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Hyundai Creta: 10 fatos para quem quer o SUV compacto usado

SUV da marca sul-coreana tem espaço de modelo médio, desempenho correto e pode ser opção de carro familiar

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Primeira geração do Hyundai Creta foi produzida no Brasil a partir de 2016
Primeira geração do Hyundai Creta foi produzida no Brasil a partir de 2016 Foto: Primeira geração do Hyundai Creta foi produzida no Brasil a partir de 2016

A Hyundai teve um caminho bem pavimentado pelo pesado trabalho de marketing do Grupo Caoa, representante da marca sul-coreana no Brasil desde o fim dos anos 1990. Parte deste asfalto foi à base de SUVs, como Tucson e ix35. O Hyundai Creta lançado em 2016, já pela Hyundai Motor Brasil (HMB), foi uma espécie de cereja do bolo.

hyundai creta modelo 2016 primeira geracao prata de traseira estatico no estudio
O SUV compacto tinha linhas mais discretas e equilibradas, com opções de motores 1.6 e 2.0 litros

Passou a ser o representante da Hyundai no segmento então em ascensão: o de SUVs compactos. Produzido no Brasil, o Hyundai Creta tornou-se um sucesso de vendas e ganhou segunda geração. Atualmente, é o SUV compacto mais emplacado do país, com mais de 20 mil unidades, de acordo com os números de vendas no acumulado de 2023.

Esse número contabiliza também o Hyundai Creta Action, modelo da geração anterior, sobre o qual falaremos a seguir. Desempenho comercial que faz do veículo da Hyundai uma boa opção de crossover seminovo ou usado. Nesta reportagem, vamos nos concentrar em 10 fatos sobre o Hyundai Creta.

hyundai creta modelo 2016 primeira geracao prata interior bancos e painel estatico no estudio
Já na primeira geração o Creta tinha interior com acabamento diferenciado, em cores diferentes

1 – Trajetória do SUV compacto da Hyundai

O Hyundai Creta foi lançado em 2016 em uma safra de novos SUVs compactos nacionais. Um pouco antes, o mercado já tinha testemunhado as estreias de Honda HR-V, Jeep Renegade e Peugeot 2008. No mesmo ano do modelo da marca coreana, teve Nissan Kicks e Citroën C4 Cactus.

Fabricado em Piracicaba (SP), o Hyundai Creta chegou com motores 1.6 e 2.0, ambos multiválvulas e aspirados. Ganhou diferentes versões, trocou outras e ainda teve série limitada para comemorar o milionésimo Hyundai produzido na unidade do interior paulista. Depois da reestilização de 2019, ainda ganhou nova leva e outra troca de configurações de acabamento.

Em 2021, foi lançada a segunda geração do Hyundai Creta. Com visual bastante polêmico e controverso, trocou o motor 1.6 das configurações mais baratas pelo 1.0 turbo, que já tinha sido retrabalhado na linha HB20. O 2.0 foi mantido nas opções mais caras da linha. Mais recentemente, estreou uma versão e uma série assinadas (só esteticamente) pela N, divisão esportiva da marca coreana.

hyundai creta prestige 2.0 modelo 201 primeira geracao marron de frente em movimento no asfalto
A versão Prestige 2.0 é considerada uma boa opção no mercado de usados

2 – Como é o desempenho do Hyundai Creta?

Os primeiros Hyundai Creta têm desempenhos distintos, como é de se imaginar. O 1.6 16V da família Gamma gera 130cv (etanol)/123cv (gasolina) e entrega um desempenho apenas satisfatório ao SUV da Hyundai. O motor rende melhor em giros médios, mas trabalha bem tanto com o câmbio manual quanto com o automático – ambos de seis marchas.

O 2.0 16V da família de motores Nu é mais condizente com o porte e quase 1.400kg do SUV. Os 166cv (e)/156cv (g), junto com a transmissão automática de seis velocidades, oferecem arrancadas bem mais ágeis.

hyundai creta prestige 2.0 modelo 201 primeira geracao marron de traseira estatico no asfalto
Versão Prestige tem preços variando de acordo com o ano de R$ 95 mil a R$ 105 mil no mercado de usados

Nas retomadas, porém, o motor 2.0 do Hyundai Creta só enche acima das 4.500rpm e há um delay do câmbio entre a quarta e a quinta marcha. Na segunda geração, esse motor foi recalibrado, ganhou 1cv a mais e peças de menor atrito. O rodar ficou mais suave mas, em termos de desempenho, pouca coisa mudou.

O que mudou mais foi nas versões de entrada do Hyundai Creta, que passaram a usar o motor 1.0 12V turbo do novo HB20. O Kappa de 120cv com qualquer um dos dois combustíveis oferece reações mais espertas em baixas rotações, mesmo assim, ainda padece de mais potência nas saídas de semáforo.

Isso, apesar do alívio de peso do SUV: 1.270kg, nesta segunda geração. O que não significa que o Hyundai Creta turbinado seja manco, mas também não espere um desempenho como no VW T-Cross, por exemplo.

hyundai creta prestige 2.0 modelo 201 primeira geracao marron interior banco painel estatico no asfalto
Na linha 2019 o modelo traz carregador de celular por indução, ar-condicionado automático e multimídia Bluemedia

3 – Números de consumo do modelo da marca sul-coreana

Pegamos as médias de consumo dos três motores publicadas na tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), de acordo com critérios do Inmetro.

Hyundai Creta 1.0 turbo AT

  • Cidade: 8,2km/l (etanol) e 12,0km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,9km/l (etanol) e 12,2km/l (gasolina)

Hyundai Creta 2.0 16V AT

  • Cidade: 7,7km/l (etanol) e 10,9km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,9km/l (etanol) e 12,5km/l (gasolina)

Hyundai Creta 1.6 16V AT

  • Cidade: 7,1km/l (etanol) e 10,1km/l (gasolina)
  • Estrada: 8,1km/l (etanol) e 11,5km/l (gasolina)

4 – Dinâmica suave do SUV compacto

O Hyundai Creta é um SUV estável, mas que prioriza o conforto e um acerto mais suave na dinâmica. Isso fica evidente ao rodar com o crossover compacto, cuja carroceria rola um pouco mais do que boa parte de seus concorrentes no segmento. Em compensação, a direção é precisa e não pede correções constantes em altas velocidades.

A segunda geração do utilitário-esportivo é feita sobre uma evolução da mesma plataforma PB e melhorou um pouco nesse quesito. Mas continua com um acerto dinâmico “mais para Fiat do que para Volkswagen”, assim como acontece com o HB20. Nada que desabone a segurança do SUV.

5 – Conforto é um ponto positivo

É um dos diferenciais do Hyundai Creta se comparado a outros rivais do segmento de SUVs compactos. O modelo tem distância entre-eixos de quase 2,60 metros, cabine bem pensada, o que resulta em mais espaço interno que boa parte dos concorrentes.

O carro leva bem os cinco ocupantes, com três adultos de estatura mediana na traseira sem grandes apertos. O porta-malas de 431 litros recebe bem uma mala grande e duas pequenas, além de outros volumes.

A suspensão absorve bem os buracos, o isolamento acústico melhorou bastante na segunda geração. Outro ponto que evoluiu foi o acabamento interno.

hyundai creta prestige 2.0 modelo 201 primeira geracao marron cofre do motor estatico no asfalto
Motor 2.0 litros proporciona bom desempenho para a primeira geração do modelo

6 – Indicamos a série mais legal do Hyundai Creta

Em 2018, o Hyundai Creta ganhou a edição especial 1 Million em homenagem à marca de um milhão de veículos produzidos em Piracicaba (SP). A série especial abrangeu todas as linhas montadas na fábrica da HMB: 2 mil unidades do SUV, 1,2 mil de HB20 e 1,3 mil do sedan HB20S.

Um dos grandes baratos do Hyundai Creta 1 Million é a Hyundai Key Band, a chave presencial em formato de pulseira, que permite conectividade com o aplicativo da marca. Além de destravar as portas e permitir a partida do motor por botão, pode funcionar como um smart watch, com contador de passos e calorias, medidor de distância percorrida e notificações do celular no visor.

A edição limitada do Hyundai Creta ainda é dotada de rodas de liga leve aro 17 polegadas diamantadas e exclusivas, cromo escurecido nas molduras da grade frontal e da tampa do porta-malas, maçanetas externas cromadas e antena do tipo barbatana.

Dentro, maçanetas internas e detalhes no painel na cor bege metálico e bancos revestidos em couro bege. Completam o visual as soleiras personalizadas nas portas dianteiras, emblema alusivo à série especial e central multimídia blueMedia com TV digital.

7 - Nossa dica como boa opção no mercado de usados

O Hyundai Creta Prestige 2.0, ano 2019, ainda tem muitos exemplares à venda por preços abaixo de R$ 100 mil e é nossa dica de SUV usado, espaçoso e com motor mais potente. Além disso, vem bastante equipado e está no fim da garantia de cinco anos.

Com preços entre R$ 95 mil e R$ 105 mil, tem seis airbags, controles de estabilidade e tração, câmera e sensor de ré, assistente à partida em rampa, retrovisor eletrocrômico, luz de condução diurna, Isofix e monitoramento da pressão dos pneus, entre os itens de segurança.

Na parte de conforto, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático, retrovisores rebatíveis eletricamente, chave presencial, sensor crepuscular, start/stop do motor, trio elétrico e volante com ajustes de altura e distância. A central multimídia é a Bluemedia, com espelhamento de smartphone, GPS e TV digital.

hyundai creta action modelo 2023 primeira geracao champanhe frente lateral estatico
A primeira geração ainda é oferecida pela Hyundai na versão Action

8 – Primeira geração sobrevive como Action

A Hyundai não matou completamente o primeiro Creta quando a segunda geração do SUV chegou. Assim como muitas fabricantes fazem no Brasil – e mesmo a Caoa fazia ao produzir três fases diferentes do Tucson ao mesmo tempo –, a HMB manteve o velho utilitário-esportivo em linha.

É vendido em configuração única de acabamento, chamada Action, e como a mais barata da gama. Também é neste modelo que o motor 1.6 16V sobrevive, já que o mesmo foi descontinuado no novo Hyundai Creta e nas linhas HB20 hatchback e sedan.

9 – Uma ideia das despesas de manutenção do Hyundai Creta

Quando zero km, o Hyundai Creta tem fama de plano de revisões com preços menores que boa parte da concorrência. Além da garantia de cinco anos, que sempre é um diferencial.

Trazemos agora as revisões com preço fixo da versão 2.0 da antiga geração a partir de 50 mil quilômetros, e das 1.6 e 1.0 turbo desde a primeira manutenção.

Hyundai Creta 2.0 2019

  • 50.000km: R$ 664,76
  • 60.000km: R$ 838,28
  • 70.000km: R$ 664,76
  • 80.000km: R$ 886,30

Hyundai Creta 1.6

  • 10.000km: R$ 362,58
  • 20.000km: R$ 741,22
  • 30.000km: R$ 670,27
  • 40.000km: R$ 857,62
  • 50.000km: R$ 636,08
  • 60.000km: R$ 809,60

Hyundai Creta 1.0 turbo

  • 10.000km: R$ 367,39
  • 20.000km: R$ 677,66
  • 30.000km: R$ 675,08
  • 40.000km: R$ 943,26
  • 50.000km: R$ 640,89
  • 60.000km: R$ 1.247,27

hyundai creta 1.0 turbo modelo 2021 segunda geracao prata de frente em movimento no asfalto
Segunda geração do Hyundai Creta foi lançada em 2021 e ganhou motor 1.0 turbo

10 – Os principais problemas do Hyundai Creta

Um dos problemas críticos do Hyundai Creta está no sistema de arrefecimento. O conjunto apresenta corrosão precoce e merece atenção no caso de um modelo seminovo ou usado. Fique ligado também em possíveis vazamentos nas mangueiras ou no próprio radiador.

Donos do SUV também relatam ruídos estranhos na coluna da direção do veículo. Atenção ainda aos faróis com infiltrações, baterias que descarregam sem motivo aparente e ar-condicionado que não gela.

O Hyundai Creta já passou por campanhas de recall para troca do cilindro mestre em unidades produzidas em 2020, e substituição do módulo do gerenciamento do motor em modelos feitos em 2022.

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