Entre os muitos carros responsáveis pela virada de chave da Hyundai no Brasil está o ix35. Antes mesmo de a matriz da sul-coreana se estabelecer aqui para fazer o HB20, o Grupo Caoa alçou a marca com alguns modelos, entre eles o Hyundai ix35, lançado em 2010, nacionalizado em 2013 e reestilizado em 2015.
O SUV médio lá fora foi o sucessor do primeiro Tucson, carro que alavancou as vendas da Hyundai e da Caoa por aqui nos anos 2000. Como você verá, os modelos conviveram no mercado brasileiro numa boa e o Hyundai ix35 ainda manteve boas vendas.
A relação custo/benefício sempre foi um dos argumentos da linha. O Hyundai ix35, quando zero, oferecia maior espaço e status. E costumava ter preço de crossovers compactos topos de linha.
Chegou a ser o terceiro SUV mais vendido do país e atualmente isso se reflete no segmento de usados. Há boas ofertas de Hyundai ix35 no mercado de segunda mão, com preços competitivos, mas é preciso ficar atento a detalhes.
Confira agora 10 fatos sobre o Hyundai ix35.
1 – Trajetória do modelo que ajudou a levantar a Hyundai no Brasil
O Hyundai ix35 foi lançado globalmente em setembro de 2009, no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Na ocasião, a fabricante sul-coreana apresentou o SUV como o sucessor do Tucson – tanto que o carro manteve o nome do velho utilitário-esportivo em diferentes mercados mundo afora. O modelo usava a plataforma J4, a mesma do Kia Sportage de terceira geração.
No Brasil, o Hyundai ix35 começou a ser importado da Coreia do Sul em agosto de 2010 pelo Grupo Caoa, representante da marca por aqui. No entanto, o novo SUV foi posicionado acima do Tucson, que já era montado na unidade da empresa em Anápolis (GO) – e que continuou à venda.
Nos primeiros anos de vendas, o Hyundai ix35 mostrou a que veio. Em 2011, anotou mais de 13 mil unidades e foi o 7º SUV mais emplacado do mercado, enquanto o velho Tucson foi o 2º (com 18 mil). Mas logo o novato virou o jogo.
Em 2012, o solitário motor 2.0 virou flex e no ano seguinte o modelo passou a ser feito na unidade goiana da Caoa. Com investimento de R$ 600 milhões à época, as unidades começaram em um sistema de montagem CKD parcial, com 60% de índice de nacionalização.
As vendas aumentaram. Em 2014, foi o terceiro utilitário-esportivo mais negociado do mercado brasileiro, com mais de 18 mil unidades entregues. Em 2015, o Hyundai ix35 ganhou uma reestilização e um ano depois estreou equipamentos, como start/stop e monitoramento de pressão dos pneus.
Mas a chegada de uma leva grande de SUVs expôs a defasagem do Hyundai ix35 – inclusive o lançamento do New Tucson. As vendas do carro da Hyundai minguaram e as normas de emissões do Proconve L7 dificultaram sua sobrevivência.
Em dezembro de 2021, o Grupo Caoa encerrou a montagem do Hyundai ix35 em Goiás. Em quase 12 anos de existência, o SUV teve 112 mil unidades vendidas no Brasil.
2 – Uma linha bem enxuta para o modelo
O SUV sempre teve uma gama pragmática, com poucas versões e um único motor. Na verdade, começou importado apenas em variantes manuais e automáticas – o câmbio manual ficou pelo caminho na remodelação do Hyundai ix35, em 2015.
Depois, passou a ter configurações sem sobrenome, GL e a topo de linha GLS. Em seu último ano de vendas no Brasil, só foi comercializado nesta configuração mais completa.
3 - Motor igual, mas em três fases
Como dito, o utilitário-esportivo da marca coreana usou sempre o mesmo motor 2.0 16V, de quatro-cilindros, da família Nu. No início da importação, esse propulsor bebia apenas gasolina e gerava 168cv a 6.200rpm e 20,1kgfm a 4.600rpm, que trabalhava com câmbio manual de cinco marchas, ou automático de seis velocidades.
Uma curiosidade sobre os primeiros Hyundai ix35 que desembarcaram no Brasil é que as configurações com transmissões automáticas eram 4x4. Isso mesmo, vinham sempre com tração integral sob demanda, mas isso só nos primeiros anos.
Antes mesmo de ser produzido no Brasil, o Hyundai ix35 já se rendeu à motorização flex. Em 2012, o mesmo 2.0 passou a render 178cv e 21,5kgfm com etanol e 169cv e 20kgfm, com gasolina. As versões com câmbio manual, por sua vez, foram descontinuadas depois que começou a produção em Anápolis, em 2013.
