Quando você pensa em sedan médio, pensa em carro de tiozão. Logo vem à mente aquele modelo confortável, porém, com desenho conservador. Só que, para fugir à regra da categoria, um dos fatos mais marcantes do Kia Cerato 2012 é justamente o estilo.
Na segunda geração, o modelo é uma das muitas crias do alemão Peter Schreyer, conhecido por ter revolucionado o design da marca sul-coreana. Mas o Kia Cerato tem outros fatos que merecem destaque e que o credenciam a ser uma sugestão de carro usado. Confira os 10 fatos sobre o Kia Cerato 2012.
1 - Trajetória do sedan sul-coreano no Brasil
A segunda geração do Kia Cerato foi lançada no Brasil em 2009, um ano após a estreia global na Coreia do Sul. Foi nesta fase que o modelo passou a ser chamado de Forte em determinados mercados, como nos Estados Unidos e no próprio país de origem – de onde vinha para o Brasil.
Feito sobre a plataforma J4 do Grupo Hyundai – mesma do SUV ix35 –, o sedan médio usou sempre o motor 1.6 16V nesse período. Com opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático, de quatro velocidades.
Em 2011, já como linha 2012, o Kia Cerato passou a adotar transmissões de seis marchas – automática ou manual. No ano seguinte, a terceira geração do carro foi lançada no mercado brasileiro.
2 - Focinho de tigre? Que história é essa?
Peter Schreyer, que trabalhou mais de 25 anos na Audi, é considerado um dos designers automotivos mais famosos do mundo. Ele foi para o Grupo Hyundai em 2006 e é ele quem assina o desenho da segunda geração do Kia Cerato.
O carro se destaca justamente por conciliar linhas arrojadas, sem perder a essência tradicional que o segmento pede. Destaque para o capô curto e para os faróis que se integram à grade frontal em forma de U – solução que foi adotada por muitas marcas japonesas depois. De quebra, ainda tinha um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29.
Justamente na entrada de ar dianteira que está a tal identidade da marca de então. Segundo a empresa, tal conjunto frontal remetia a um focinho de tigre rosnando – confesso que olho até hoje para os carros da marca da época para achar o felino. Fato é que esse detalhe do Kia Cerato foi replicado em outros modelos da fabricante, como o Sportage.
3 – Como é o desempenho do Kia Cerato?
O motor 1.6 16V a gasolina da linha Gamma vai entregar aquele comportamento apenas competente. São 126cv para mover os mais de 1.200kg do sedan médio. Isso é sentido principalmente em trechos de subida e saídas de semáforo.
Pelo menos, o câmbio manual de seis marchas melhorou as retomadas nos Kia Cerato 2011 e 2012. As relações de marcha foram encurtadas, especialmente as primeiras. De qualquer forma, os 15,9kgfm de torque só aparecem em sua plenitude acima das 4.000rpm.
4 – Modelo sul-coreano teve também carroceria cupê
Interessante voltar no tempo para lembrar que o Kia Cerato, em sua primeira geração, de 2002, nasceu como hatch – que nunca veio para o Brasil oficialmente. Depois é que surgiram as configurações sedan. Só que esta segunda fase do modelo médio teve até uma variante cupê. Inclusive no Brasil.
Chamada de Kia Cerato Koup, a opção foi lançada por aqui em junho de 2011, como linha 2012. E pode ser considerada a versão “esportivada” do modelo. Tem apenas duas portas, motor 2.0 16V de 156cv, e traseira elevada e arrebitada. Compõem o visual teto-solar e rodas de liga leve aro 17 polegadas.
Entre os equipamentos, controles de estabilidade e tração, quatro airbags, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, aletas para troca de marchas no volante e sensor de ré. O Kia Cerato Koup 2011/2012 é encontrado em sites de compra e venda por preços entre R$ 59 mil e R$ 70 mil.
5 – Espaço interno é um dos destaques do sedan
Com 4,53 metros de comprimento e 2,65m de distância entre-eixos, o Kia Cerato de segunda geração tem o porte dos sedans médios daqueles tempos. Motorista usufrui de espaço suficiente para pernas e joelhos, mas a posição não é das mais ergonômicas.
No banco traseiro, o ambiente é propício para dois adultos e uma criança – mas sem exageros. O porta-malas não é dos maiores, com seus 415 litros.
6 – Conforto comprometido pelo câmbio e suspensões
O conforto no rodar é prejudicado na opção de câmbio automático de quatro velocidades no Kia Cerato antes da linha 2012. Há um excesso de trancos e imprecisões nas mudanças de marchas.
As suspensões, por sua vez, também comprometem o conforto. Têm curso curto e o resultado são aquelas pancadas secas ao passar em lombadas ou buracos. Já a direção hidráulica tem boa dose de precisão mesmo em altas velocidades, e diâmetro de giro adequado para manobrar em vagas apertadas.
7 – Acabamento do Kia Cerato deixa a desejar
Outro fato negativo em relação ao Kia Cerato. Para um sedan médio, a simplicidade nos revestimentos dos painéis e portas incomoda - mesmo para um carro 2012 – assim como o excesso de plástico rígido. Há falhas também no alinhamento das portas e da tampa traseira.
O isolamento acústico é crítico. Em velocidades médias, o barulho de motor e vento invade a cabine. Em pisos de paralelepípedo, o Kia Cerato parece uma sinfonia de ruídos.
8 - Boa opção de compra para quem quer um sedan médio
Toda a linha chegava ao Brasil com um recheio interessante. O Kia Cerato 2012, por exemplo, tem airbag duplo, ar-condicionado, trio elétrico, computador de bordo, rodas de liga leve aro 15 polegadas e sistema de som com entrada USB e para iPod (eram outros tempos!!!).
Mas o sedan vinha em outros dois pacotes de acabamento para o Brasil, ligeiramente mais equipados. É fácil encontrar no mercado de usados exemplares com freios ABS, revestimento em couro com detalhes vermelhos, ar-condicionado automático, luzes de condução diurna, rodas aro 17 polegadas e sensor de ré.
Os Kia Cerato 2011 à venda em sites de negociação de veículos usados e seminovos têm preços entre R$ 39 mil e R$ 52 mil.
9 – Despesas com manutenção podem pesar no bolso
O Kia Cerato está longe de ser um carro barato de manter, mas também não é nenhum absurdo. Como é um carro importado e que vendeu relativamente bem, não há tanto mistério em se achar peças.
Porém, alguns componentes podem salgar a conta, assim como a desconfiança de muitos mecânicos.
Confira os preços de algumas peças do Kia Cerato 2012:
- Jogo de pastilhas de freio dianteiro: de R$ 160 a R$ 180
- Kit com quatro velas de ignição: de R$ 70 a R$ 120
- Kit óleo (4 litros 5w30 + filtro): de R$ 200 a R$ 270
- Bomba de combustível: de R$ 430 a R$ 610
- Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 470 a R$ 790
- Farol dianteiro: de R$ 400 a R$ 470
- Para-choque traseiro: de R$ 500 a R$ 980
10 – Descubra os principais problemas do Kia Cerato
Fique atento principalmente a estalos e trepidações excessivas na caixa de direção. A peça geralmente é uma das que sofre mais pela suspensão dura e com curso curto do Cerato. Olho vivo também sempre nas buchas e batentes do conjunto.
Outro item que merece atenção é a embreagem. Há queixas recorrentes quanto ao pedal enrijecido nas versões com câmbio manual. Ainda dê uma checada com calma na parte elétrica e no sistema de injeção de combustível.
O Kia Cerato vendido no Brasil só teve um recall. Foi para a troca das luzes do interruptor do freio nas unidades produzidas em 2009 e 2010.
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