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Ford EcoSport 2018: 10 detalhes para saber antes de comprar

Segunda geração do SUV que revolucionou o mercado brasileiro manteve pegada urbana e é boa opção entre os usados

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Ford EcoSport 4WD, modelo 2012, da segunda geração
Ford EcoSport 4WD, modelo 2012, da segunda geração Foto: Ford EcoSport 4WD, modelo 2012, da segunda geração

Se hoje tem SUV de tudo quanto é jeito e para todos os gostos e bolsos, os méritos vão para o Ford EcoSport. Foi o modelo, lá em 2003, que mostrou que utilitário-esportivo podia ser feito para ser usado só na cidade. Deu certo, o carro teve uma segunda geração e, em 2018, ainda ganhou uma reestilização e versões interessantes.

Mesmo com o fim das atividades industriais da Ford no país, em 2021, o EcoSport ainda é uma pedida entre os usados. Justamente por manter sua proposta urbana e por usar uma base de carro de passeio.

Confira agora 10 fatos importantes sobre o Ford EcoSport 2018.

Ford EcoSport Freestyle 1.6 modelo 2015 branco de frente em movimento no asfalto
A versão Freestyle no modelo 2015, com motor 1.6 e câmbio automático

1 – A trajetória de um modelo de sucesso

A segunda geração do Ford EcoSport foi lançada em julho de 2012, nove anos após a estreia do primeiro modelo. O SUV da Ford manteve a essência de ter como base o Fiesta, mas já em cima da terceira geração brasileira do hatch compacto.

Esse Ford EcoSport começou com os conhecidos motores 1.6 16V Sigma, de 115cv (e)/110cv (g), e 2.0 16V Duratec, de 147cv (e)/141cv (g). No fim daquele mesmo ano, passou a disponibilizar a transmissão automatizada Powershift, que deve ser evitada devido aos vários problemas apresentados.

Em 2015, as variantes automatizadas com o motor 1.6 16V tiveram a potência elevada para 131cv (e)/126cv (g). Porém, cabe à linha 2018 do Ford EcoSport trazer mudanças significativas, tanto visuais, mas, principalmente, nos conjuntos mecânicos, como veremos a seguir.

Depois de 2018, o Ford EcoSport ainda ganhou boas e novas versões. Teve até série limitada em 2019, em homenagem aos 100 anos da Ford. Em janeiro de 2021, porém, o SUV deixou de ser produzido em Camaçari (BA), após decisão da fabricante de encerrar suas operações industriais no país.

Ford EcoSport Storm modelo 2018 marrom de frente em movimento no asfalto
EcoSport Storm, na linha 2018, que passou por discreto facelift

2 - Linha 2018 do Ford EcoSport

A linha 2018 foi meio que um divisor de águas para a segunda geração do Ford EcoSport. O SUV compacto passou por um discreto facelift, mas teve a cabine bastante renovada – felizmente.

Outro grande ganho se deu na mecânica. Entraram em cena o novo motor 1.5 12V três cilindros da linha Dragon e o 2.0 litros passou a oferecer injeção direta. Além do aumento de potência, os dois propulsores representaram maior eficiência para a linha EcoSport.

3 - Upgrade no acabamento interno

O acabamento do Ford EcoSport sempre foi alvo de críticas. Muito devido aos anos iniciais da primeira geração, com materiais de baixa qualidade, abuso de plástico rígido e falhas nada discretas nos fechamentos das peças. Mesmo a segunda fase do SUV deixava a desejar.

Na linha 2018, a Ford resolveu dar um belo banho de loja no interior do EcoSport. Os materiais dos revestimentos do painel e portas ficaram mais agradáveis ao toque e o quadro de instrumentos passou a ter iluminação azul.

De quebra, o Ford EcoSport também recebeu novos bancos e volante, este revestido em couro. Não virou uma referência em acabamento interno, ainda aparenta peças mal acertadas e rebarbas, mas a melhora foi considerável.

4 – Desempenho com os dois motores

A Ford sempre teve tradição de bons motores no Brasil. O 1.5 Dragon, que estreou nos últimos anos de existência do Ford EcoSport, só veio corroborar isso. O três-cilindros 12 válvulas gera 137cv (e)/130cv (g) e empresta boa força nas arrancadas, baixo nível de vibração e rodar mais suave que o Sigma.

Ainda no embalo da linha 2018, o propulsor 2.0 Duratec recebeu aprimoramentos e injeção direta. Desta forma, o Ford EcoSport mais potente passou a dispor de 176cv (e)/170cv (g) de potência e bastante disposição em baixos e médios giros.

De quebra, ambos os conjuntos receberam o novo câmbio automático de seis marchas 6F15, bem melhor que o aposentado e problemático Powershift. Proporciona mudanças ágeis e garante a boa evolução do SUV, em especial na estrada.

Ford EcoSport Storm modelo 2018 marrom cofre do motor
O motor 2.0 Duratec tem injeção direta e 176cv (e)/170cv (g) de potência

5 – E como é o consumo de combustível do EcoSport?

Só não espere um consumo muito moderado do Ford EcoSport, principalmente das versões com o motor mais potente. Confira as médias aferidas pelo Inmetro na tabela 2018 do programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) – em km/l.

Ford EcoSport 2018 – 1.5 MT

  • Etanol cidade: 8,3km/l
  • Etanol estrada: 9,0km/l
  • Gasolina cidade: 11,6km/l
  • Gasolina estrada: 13,1km/l
  • Nota categoria: B
  • Nota geral: B

Ford EcoSport 2018 – 1.5 AT

  • Etanol cidade: 7,1km/l
  • Etanol estrada: 8,6km/l
  • Gasolina cidade: 10,3km/l
  • Gasolina estrada: 12,6km/l
  • Nota categoria: C
  • Nota geral: C

Ford EcoSport 2018 – 2.0 AT

  • Etanol cidade: 6,1km/l
  • Etanol estrada: 8,3km/l
  • Gasolina cidade: 8,8km/l
  • Gasolina estrada: 12km/l
  • Nota categoria: E
  • Nota geral: C

Ford EcoSport 2018 - 2.0 AT 4WD

  • Etanol cidade: 6km/l
  • Etanol estrada: 8km/l
  • Gasolina cidade: 8,5km/l
  • Gasolina estrada: 11,4km/l
  • Nota categoria: E
  • Nota geral: C

Ford EcoSport Storm modelo 2018 marrom de lateral estático no calçamento
Com apenas 2,51m de distância entre-eixos, espaço interno é um dos pontos fracos do SUV compacto

6 - Conforto e espaço no SUV compacto

O Ford EcoSport até tem bom acerto de suspensão, que preserva o habitáculo de sacolejos, apesar da altura elevada do solo (20cm). Também oferece uma cabine bem pensada e ergonômica, com posição alta de dirigir.

Só que o espaço não é – nem nunca foi – o forte do SUV. Lembre-se que o modelo é baseado no New Fiesta, um hatch compacto com dimensões enxutas. Os 2,51m de distância entre-eixos não ajudam e o ambiente no banco traseiro é indicado para adultos de estatura mediana.

Ao mesmo tempo, o porta-malas ficou mais generoso na segunda geração, com 356 litros e espaço razoável para malas médias. O isolamento acústico, porém, deixa a desejar.

7 - Versão legal do Ford EcoSport 2018: Freestyle

A versão FreeStyle sempre foi uma das versões mais vendidas do Ford EcoSport, justamente pela relação custo/benefício, que se replica no mercado de usados. Porém, opte pelos carros ano 2017 modelo 2018. Isso porque a configuração ainda tinha sete airbags – perdeu os laterais, de cabeça e do joelho do motorista em 2018.

Mesmo assim, o Ford EcoSport Freestyle traz itens interessantes. Na segurança, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera e sensor de ré, Isofix, monitoramento dos pneus e chamada automática de emergência em caso de acidentes. Sensor de ponto cego e de tráfego cruzado surgiram no fim da linha 2018.

Ar-condicionado automático, trio elétrico, direção elétrica, ajustes de altura e de distância do volante multifuncional e chave tipo canivete com controle remoto fazem parte dos equipamentos de conforto. A central multimídia Sync tem tela de oito polegadas, entradas USB e GPS nativo. Por fora, luzes diurnas em LED e rodas aro 16 polegadas.

A Freestyle usa o motor 1.5 12V Dragon. Com câmbio manual, os preços do modelo 2017/2018 nos principais sites de venda de carros paira entre R$ 70 mil e R$ 77 mil. Com transmissão automática, vai de R$ 75 mil a R$ 80 mil.

Ford EcoSport Storm modelo 2018 marrom de traseira estático no calçamento
A versão Storm passou a ser a topo de linha do modelo 2018

8 - Versão “underground”: EcoSport Storm 2018

Em abril de 2018, o Ford EcoSport estreou uma de suas opções mais legais. A Storm passou a ser a configuração topo de linha do utilitário-esportivo pequeno e, posteriormente, a única com o motor 2.0 16V. Também foi a solitária versão com tração integral sob demanda.

O conjunto mecânico garante uma disposição para aventuras limitadas no off-road, mas também cobra o preço no posto de combustível. Como visto anteriormente, com 2.0, caixa automática e 4x4, o Ford EcoSport Storm tem a pior média de consumo de toda a linha, seja com etanol ou com gasolina.

Compensa no design. Tem acabamento escurecido na grade, que traz o nome da versão gravado em relevo. O tom meio “grafite” também está nas molduras dos para-lamas, estas bem mais generosas que nas demais versões. No capô e nas portas, adesivos na mesma cor.

Além dos sete airbags e dos mesmos itens da Freestyle, a versão Storm traz equipamentos como faróis de xênon, teto solar, chave presencial com botão de partida do motor, bancos revestidos em couro e sistema de som Sony, com nove alto-falantes.

Nos principais portais de compra e venda de veículos, o Ford EcoSport Storm 2018/19 é negociado por preços entre R$ 82 mil e R$ 92 mil.

Há quatro anos, o VRUM testou o Ford EcoSport Storm 2.0. Confira!

https://youtu.be/u-ObgGxAj-Q

9 – Uma ideia sobre os preços de manutenção

A Ford mantém os pacotes de revisão dos seus modelos nas concessionárias, mesmo para carros que saíram de linha ou que passaram da garantia – no caso do EcoSport, até três anos ou 60 mil quilômetros.

Consideramos os preços com valor fixo da montadora a partir dos 50 mil quilômetros para um Ford EcoSport ano 2018, com base em São Paulo e válidos para as três motorizações:

  • 50.000 km: R$ 942 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor;
  • 60.000 km: R$ 1.262 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação;
  • 70.000 km: R$ 942 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor;
  • 80.000 km: R$ 1.494 – Óleo do motor, filtro de combustível, filtro de óleo do motor, elemento filtro de pólen da caixa de ventilação, elemento do filtro de ar, vela de ignição.

Ao mesmo tempo, o SUV da Ford tem componentes com preços “normais”. Confira valores médios de algumas peças do Ford EcoSport 2018 com motor 1.5:

  • Jogo de pastilhas de freio dianteiro: de R$ 110 a R$ 135
  • Kit com três velas de ignição: de R$ 70 a R$ 120
  • Kit óleo (4 litros 5W20 + filtro): de R$ 200 a R$ 300
  • Bomba de combustível: de R$ 750 a R$ 900
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 550 a R$ 780
  • Farol dianteiro: de R$ 1.000 a R$ 1.800 (Freestyle)
  • Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 800 (Freestyle)

Ford EcoSport 4WD modelo 2012 vermelho interior câmbio automático Powershift no estúdio
Quem procura o EcoSport usado deve evitar as versões com o câmbio Powershift

10 – Confira os principais problemas do EcoSport

O Ford EcoSport tem problemas comuns como seus rivais. Se você está de olho em algum SUV do ano de 2018, fique esperto em relação à transmissão automática 6F15 – lembre-se que a transmissão Powershift motivou até recall. Se estiver dando sinais de engasgos e apresentar trepidação excessiva na alavanca, tenha cuidado.

O crossover compacto da Ford também traz relatos de desgaste precoce dos freios (disco e pastilhas) e de problemas na bomba de óleo.

E confira também os recalls do SUV compacto:

  • substituição do trinco da fechadura das portas e da tampa do porta-malas em unidades produzidas em 2013 e 2014
  • verificação e eventual troca dos pneus dianteiros, traseiros e sobressalente em SUVs fabricados em 2014
  • troca dos fechos dos cintos de segurança dianteiros e traseiros em modelos ano 2016 e 2017
  • atualização do software do módulo de controle do motor 1.5 em Ford EcoSport feitos em 2018 e 2019
  • verificação e substituição da estrutura do encosto dos bancos dianteiros de carros produzidos em 2019 e 2020

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas