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Kia Cerato 2012: 10 pontos importantes sobre o sedan médio

Sedan médio tem design que foge do padrão e pode ser opção de compra para quem quer carro espaçoso e equipado

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Sedan médio tem no estilo um de seus destaques, que foge do padrão do carro de tiozão
Sedan médio tem no estilo um de seus destaques, que foge do padrão do carro de tiozão Foto: Sedan médio tem no estilo um de seus destaques, que foge do padrão do carro de tiozão

Quando você pensa em sedan médio, pensa em carro de tiozão. Logo vem à mente aquele modelo confortável, porém, com desenho conservador. Só que, para fugir à regra da categoria, um dos fatos mais marcantes do Kia Cerato 2012 é justamente o estilo.

Na segunda geração, o modelo é uma das muitas crias do alemão Peter Schreyer, conhecido por ter revolucionado o design da marca sul-coreana. Mas o Kia Cerato tem outros fatos que merecem destaque e que o credenciam a ser uma sugestão de carro usado. Confira os 10 fatos sobre o Kia Cerato 2012.

kia cerato sedan médio modelo 2010 prata de lateral estatico no asfalto
Com 4,53 metros de comprimento e 2,65m de distância entre-eixos, o Kia Cerato tem o porte dos sedans médios daqueles tempos

1 - Trajetória do sedan sul-coreano no Brasil

A segunda geração do Kia Cerato foi lançada no Brasil em 2009, um ano após a estreia global na Coreia do Sul. Foi nesta fase que o modelo passou a ser chamado de Forte em determinados mercados, como nos Estados Unidos e no próprio país de origem – de onde vinha para o Brasil.

Feito sobre a plataforma J4 do Grupo Hyundai – mesma do SUV ix35 –, o sedan médio usou sempre o motor 1.6 16V nesse período. Com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático, de quatro velocidades.

Em 2011, já como linha 2012, o Kia Cerato passou a adotar transmissões de seis marchas – automática ou manual. No ano seguinte, a terceira geração do carro foi lançada no mercado brasileiro.

kia cerato sedan medio modelo 2010 prata de traseira estatico no asfalto
Desenho da traseira é equilibrado em relação ao conjunto, com lanternas horizontais

2 - Focinho de tigre? Que história é essa?

Peter Schreyer, que trabalhou mais de 25 anos na Audi, é considerado um dos designers automotivos mais famosos do mundo. Ele foi para o Grupo Hyundai em 2006 e é ele quem assina o desenho da segunda geração do Kia Cerato.

O carro se destaca justamente por conciliar linhas arrojadas, sem perder a essência tradicional que o segmento pede. Destaque para o capô curto e para os faróis que se integram à grade frontal em forma de U – solução que foi adotada por muitas marcas japonesas depois. De quebra, ainda tinha um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29.

Justamente na entrada de ar dianteira que está a tal identidade da marca de então. Segundo a empresa, tal conjunto frontal remetia a um focinho de tigre rosnando – confesso que olho até hoje para os carros da marca da época para achar o felino. Fato é que esse detalhe do Kia Cerato foi replicado em outros modelos da fabricante, como o Sportage.

kia cerato sedan medio modelo 2010 prata cofre do motor 1.6 estatico no asfalto
O motor 1.6 16V a gasolina da linha Gamma entrega desempenho razoável, com seus 126cv e 15,9kgfm de torque

3 – Como é o desempenho do Kia Cerato?

O motor 1.6 16V a gasolina da linha Gamma vai entregar aquele comportamento apenas competente. São 126cv para mover os mais de 1.200kg do sedan médio. Isso é sentido principalmente em trechos de subida e saídas de semáforo.

Pelo menos, o câmbio manual de seis marchas melhorou as retomadas nos Kia Cerato 2011 e 2012. As relações de marcha foram encurtadas, especialmente as primeiras. De qualquer forma, os 15,9kgfm de torque só aparecem em sua plenitude acima das 4.000rpm.

4 – Modelo sul-coreano teve também carroceria cupê

Interessante voltar no tempo para lembrar que o Kia Cerato, em sua primeira geração, de 2002, nasceu como hatch – que nunca veio para o Brasil oficialmente. Depois é que surgiram as configurações sedan. Só que esta segunda fase do modelo médio teve até uma variante cupê. Inclusive no Brasil.

Chamada de Kia Cerato Koup, a opção foi lançada por aqui em junho de 2011, como linha 2012. E pode ser considerada a versão “esportivada” do modelo. Tem apenas duas portas, motor 2.0 16V de 156cv, e traseira elevada e arrebitada. Compõem o visual teto-solar e rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Entre os equipamentos, controles de estabilidade e tração, quatro airbags, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, aletas para troca de marchas no volante e sensor de ré. O Kia Cerato Koup 2011/2012 é encontrado em sites de compra e venda por preços entre R$ 59 mil e R$ 70 mil.

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O Kia Koup é a versão cupê do sedã, com duas portas e estilo mais esportivo

5 – Espaço interno é um dos destaques do sedan

Com 4,53 metros de comprimento e 2,65m de distância entre-eixos, o Kia Cerato de segunda geração tem o porte dos sedans médios daqueles tempos. Motorista usufrui de espaço suficiente para pernas e joelhos, mas a posição não é das mais ergonômicas.

No banco traseiro, o ambiente é propício para dois adultos e uma criança – mas sem exageros. O porta-malas não é dos maiores, com seus 415 litros.

6 – Conforto comprometido pelo câmbio e suspensões

O conforto no rodar é prejudicado na opção de câmbio automático de quatro velocidades no Kia Cerato antes da linha 2012. Há um excesso de trancos e imprecisões nas mudanças de marchas.

As suspensões, por sua vez, também comprometem o conforto. Têm curso curto e o resultado são aquelas pancadas secas ao passar em lombadas ou buracos. Já a direção hidráulica tem boa dose de precisão mesmo em altas velocidades, e diâmetro de giro adequado para manobrar em vagas apertadas.

7 – Acabamento do Kia Cerato deixa a desejar

Outro fato negativo em relação ao Kia Cerato. Para um sedan médio, a simplicidade nos revestimentos dos painéis e portas incomoda - mesmo para um carro 2012 – assim como o excesso de plástico rígido. Há falhas também no alinhamento das portas e da tampa traseira.

O isolamento acústico é crítico. Em velocidades médias, o barulho de motor e vento invade a cabine. Em pisos de paralelepípedo, o Kia Cerato parece uma sinfonia de ruídos.

8 - Boa opção de compra para quem quer um sedan médio

Toda a linha chegava ao Brasil com um recheio interessante. O Kia Cerato 2012, por exemplo, tem airbag duplo, ar-condicionado, trio elétrico, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15 polegadas e sistema de som com entrada USB e para iPod (eram outros tempos!!!).

Mas o sedan vinha em outros dois pacotes de acabamento para o Brasil, ligeiramente mais equipados. É fácil encontrar no mercado de usados exemplares com freios ABS, revestimento em couro com detalhes vermelhos, ar-condicionado automático, luzes de condução diurna, rodas aro 17 polegadas e sensor de ré.

Os Kia Cerato 2011 à venda em sites de negociação de veículos usados e seminovos têm preços entre R$ 39 mil e R$ 52 mil.

9 – Despesas com manutenção podem pesar no bolso

O Kia Cerato está longe de ser um carro barato de manter, mas também não é nenhum absurdo. Como é um carro importado e que vendeu relativamente bem, não há tanto mistério em se achar peças.

Porém, alguns componentes podem salgar a conta, assim como a desconfiança de muitos mecânicos.

Confira os preços de algumas peças do Kia Cerato 2012:

  • Jogo de pastilhas de freio dianteiro: de R$ 160 a R$ 180
  • Kit com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 120
  • Kit óleo (4 litros 5w30 + filtro): de R$ 200 a R$ 270
  • Bomba de combustível: de R$ 430 a R$ 610
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 470 a R$ 790
  • Farol dianteiro: de R$ 400 a R$ 470
  • Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 980

kia cerato hatch medio modelo 2010 cinza de frente estatico no asfalto
Kia Cerato tem também a opção da carroceria de hatchback

10 – Descubra os principais problemas do Kia Cerato

Fique atento principalmente a estalos e trepidações excessivas na caixa de direção. A peça geralmente é uma das que sofre mais pela suspensão dura e com curso curto do Cerato. Olho vivo também sempre nas buchas e batentes do conjunto.

Outro item que merece atenção é a embreagem. Há queixas recorrentes quanto ao pedal enrijecido nas versões com câmbio manual. Ainda dê uma checada com calma na parte elétrica e no sistema de injeção de combustível.

O Kia Cerato vendido no Brasil só teve um recall. Foi para a troca das luzes do interruptor do freio nas unidades produzidas em 2009 e 2010.

Carro usado ou novo, fique atento às artimanhas das concessionárias. O Boris explica por que.

https://youtu.be/eUYbnGo7Ip8

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