Em uma época de pasteurização no design de muitos carros, a Kia deu seus primeiros passos de ousadia. Na segunda metade dos anos 2000, a marca sul-coreana mudou radicalmente sua escola de design e um dos primeiros modelos da nova era foi o Kia Soul.
Com porte de SUV e linhas harmonicamente quadradas, o Kia Soul virou referência de estilo e ousadia no setor automotivo. Chegou ao Brasil em 2009, teve sucesso e atualmente dá sopa no mercado de usados. Confira 10 fatos importantes sobre o Kia Soul antes de comprá-lo.
1 – A trajetória do crossover urbano sul-coreano
O Kia Soul foi apresentado globalmente no Salão de Paris de 2008 e definido pela fabricante sul-coreana como um crossover urbano. Misto de hatch com utilitário esportivo, foi lançado no Brasil em julho do ano seguinte, importado da Coreia com motor 1.6 e opções de câmbios manual e automático (de quatro marchas).
No ano seguinte, em janeiro, o propulsor Gamma virou flex e ficou levemente mais potente, além de os câmbios manual e automático passarem a ter seis marchas. Ainda em 2011, em novembro, o Kia Soul passou por uma reestilização já como linha 2012.
A segunda geração foi lançada em 2014. O modelo manteve o design ousado e o motor 1.6, contudo passou a ser importado apenas com transmissão automática de seis marchas. Durou apenas cinco anos por aqui, com as vendas encerradas em 2019.
2 - Carro de jovem com visual descolado
A ideia da Kia com o Soul e seu visual "descolado" era atrair um público jovem. A Nissan já fazia esse movimento com o Cube e a Toyota tinha transformado seus Key Cars japoneses na marca Scion nos EUA.
No Brasil, a primeira geração do Kia Soul fez sucesso. Com o apelo de "carro design", foi um dos modelos mais vendidos pela marca por aqui. Foram quase 9 mil unidades emplacadas em 2010 e cerca de 18 mil, em 2011, seu melhor ano.
Com o Inovar-Auto, que criou uma sobretaxa aos veículos de marcas sem conteúdo nacional, o crossover teve as vendas comprometidas. Em 2012, o Kia Soul vendeu menos de 4 mil unidades no mercado brasileiro.
3 – O Kia Soul teve a segunda geração
A segunda geração, em 2014, já veio com cotas limitadas de importação para serem vendidas sem o imposto a mais. Apesar de manter a pegada forte de design, sem preço competitivo e com a avalanche de novos SUVs compactos, não repetiu o sucesso. Saiu de cena em 2019.
4 - Escola Peter Schreyer
O designer alemão Peter Schreyer tinha acabado de sair do Grupo VW para ser chefe de design da Kia, em 2006. A missão do criador do Audi TT era mudar o desenho conservador e pouco inspirador dos veículos da fabricante asiática.
O Kia Soul foi um dos primeiros trabalhos de Schreyer nesse sentido. O estilo mais moderno e arrojado depois foi visto nas novas gerações do Sportage e Cerato. Logo assumiu o design da Hyundai e, em 2012, o alemão tornou-se um dos três presidentes do Grupo Hyundai-Kia.
5 - Origem Volkswagen?
Dizem que o Kia Soul “nasceu” com Peter Schreyer na Volkswagen. Quando era designer da marca alemã, ele integrou o time que desenvolveu um crossover baseado sobre a plataforma PQ24 – do Polo – e inspirado no Fox brasileiro.
O projeto foi rejeitado na montadora e Schreyer teria levado para a Kia parte da inspiração para o Soul. Fato é que a Volkswagen foi uma das últimas a ter um SUV compacto urbano.
6 – Como é o desempenho do crossover urbano?
O motor 1.6 16V do Kia Soul é bem conhecido do mercado. Trata-se do mesmo motor Gamma que equipa a primeira leva da linha Hyundai HB20 e de outros modelos do grupo sul-coreano.
O conjunto de 124cv tem boas arrancadas, mas rende melhor mesmo em médias rotações. Com o advento do flex na linha 2012 do Kia Soul, o crossover ficou levemente mais esperto e com 128cv de potência com etanol e 122cv, com gasolina.
Com câmbio manual de seis marchas nota-se um pouco mais de agilidade. A caixa automática de seis velocidades peca nas imprecisões. Além disso, as retomadas são prejudicadas pelo torque só disponível nas 5.000rpm.
Mesmo assim, em velocidades de cruzeiro na estrada, o Kia Soul deslancha. Só não espere um consumo moderado, especialmente nas derivações automáticas.
7 – Conforto e espaço no sul-coreano
É um compacto e o design cobra um pouco a conta no conforto. Na frente, o motorista fica naquela posição mais alta e reta, e desfruta de espaço agradável para pernas, ombros e joelhos.
No banco traseiro, há poucas sobras para os ocupantes. O porta-malas é largo, porém, pouco profundo, mas os 330 litros garantem bagagens médias e grandes.
De volta à cabine, a maior altura do Kia Soul pedia um acerto de suspensão melhor, e o carro quica bem nos buracos. O isolamento acústico é razoável, assim como o acabamento interno.
8 – Qual a melhor safra do Kia Soul?
Indicamos o Kia Soul 2012. O crossover já está com a reestilização de meia-vida e motor flex. Com câmbio manual, tem preços médios entre R$ 40 mil e R$ 46 mil , e com caixa automática, de R$ 43 mil a R$ 50 mil.
Entre os equipamentos de segurança, airbag duplo dianteiro, freios com ABS, câmera de ré e retrovisor eletrocrômico. Na parte de conforto, ar-condicionado, trio elétrico, ajustes de altura e de distância do volante, som com CD Player, conexão Bluetooth e entrada USB. Por fora, rodas de liga leve aro 16 polegadas e faróis de neblina.
9 – Preços de manutenção do Kia Soul
Por usar boa parte de mecânica da Hyundai, o Kia Soul tem peças e mecânica meio previsíveis. Não é barato de manter, os consertos da embreagem são complexos, mas também não vai acabar com seu orçamento de uma vez. Porém, os itens de carroceria costumam ser dispendiosos. Confira o preço de alguns componentes do Kia Soul 2012:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 180 a R$ 300
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 130 a R$ 150
- Bomba de combustível: de R$ 230 a R$ 400
- Kit troca de óleo (4 litros 5W30 + filtro): de R$ 240 a R$ 330
- Amortecedor traseiro: de R$ 360 a R$ 600
- Para-choque traseiro: de R$ 1.000 a R$ 1.400
- Farol direito: de R$ 500 a R$ 900
10 - Principais problemas do sul-coreano
Um dos problemas crônicos do Kia Soul diz respeito à queima precoce da bobina de ignição. