Se hoje tem SUV de tudo quanto é jeito e para todos os gostos e bolsos, os méritos vão para o Ford EcoSport. Foi o modelo, lá em 2003, que mostrou que utilitário-esportivo podia ser feito para ser usado só na cidade. Deu certo, o carro teve uma segunda geração e, em 2018, ainda ganhou uma reestilização e versões interessantes.
Mesmo com o fim das atividades industriais da Ford no país, em 2021, o EcoSport ainda é uma pedida entre os usados. Justamente por manter sua proposta urbana e por usar uma base de carro de passeio.
Confira agora 10 fatos importantes sobre o Ford EcoSport 2018.
1 – A trajetória de um modelo de sucesso
A segunda geração do Ford EcoSport foi lançada em julho de 2012, nove anos após a estreia do primeiro modelo. O SUV da Ford manteve a essência de ter como base o Fiesta, mas já em cima da terceira geração brasileira do hatch compacto.
Esse Ford EcoSport começou com os conhecidos motores 1.6 16V Sigma, de 115cv (e)/110cv (g), e 2.0 16V Duratec, de 147cv (e)/141cv (g). No fim daquele mesmo ano, passou a disponibilizar a transmissão automatizada Powershift, que deve ser evitada devido aos vários problemas apresentados.
Em 2015, as variantes automatizadas com o motor 1.6 16V tiveram a potência elevada para 131cv (e)/126cv (g). Porém, cabe à linha 2018 do Ford EcoSport trazer mudanças significativas, tanto visuais, mas, principalmente, nos conjuntos mecânicos, como veremos a seguir.
Depois de 2018, o Ford EcoSport ainda ganhou boas e novas versões. Teve até série limitada em 2019, em homenagem aos 100 anos da Ford. Em janeiro de 2021, porém, o SUV deixou de ser produzido em Camaçari (BA), após decisão da fabricante de encerrar suas operações industriais no país.
2 - Linha 2018 do Ford EcoSport
A linha 2018 foi meio que um divisor de águas para a segunda geração do Ford EcoSport. O SUV compacto passou por um discreto facelift, mas teve a cabine bastante renovada – felizmente.
Outro grande ganho se deu na mecânica. Entraram em cena o novo motor 1.5 12V três cilindros da linha Dragon e o 2.0 litros passou a oferecer injeção direta. Além do aumento de potência, os dois propulsores representaram maior eficiência para a linha EcoSport.
3 - Upgrade no acabamento interno
O acabamento do Ford EcoSport sempre foi alvo de críticas. Muito devido aos anos iniciais da primeira geração, com materiais de baixa qualidade, abuso de plástico rígido e falhas nada discretas nos fechamentos das peças. Mesmo a segunda fase do SUV deixava a desejar.
Na linha 2018, a Ford resolveu dar um belo banho de loja no interior do EcoSport. Os materiais dos revestimentos do painel e portas ficaram mais agradáveis ao toque e o quadro de instrumentos passou a ter iluminação azul.
De quebra, o Ford EcoSport também recebeu novos bancos e volante, este revestido em couro. Não virou uma referência em acabamento interno, ainda aparenta peças mal acertadas e rebarbas, mas a melhora foi considerável.
4 – Desempenho com os dois motores
A Ford sempre teve tradição de bons motores no Brasil. O 1.5 Dragon, que estreou nos últimos anos de existência do Ford EcoSport, só veio corroborar isso. O três-cilindros 12 válvulas gera 137cv (e)/130cv (g) e empresta boa força nas arrancadas, baixo nível de vibração e rodar mais suave que o Sigma.
Ainda no embalo da linha 2018, o propulsor 2.0 Duratec recebeu aprimoramentos e injeção direta. Desta forma, o Ford EcoSport mais potente passou a dispor de 176cv (e)/170cv (g) de potência e bastante disposição em baixos e médios giros.
De quebra, ambos os conjuntos receberam o novo câmbio automático de seis marchas 6F15, bem melhor que o aposentado e problemático Powershift. Proporciona mudanças ágeis e garante a boa evolução do SUV, em especial na estrada.
5 – E como é o consumo de combustível do EcoSport?
Só não espere um consumo muito moderado do Ford EcoSport, principalmente das versões com o motor mais potente. Confira as médias aferidas pelo Inmetro na tabela 2018 do programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) – em km/l.
Ford EcoSport 2018 – 1.5 MT
- Etanol cidade: 8,3km/l
- Etanol estrada: 9,0km/l
- Gasolina cidade: 11,6km/l
- Gasolina estrada: 13,1km/l
- Nota categoria: B
- Nota geral: B
Ford EcoSport 2018 – 1.5 AT
- Etanol cidade: 7,1km/l
- Etanol estrada: 8,6km/l
- Gasolina cidade: 10,3km/l
- Gasolina estrada: 12,6km/l
- Nota categoria: C
- Nota geral: C
Ford EcoSport 2018 – 2.0 AT
- Etanol cidade: 6,1km/l
- Etanol estrada: 8,3km/l
- Gasolina cidade: 8,8km/l
- Gasolina estrada: 12km/l
- Nota categoria: E
- Nota geral: C
Ford EcoSport 2018 - 2.0 AT 4WD
- Etanol cidade: 6km/l
- Etanol estrada: 8km/l
- Gasolina cidade: 8,5km/l
- Gasolina estrada: 11,4km/l
- Nota categoria: E
- Nota geral: C
6 - Conforto e espaço no SUV compacto
O Ford EcoSport até tem bom acerto de suspensão, que preserva o habitáculo de sacolejos, apesar da altura elevada do solo (20cm). Também oferece uma cabine bem pensada e ergonômica, com posição alta de dirigir.
Só que o espaço não é – nem nunca foi – o forte do SUV. Lembre-se que o modelo é baseado no New Fiesta, um hatch compacto com dimensões enxutas. Os 2,51m de distância entre-eixos não ajudam e o ambiente no banco traseiro é indicado para adultos de estatura mediana.
Ao mesmo tempo, o porta-malas ficou mais generoso na segunda geração, com 356 litros e espaço razoável para malas médias. O isolamento acústico, porém, deixa a desejar.
7 - Versão legal do Ford EcoSport 2018: Freestyle
A versão FreeStyle sempre foi uma das versões mais vendidas do Ford EcoSport, justamente pela relação custo/benefício, que se replica no mercado de usados. Porém, opte pelos carros ano 2017 modelo 2018. Isso porque a configuração ainda tinha sete airbags – perdeu os laterais, de cabeça e do joelho do motorista em 2018.
Mesmo assim, o Ford EcoSport Freestyle traz itens interessantes. Na segurança, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera e sensor de ré, Isofix, monitoramento dos pneus e chamada automática de emergência em caso de acidentes. Sensor de ponto cego e de tráfego cruzado surgiram no fim da linha 2018.
Ar-condicionado automático, trio elétrico, direção elétrica, ajustes de altura e de distância do volante multifuncional e chave tipo canivete com controle remoto fazem parte dos equipamentos de conforto. A central multimídia Sync tem tela de oito polegadas, entradas USB e GPS nativo. Por fora, luzes diurnas em LED e rodas aro 16 polegadas.
A Freestyle usa o motor 1.5 12V Dragon. Com câmbio manual, os preços do modelo 2017/2018 nos principais sites de venda de carros paira entre R$ 70 mil e R$ 77 mil. Com transmissão automática, vai de R$ 75 mil a R$ 80 mil.
8 - Versão “underground”: EcoSport Storm 2018
Em abril de 2018, o Ford EcoSport estreou uma de suas opções mais legais. A Storm passou a ser a configuração topo de linha do utilitário-esportivo pequeno e, posteriormente, a única com o motor 2.0 16V. Também foi a solitária versão com tração integral sob demanda.
O conjunto mecânico garante uma disposição para aventuras limitadas no off-road, mas também cobra o preço no posto de combustível. Como visto anteriormente, com 2.0, caixa automática e 4x4, o Ford EcoSport Storm tem a pior média de consumo de toda a linha, seja com etanol ou com gasolina.
Compensa no design. Tem acabamento escurecido na grade, que traz o nome da versão gravado em relevo. O tom meio “grafite” também está nas molduras dos para-lamas, estas bem mais generosas que nas demais versões. No capô e nas portas, adesivos na mesma cor.
Além dos sete airbags e dos mesmos itens da Freestyle, a versão Storm traz equipamentos como faróis de xênon, teto solar, chave presencial com botão de partida do motor, bancos revestidos em couro e sistema de som Sony, com nove alto-falantes.
Nos principais portais de compra e venda de veículos, o Ford EcoSport Storm 2018/19 é negociado por preços entre R$ 82 mil e R$ 92 mil.
Há quatro anos, o VRUM testou o Ford EcoSport Storm 2.0. Confira!
9 – Uma ideia sobre os preços de manutenção
A Ford mantém os pacotes de revisão dos seus modelos nas concessionárias, mesmo para carros que saíram de linha ou que passaram da garantia – no caso do EcoSport, até três anos ou 60 mil quilômetros.
Consideramos os preços com valor fixo da montadora a partir dos 50 mil quilômetros para um Ford EcoSport ano 2018, com base em São Paulo e válidos para as três motorizações:
- 50.000 km: R$ 942 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor;
- 60.000 km: R$ 1.262 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação;
- 70.000 km: R$ 942 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor;
- 80.000 km: R$ 1.494 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação, elemento do filtro de ar, vela de ignição.
Ao mesmo tempo, o SUV da Ford tem componentes com preços “normais”. Confira valores médios de algumas peças do Ford EcoSport 2018 com motor 1.5:
- Jogo de pastilhas de freio dianteiro: de R$ 110 a R$ 135
- Kit com três velas de ignição: de R$ 70 a R$ 120
- Kit óleo (4 litros 5W20 + filtro): de R$ 200 a R$ 300
- Bomba de combustível: de R$ 750 a R$ 900
- Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 550 a R$ 780
- Farol dianteiro: de R$ 1.000 a R$ 1.800 (Freestyle)
- Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 800 (Freestyle)
10 – Confira os principais problemas do EcoSport
O Ford EcoSport tem problemas comuns como seus rivais. Se você está de olho em algum SUV do ano de 2018, fique esperto em relação à transmissão automática 6F15 – lembre-se que a transmissão Powershift motivou até recall. Se estiver dando sinais de engasgos e apresentar trepidação excessiva na alavanca, tenha cuidado.
O crossover compacto da Ford também traz relatos de desgaste precoce dos freios (disco e pastilhas) e de problemas na bomba de óleo.
E confira também os recalls do SUV compacto:
- substituição do trinco da fechadura das portas e da tampa do porta-malas em unidades produzidas em 2013 e 2014
- verificação e eventual troca dos pneus dianteiros, traseiros e sobressalente em SUVs fabricados em 2014
- troca dos fechos dos cintos de segurança dianteiros e traseiros em modelos ano 2016 e 2017
- atualização do software do módulo de controle do motor 1.5 em Ford EcoSport feitos em 2018 e 2019
- verificação e substituição da estrutura do encosto dos bancos dianteiros de carros produzidos em 2019 e 2020
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