Em 2015, devido a questões de emissões e consumo, a Hyundai estrangulou o motor do ix35 no ano de seu facelift. A potência caiu para 167cv (e)/157cv (g) e o torque ficou em 20,6kgfm (e)/19,2kgfm (g) a 4.700rpm.
4 – E como é o desempenho do Hyundai ix35?
A fase com motor flex é a melhor em termos de rendimento do Hyundai ix35. O conjunto mecânico com câmbio automático entrega acelerações convincentes e desenvolve bem nas primeiras relações. Só não espere desempenho de esportivo, até porque o SUV é pesadinho (1.500kg) e nem é essa sua proposta.
Na remodelação de 2015, o Hyundai ix35 ficou mais fraco, com a potência caindo mais de 10cv. Isso é sentido principalmente nas arrancadas e retomadas de velocidade. O motor demora a encher e o câmbio fica meio impreciso em situações onde se pisa mais forte no pedal da direita.
Mas, no conjunto da obra, o Hyundai ix35 é um carro com bom meio-termo. O SUV cumpre seu papel para rodar na cidade e entrega uma performance adequada para viagens longas na estrada.
5 – Um SUV que não nega conforto
Um dos grandes destaques do Hyundai ix35 é justamente o bom aproveitamento da cabine. Motorista tem posição alta e bastante folga para pernas e joelhos. No banco traseiro, a distância de 2,64 metros entre os eixos e a boa largura do modelo favorecem a acomodação de dois adultos e uma criança, sem dramas.
O acabamento interno é apenas regular, com bons materiais, mas sem grandes inspirações. O acerto da suspensão traseira não é dos melhores e sacoleja bastante em pisos irregulares. Já o porta-malas acomoda bons 460 litros.
6 - Comportamento dinâmico do modelo coreano
Está longe de ser o ponto alto do SUV médio, que se revela um carro para se andar mais pianinho. O Hyundai ix35 segue uma calibragem de carroceria e suspensão afeita ao gosto do público norte-americano. A suspensão tem acerto bastante macio e isso é percebido muito nas curvas.
Além disso, a carroceria aderna nestas situações de curva e também em frenagens mais fortes. Nas retas, em velocidades mais elevadas, está longe de ser um carro inseguro, porém, a direção pede correções constantes.
7 – Pacote três em um
O SUV médio participou de um momento bastante curioso na indústria automotiva brasileira. Entre 2016 e 2018, três gerações do mesmo carro foram montadas na mesma fábrica de Anápolis.
É que o grupo Caoa manteve na unidade goiana a produção do primeiro Tucson e já fazia por lá o Hyundai ix35 com a remodelação de 2015. Em 2016, a empresa começou a montagem do New Tucson, a terceira geração do mesmo SUV.
8 – A boa safra do Hyundai ix35
Indicamos o Hyundai ix35 ano 2015 na versão GLS, modelo 2016. Já vem com a reestilização de meia-vida e tem preços entre R$ 80 mil e R$ 90 mil nos principais sites de compra e venda de veículos usados do país.
O Hyundai ix35 2015 GLS tem a potência do motor reduzida, mas compensa com uma dose maior de equipamentos, ainda mais nesta opção topo de linha. Recebe controles de tração e de estabilidade, câmera e sensor de ré, mas só tem os dois airbags obrigatórios – algumas unidades de um lote inicial, à época, foram vendidas com seis bolsas.
Na parte de conforto, a GLS é a única com ar-condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos em couro, ajustes elétricos para o banco do motorista e teto solar panorâmico. Completam a lista central multimídia com GPS nativo, partida do motor por botão e faróis e lanternas de LED.
9 – Como são os gastos de manutenção com o SUV médio?
O Hyundai ix35 não tem fama de manutenção barata. Algumas peças são fáceis de achar e têm preços condizentes com o segmento do SUVs médios.
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 370 a R$ 550
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 110 a R$ 200
- Bomba de combustível: de R$ 230 a R$ 350
- Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 270 a R$ 400
- Amortecedor traseiro: de R$ 410 a R$ 640
- Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 700
- Farol direito: de R$ 900 a R$ 1.300 (de LED)
10 – Confira os principais problemas do Hyundai ix35
As principais queixas dos proprietários do Hyundai ix35 depois da reestilização de 2015 recaem sobre a bomba de combustível, que queima com facilidade. Já nos modelos pós-2017 umas das reclamações é sobre o sistema start/stop do motor, que para de funcionar.
Fique ligado também aos excessos de barulhos na cabine e nas portas. Verifique ainda se o câmbio automático e o volante não apresentam trepidações excessivas.
O Hyundai ix35 foi passou por algumas campanhas de recall:
- Para troca do interruptor das luzes do freio em Hyundai ix35 produzidos em 2010
- Para substituição das mangueiras do fluido da transmissão em modelos fabricados em 2010
- Para aperto de parafusos do sistema do airbag do motorista em SUVs feitos entre 2011 e 2013
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas