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Honda Accord 2008: 10 motivos para quem quer um usado

Sedan médio-grande alia a confiança da marca japonesa com mais espaço interno e dose extra de conforto

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Sedan médio-grande tem dimensões avantajadas e estilo sóbrio
Sedan médio-grande tem dimensões avantajadas e estilo sóbrio Foto: Sedan médio-grande tem dimensões avantajadas e estilo sóbrio

A Honda é quase uma religião com seguidores fiéis. Não importa o carro, se tem o H na grade dianteira já é sinônimo de confiabilidade mecânica e valorização como usado. Imagine quando se trata de um carro da marca japonesa de uma categoria mais requintada, como o Honda Accord?

Vamos focar na oitava geração global do três-volumes, a quinta vendida no Brasil. Lançado em 2008, esse Honda Accord trouxe novo motor, tecnologias e equipamentos. Passou por uma reestilização e durou até 2013, quando deu lugar à nona fase. Veja agora 10 fatos sobre o Honda Accord 2008.

honda accord ex v6 modelo 2008 preto de lateral estatico no asfalto
São 4,93m de comprimento e 2,80m de distância entre-eixos

1 – Trajetória do sedan médio-grande da marca japonesa

A oitava geração do Honda Accord desembarcou aqui em 2008 em duas versões de acabamento, cada qual com seu motor. Um deles foi o então inédito V6, sobre o qual falaremos adiante e que equipava a opção topo de linha EX.

Já a configuração de entrada LX manteve o 2.0, só que com potência aumentada. A variante mais barata foi descontinuada no início de 2011. Naquele mesmo ano, o Honda Accord passou por reestilização.

O sedan competia diretamente com rivais ancestrais, como o Toyota Camry. E com novatos, como o Ford Fusion, que vinha do México, e o fenômeno Hyundai Azera, ambos com relação custo/benefício muito melhor. Esta oitava geração do Honda Accord foi vendida no Brasil de 2008 a 2013.

2 - Mudança de nacionalidade do modelo

Em 2008, a Honda inverteu suas operações envolvendo o Accord no Brasil. O sedan médio-grande, que era importado do México, passou a vir do Japão. Com isso, a montadora liberou cota para trazer do país latino-americano o CR-V com preço mais competitivo – que, até então, vinha da Ásia.

A estratégia deu certo para o SUV médio, que passou a vender a rodo em uma época em que o segmento de crossovers crescia mais nas categorias maiores. Já o Honda Accord, a partir de 2008, perdeu um pouco de competitividade, mas continuou com uma presença significativa no segmento – e à frente do rival Camry em vendas.

honda accord ex v6 modelo 2008 preto de traseira estatico no asfalto
Traseira do sedan tem balanço maior e lanternas discretas

3 – Como é o desempenho do Honda Accord?

O motor Honda 2.0 16V nesta geração do Accord, lançada em 2008, ganhou melhorias. O quatro-cilindros i-VTEC ficou 6cv mais potente para gerar totais 156cv a 6.300rpm e 19,3kgfm de torque máximo a 4.300rpm.

O comportamento é de um típico Honda de categoria superior. As acelerações são graduais, porém, competentes, e o câmbio automático de cinco marchas entrega desempenho mais interessante que os CVTs de outrora. Na estrada, o modelo deslancha sem dificuldades.

4 - Mas tem o V6 também...

Para quem prefere um wasabi nesse tofu confortável, tem a opção mais apimentada. Em 2008, o oitavo Honda Accord manteve uma versão V6, mas trocou o 3.0 pelo 3.5 litros, mais girador. São 278cv a 6.200rpm (38cv a mais) e torque máximo de 34,6kgfm a 5.000rpm.

O motor sobra no sedan médio-grande. As respostas ao pedal do acelerador ficam mais sensíveis e ágeis, e as arrancadas até lembram (discretamente) as de um carro alemão. Em avaliações feitas pela mídia especializada em 2008, o Honda Accord cumpriu o 0 a 100km/h em menos de 7 segundos.

honda accord ex v6 modelo 2008 preto cofre do motor 3.5 i vtec estatico no asfalto
Motor 3.5 litros V6 gera 278cv de potência e 34,6kgfm de torque

5 - Para conter a sede de combustível

Uma das novidades do Honda Accord V6 em 2008 foi o VCM2, sigla para Variable Cylinder Management, algo como gerenciamento variável dos cilindros, o sistema identifica a “demanda do motorista”.

Conforme a força no pedal, a velocidade e as rotações, o VCM pode desativar cilindros, Desta forma, o motor do sedan opera com três, quatro ou todos os cilindros. Tudo em prol da melhor economia de combustível. Mesmo assim, o consumo urbano de gasolina fica na casa dos 8km/l, e chega a 12km/l na estrada.

6 – Um sedan médio-grande que não economiza em conforto

É o grande destaque do Honda Accord 2008. O carro cresceu e tem 4,93 metros de um para-choque a outro – 12cm a mais. A marca também esticou a distância entre-eixos, com 2,80m, 7cm adicionais. Isso resulta em um espaço muito agradável e amplo para pernas, ombros e joelhos de todos os cinco ocupantes.

Destaque ainda para a suspensão dianteira independente com braços duplos sobrepostos. Ela filtra bem melhor os buracos que um trivial McPherson e o motorista percebe isso em menos reflexos e trepidações no volante. Na traseira, o jogo multibraço também preserva as colunas dos passageiros.

Os bancos são macios e com boa densidade e o acabamento é sóbrio e caprichado, com elementos dos carros da Acura (marca de luxo da Honda), couro no painel, costuras aparentes e detalhes que imitam madeira na versão mais cara – lembre-se que é um carro pensado para os EUA. O isolamento acústico merece reverências.

honda accord ex v6 modelo 2008 preto interior bancos e painel estatico no asfalto
O acabamento interno é de boa qualidade, com materiais diferenciados

7 – Um automóvel equilibrado

A partir de 2008, o Honda Accord passou a usar a plataforma J-Series e a vir com o conceito ACE, sigla para Advanced Compatibility Engineering, que prometia distribuir melhor o impacto de colisões pela carroceria.

Na estrada ou na cidade, trata-se de um carro equilibrado a maior parte do tempo, seja em curvas ou frenagens bruscas. A direção não é tão precisa, mas a carroceria torce dentro do padrão e deixa claro o bom nível de construção do sedan.

8 – Equipamentos de série

Por falar em segurança, o Honda Accord LX 2008 tem apenas o suficiente. Airbag duplo e freios com ABS e EBD são os únicos itens de destaque. Na parte de conforto, ar-condicionado, trio elétrico, chave com telecomando das portas, volante com ajustes de altura e de distância, som com CD Player e controle de cruzeiro.

Detalhe para o capô com amortecedores, as rodas de liga leve e os faróis com refletores duplos. O Honda Accord 2008 nesta versão LX tem preços entre R$ 40 mil e R$ 50 mil no mercado de usados.

honda accord ex v6 modelo 2008 preto interior banco traseiro estatico no asfalto
Banco traseiro acomoda com conforto três passageiros

Já a variante topo de linha EX, além do motor V6, agrega vários equipamentos. Na segurança, são seis airbags ao todo, controles de estabilidade e tração, assistente à subida em rampas, faróis de xenônio e retrovisor eletrocrômico.

O ar-condicionado é automático e bizona e há teto solar, revestimento de couro e sistema de infoentretenimento que é o primórdio da central multimídia, com comandos no volante e som com subwoofer. Bancos dianteiros elétricos e sensores de luminosidade e de chuva completam o recheio desta opção topo de linha, que tem preços entre R$ 44 mil e R$ 55 mil.

9 – Preços de manutenção do Honda Accord

O Accord tem um nível de manutenção mais caro, obviamente. Como não foi um carro de volume, também tem algumas peças difíceis de achar, especialmente dos modelos V6. Mas tem a fama de automóvel que não quebra como todo Honda.

Veja os preços de alguns componentes do Honda Accord 2008 com motor V6:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 160 a R$ 210
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 380 a R$ 420
  • Bomba de combustível: de R$ 400 a R$ 660
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 230 a R$ 340
  • Amortecedor traseiro (par): de R$ 520 a R$ 700
  • Para-choque traseiro: de R$ 300 a R$ 540
  • Farol direito: de R$ 1.100 a R$ 1.800

honda accord ex v6 modelo 2008 preto interior porta malas estatico no asfalto
Porta-malas espaçoso acomoda com facilidade a bagagem da família

10 - Principais problemas do sedan da marca japonesa

As queixas mais comuns em relação ao Honda Accord V6 a partir de 2008 dizem respeito, principalmente, a falhas e engasgos no desempenho do motor, atribuídas muitas vezes a problemas no sistema de injeção. Também há comentários sobre desgaste precoce da correia dentada e problemas na caixa de direção.

Esta fase do Honda Accord lançada em 2008 só teve um recall. Justamente para troca do airbag dentro do chamado gigantesco para troca das bolsas mortais da Takata, que envolveu as unidades produzidas até 2012.

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