Carros compactos são sempre boas opções para o trânsito nas cidades. Mesmo um usado com muitos anos de vida. O Ford New Fiesta de sexta geração, a última da história do hatch global da marca estadunidense, é um bom exemplo.
Não se importe com o fato de a Ford ter encerrado suas atividades industriais no Brasil em 2021. O Fiesta vendeu bem, é um carro com boa reputação e, por isso mesmo, bem aceito no mercado de carros usados.
Ainda mais depois que a Ford começou a produzir o New Fiesta no Brasil, na linha 2014. Vamos falar desta fase do hatch compacto e mostrar pros e contras do modelo. Veja 10 fatos sobre o Ford New Fiesta.
1 – A trajetória do modelo compacto no Brasil
O Ford Fiesta começou importado no Brasil em sua terceira geração, vinda da Espanha, em 1995. A quarta fase foi a primeira fabricada no país, no ano seguinte. E, em 2002, o hatch de quinta geração começou a ser produzido em Camaçari (BA), no início do Projeto Amazon, que deu origem ao EcoSport.
Foi em 2011 que o Ford New Fiesta começou sua história no Brasil. A sexta e derradeira fase do hatch inicialmente foi importada do México.
Passaram-se dois anos e o New Fiesta passou a ser feito na unidade da Ford de São Bernardo do Campo (SP), já como linha 2014. Manteve o motor Sigma 1.6 16V do exemplar mexicano e estreou o 1.5 16V nas versões mais baratas – esse propulsor só durou dois anos.
Dois anos foi também o tempo de vida da versão turbo. Além dela, o Ford New Fiesta teve diferentes configurações e opção de câmbios automático e automatizado (o “famoso” Powershift com seis marchas e dupla embreagem).
O New Fiesta foi reestilizado em 2017 e parou de ser feito em 2019, quando a Ford deixou claro suas novas diretrizes de só focar em SUVs, picapes e elétricos. A unidade do ABC Paulista foi fechada e dois anos depois a marca encerrou sua produção também na Bahia. Ao todo, foram quase 2 milhões de unidades do hatch compacto vendidos no país em 25 anos.
2 – O que sabemos sobre o desempenho do Ford New Fiesta?
O New Fiesta foi o primeiro Ford a usar o motor da família Sigma. O 1.6 16V começou com 115cv (etanol)/110cv (gasolina) de potência e se destacava por usar peças de menor atrito e promessa de mais eficiência. De fato, o rodar é bem mais suave que com os Zetec Rocam.
Porém, apesar das arrancadas competentes, falta um pouco de ímpeto nas retomadas. Resultado: é preciso chamar as marchas em situações de ultrapassagem ou naquela ladeira mais chata.
Mas, no geral, é um motor mais que suficiente para a cidade e que não vai te irritar na estrada. Ainda mais depois da linha 2014, quando o Ford New Fiesta brasileiro passou a gerar bons 130cv (e)/125cv (g) e 16kgfm (e)/15,4kgfm (g).
Com o 1.6 16V mais potente a partir da gama 2014, o Ford New Fiesta acelera até 100km/h na casa dos 12 segundos. Já o consumo na cidade fica em 8km/l com etanol e em 10km/l, com gasolina.
O motor 1.5, obviamente, deixa o compacto mais comportado. O motor também estreou no Ford New Fiesta brasileiro 2013/2014. São 111cv (e)/107cv (g) e 15kgfm (e)/14,8kgfm (g) de torque, o que o tornam um competente carro citadino.
Com este motor, são necessários mais de 12 segundos para chegar aos 100km/h, mas o consumo urbano com etanol é pior que no 1.6, por volta dos 7,5km/l de média. Já com gasolina, é melhor: 10,7km/l.
3 - Virou compacto premium…
O hatch logo foi alçado ao subsegmento dos compactos premium. Modelos pequenos que entregavam um pouco mais de equipamentos, acabamento superior e, geralmente, motores que fugiam dos 1.0.
Desta forma, o Ford New Fiesta passou a disputar espaço com modelos como Volkswagen Polo, Fiat Punto, Chevrolet Sonic e Peugeot 208.
4 - …com espaço de Ka
Só que o New Fiesta usava a plataforma B da Ford. A mesma base do novo Ka, que passou a ser o modelo de entrada da marca estadunidense no Brasil a partir de 2014, quando começou a ser feito em Camaçari (BA).
Os dois modelos têm a mesma distância entre-eixos de 2,48m e o espaço interno na cabine do Ford New Fiesta oferece um pouco mais de sobra para os ombros. O porta-malas de 281 também é pouca coisa maior.
5 - Nossa dica sobre a melhor opção de compra
Uma boa opção de compra é o Ford New Fiesta 2014 na versão Titanium. O modelo usa o motor 1.6 16V e tem preços entre R$ 42 mil e R$ 50 mil – dê preferência às configurações com câmbio manual de cinco marchas.
A Titanium era uma das mais equipadas. Entre os itens, destaque para seis airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, sensor de ré, Isofix, retrovisor eletrocrômico, ar-condicionado automático, trio, bancos revestidos em couro e som com CD Player, entrada USB e Bluetooth.
6 – Modelo teve versão Sport
Além da nossa dica de Ford New Fiesta 2014, outras versões merecem atenção. Uma delas é a Sport, bolada em 2015 para tentar atrair um consumidor mais jovem para a linha compacta.
Baseado na configuração SE, o Ford New Fiesta Sport tem apelo justamente no design. Entre os diferenciais, faróis com lentes escurecidas, spoiler traseiro e grade dianteira e capas dos retrovisores com acabamento preto brilhante.
Destaque ainda para as rodas de liga leve escurecidas de aro 16 polegadas. O motor é sempre o 1.6 16V de até 130cv em conjunto com câmbio manual de cinco marchas.
7 - Motor turbo romeno
Mais esportiva na alma foi a variante turbinada do Ford New Fiesta. A variante, lançada em 2016, usa motor 1.6 Ecoboost a gasolina, então importado da Romênia.
São 125cv de potência e 17,3kgfm a 1.400rpm. Não se engane pelos números, já que o propulsor entrega mais força em baixos giros e permite um 0 a 100km/h em 9,6 segundos.
O turbo equipou apenas a versão Titanium Plus, opção topo de linha do compacto da Ford. Entre os itens de série, sete airbags, ESC, ar-condicionado automático, chave presencial com partida do motor por botão, bancos revestidos em couro, rodas de liga leve aro 16 polegadas e controle de cruzeiro.
8 – Uma ideia sobre os preços de manutenção do Ford New Fiesta
Como dito, o New Fiesta vendeu bem e usa motores e componentes que fizeram parte de vários modelos Ford. Confira agora os preços de algumas peças do Ford New Fiesta 2014 com motor 1.6 e câmbio manual:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 140
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 80 a R$ 110
- Bomba de combustível: de R$ 220 a R$ 380
- Kit troca de óleo (4 litros 5w20 + filtro): de R$ 180 a R$ 290
- Amortecedor traseiro: de R$ 200 a R$ 380
- Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 750
- Farol direito: de R$ 400 a R$ 660
9 - Principais problemas no hatch compacto
As queixas mais recorrentes quanto ao Ford New Fiesta dizem respeito, principalmente, à suspensão e acabamento interno. Proprietários reclamam muito de vazamento precoce dos amortecedores e de um chiado constante na cabine devido às peças plásticas, que seriam de qualidade inferior.
Para as versões com o problemático câmbio Powershift, as queixas também são recorrentes.
10 – As campanhas de recall do Ford New Fiesta
O modelo da Ford passou por algumas campanhas de recall, sendo a primeira para a atualização do módulo do airbag em unidades feitas entre 2009 e 2012. Depois, para a troca da fechadura da tampa do porta-malas em modelos 2011; substituição da válvula e do tubo do hidrovácuo de unidades do Ford New Fiesta fabricados de 2012 a 2014; e, por último, troca do trinco da fechadura em modelos de 2010 a 2013.
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