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Hyundai ix35 2015: 10 fatos sobre um SUV que tem história

Com relação custo/benefício interessante, SUV médio ajudou a moldar a imagem da marca no país e é boa opção de usado

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O Hyundai ix35 estreou no Brasil em 2010, ainda importado, mas depois ganhou produção nacional e passou por modificações ao longo do tempo
O Hyundai ix35 estreou no Brasil em 2010, ainda importado, mas depois ganhou produção nacional e passou por modificações ao longo do tempo Foto: O Hyundai ix35 estreou no Brasil em 2010, ainda importado, mas depois ganhou produção nacional e passou por modificações ao longo do tempo

Entre os muitos carros responsáveis pela virada de chave da Hyundai no Brasil está o ix35. Antes mesmo de a matriz da sul-coreana se estabelecer aqui para fazer o HB20, o Grupo Caoa alçou a marca com alguns modelos, entre eles o Hyundai ix35, lançado em 2010, nacionalizado em 2013 e reestilizado em 2015.

O SUV médio lá fora foi o sucessor do primeiro Tucson, carro que alavancou as vendas da Hyundai e da Caoa por aqui nos anos 2000. Como você verá, os modelos conviveram no mercado brasileiro numa boa e o Hyundai ix35 ainda manteve boas vendas.

hyundai ix35 modelo 2015 laranja de lateral estatico no estudio
Com 2,64m de distância entre-eixos, o SUV médio da Hyundai se destacou no mercado brasileiro

A relação custo/benefício sempre foi um dos argumentos da linha. O Hyundai ix35, quando zero, oferecia maior espaço e status. E costumava ter preço de crossovers compactos topos de linha.

Chegou a ser o terceiro SUV mais vendido do país e atualmente isso se reflete no segmento de usados. Há boas ofertas de Hyundai ix35 no mercado de segunda mão, com preços competitivos, mas é preciso ficar atento a detalhes.

Confira agora 10 fatos sobre o Hyundai ix35.

1 – Trajetória do modelo que ajudou a levantar a Hyundai no Brasil

O Hyundai ix35 foi lançado globalmente em setembro de 2009, no Salão de Frankfurt, na Alemanha. Na ocasião, a fabricante sul-coreana apresentou o SUV como o sucessor do Tucson – tanto que o carro manteve o nome do velho utilitário-esportivo em diferentes mercados mundo afora. O modelo usava a plataforma J4, a mesma do Kia Sportage de terceira geração.

No Brasil, o Hyundai ix35 começou a ser importado da Coreia do Sul em agosto de 2010 pelo Grupo Caoa, representante da marca por aqui. No entanto, o novo SUV foi posicionado acima do Tucson, que já era montado na unidade da empresa em Anápolis (GO) – e que continuou à venda.

Nos primeiros anos de vendas, o Hyundai ix35 mostrou a que veio. Em 2011, anotou mais de 13 mil unidades e foi o 7º SUV mais emplacado do mercado, enquanto o velho Tucson foi o 2º (com 18 mil). Mas logo o novato virou o jogo.

Em 2012, o solitário motor 2.0 virou flex e no ano seguinte o modelo passou a ser feito na unidade goiana da Caoa. Com investimento de R$ 600 milhões à época, as unidades começaram em um sistema de montagem CKD parcial, com 60% de índice de nacionalização.

hyundai ix35 modelo 2015 laranja de traseira em movimento no asfalto
Design do modelo chama a atenção pela robustez de suas formas

As vendas aumentaram. Em 2014, foi o terceiro utilitário-esportivo mais negociado do mercado brasileiro, com mais de 18 mil unidades entregues. Em 2015, o Hyundai ix35 ganhou uma reestilização e um ano depois estreou equipamentos, como start/stop e monitoramento de pressão dos pneus.

Mas a chegada de uma leva grande de SUVs expôs a defasagem do Hyundai ix35 – inclusive o lançamento do New Tucson. As vendas do carro da Hyundai minguaram e as normas de emissões do Proconve L7 dificultaram sua sobrevivência.

Em dezembro de 2021, o Grupo Caoa encerrou a montagem do Hyundai ix35 em Goiás. Em quase 12 anos de existência, o SUV teve 112 mil unidades vendidas no Brasil.

2 – Uma linha bem enxuta para o modelo

O SUV sempre teve uma gama pragmática, com poucas versões e um único motor. Na verdade, começou importado apenas em variantes manuais e automáticas – o câmbio manual ficou pelo caminho na remodelação do Hyundai ix35, em 2015.

Depois, passou a ter configurações sem sobrenome, GL e a topo de linha GLS. Em seu último ano de vendas no Brasil, só foi comercializado nesta configuração mais completa.

hyundai ix35 modelo 2015 branco cofre do motor 2.0 litros estatico na rua
A partir de 2012, o motor 2.0 16V passou a render 169cv com gasolina e 178cv com etanol

3 - Motor igual, mas em três fases

Como dito, o utilitário-esportivo da marca coreana usou sempre o mesmo motor 2.0 16V, de quatro-cilindros, da família Nu. No início da importação, esse propulsor bebia apenas gasolina e gerava 168cv a 6.200rpm e 20,1kgfm a 4.600rpm, que trabalhava com câmbio manual de cinco marchas, ou automático de seis velocidades.

Uma curiosidade sobre os primeiros Hyundai ix35 que desembarcaram no Brasil é que as configurações com transmissões automáticas eram 4x4. Isso mesmo, vinham sempre com tração integral sob demanda, mas isso só nos primeiros anos.

Antes mesmo de ser produzido no Brasil, o Hyundai ix35 já se rendeu à motorização flex. Em 2012, o mesmo 2.0 passou a render 178cv e 21,5kgfm com etanol e 169cv e 20kgfm, com gasolina. As versões com câmbio manual, por sua vez, foram descontinuadas depois que começou a produção em Anápolis, em 2013.

Em 2015, devido a questões de emissões e consumo, a Hyundai estrangulou o motor do ix35 no ano de seu facelift. A potência caiu para 167cv (e)/157cv (g) e o torque ficou em 20,6kgfm (e)/19,2kgfm (g) a 4.700rpm.

4 – E como é o desempenho do Hyundai ix35?

A fase com motor flex é a melhor em termos de rendimento do Hyundai ix35. O conjunto mecânico com câmbio automático entrega acelerações convincentes e desenvolve bem nas primeiras relações. Só não espere desempenho de esportivo, até porque o SUV é pesadinho (1.500kg) e nem é essa sua proposta.

Na remodelação de 2015, o Hyundai ix35 ficou mais fraco, com a potência caindo mais de 10cv. Isso é sentido principalmente nas arrancadas e retomadas de velocidade. O motor demora a encher e o câmbio fica meio impreciso em situações onde se pisa mais forte no pedal da direita.

Mas, no conjunto da obra, o Hyundai ix35 é um carro com bom meio-termo. O SUV cumpre seu papel para rodar na cidade e entrega uma performance adequada para viagens longas na estrada.

hyundai ix35 modelo 2015 laranja interior painel e bancos estatico no estudio
O acabamento interno é apenas regular, com bons materiais e boa montagem

5 – Um SUV que não nega conforto

Um dos grandes destaques do Hyundai ix35 é justamente o bom aproveitamento da cabine. Motorista tem posição alta e bastante folga para pernas e joelhos. No banco traseiro, a distância de 2,64 metros entre os eixos e a boa largura do modelo favorecem a acomodação de dois adultos e uma criança, sem dramas.

O acabamento interno é apenas regular, com bons materiais, mas sem grandes inspirações. O acerto da suspensão traseira não é dos melhores e sacoleja bastante em pisos irregulares. Já o porta-malas acomoda bons 460 litros.

6 - Comportamento dinâmico do modelo coreano

Está longe de ser o ponto alto do SUV médio, que se revela um carro para se andar mais pianinho. O Hyundai ix35 segue uma calibragem de carroceria e suspensão afeita ao gosto do público norte-americano. A suspensão tem acerto bastante macio e isso é percebido muito nas curvas.

Além disso, a carroceria aderna nestas situações de curva e também em frenagens mais fortes. Nas retas, em velocidades mais elevadas, está longe de ser um carro inseguro, porém, a direção pede correções constantes.

hyundai ix35 modelo 2015 laranja interior banco traseiro estatico no estudio
Banco traseiro tem bom espaço para as pernas, acomodando com conforto dois adultos e uma criança

7 – Pacote três em um

O SUV médio participou de um momento bastante curioso na indústria automotiva brasileira. Entre 2016 e 2018, três gerações do mesmo carro foram montadas na mesma fábrica de Anápolis.

É que o grupo Caoa manteve na unidade goiana a produção do primeiro Tucson e já fazia por lá o Hyundai ix35 com a remodelação de 2015. Em 2016, a empresa começou a montagem do New Tucson, a terceira geração do mesmo SUV.

8 – A boa safra do Hyundai ix35

Indicamos o Hyundai ix35 ano 2015 na versão GLS, modelo 2016. Já vem com a reestilização de meia-vida e tem preços entre R$ 80 mil e R$ 90 mil nos principais sites de compra e venda de veículos usados do país.

O Hyundai ix35 2015 GLS tem a potência do motor reduzida, mas compensa com uma dose maior de equipamentos, ainda mais nesta opção topo de linha. Recebe controles de tração e de estabilidade, câmera e sensor de ré, mas só tem os dois airbags obrigatórios – algumas unidades de um lote inicial, à época, foram vendidas com seis bolsas.

Na parte de conforto, a GLS é a única com ar-condicionado automático de duas zonas, bancos revestidos em couro, ajustes elétricos para o banco do motorista e teto solar panorâmico. Completam a lista central multimídia com GPS nativo, partida do motor por botão e faróis e lanternas de LED.

hyundai ix35 modelo 2015 branco porta malas estatico na rua
O compartimento de bagagens tem 460 litros de capacidade

9 – Como são os gastos de manutenção com o SUV médio?

O Hyundai ix35 não tem fama de manutenção barata. Algumas peças são fáceis de achar e têm preços condizentes com o segmento do SUVs médios.

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 370 a R$ 550
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 110 a R$ 200
  • Bomba de combustível: de R$ 230 a R$ 350
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 270 a R$ 400
  • Amortecedor traseiro: de R$ 410 a R$ 640
  • Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 700
  • Farol direito: de R$ 900 a R$ 1.300 (de LED)

10 – Confira os principais problemas do Hyundai ix35

As principais queixas dos proprietários do Hyundai ix35 depois da reestilização de 2015 recaem sobre a bomba de combustível, que queima com facilidade. Já nos modelos pós-2017 umas das reclamações é sobre o sistema start/stop do motor, que para de funcionar.

Fique ligado também aos excessos de barulhos na cabine e nas portas. Verifique ainda se o câmbio automático e o volante não apresentam trepidações excessivas.

hyundai ix35 modelo 2015 laranja interior console cambio automatico estatico no estudio
O câmbio automático ajuda a proporcionar bom desempenho ao SUV médio

O Hyundai ix35 foi passou por algumas campanhas de recall:

  • Para troca do interruptor das luzes do freio em Hyundai ix35 produzidos em 2010
  • Para substituição das mangueiras do fluido da transmissão em modelos fabricados em 2010
  • Para aperto de parafusos do sistema do airbag do motorista em SUVs feitos entre 2011 e 2013

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