchas – 2017
- Substituição do sensor de troca de marchas – 2018
- Troca dos relés dos sistemas de injeção e ignição – 2018 e 2019
- Troca do eixo da coluna de direção – 2018 e 2019
- Troca dos retrovisores – 2020
- Troca dos batentes das portas traseiras – 2021
O VRUM testou o Fiat Mobi Trekking 1.0 Fire. Confira!
https://youtu.be/Brt1OTEkZHc
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas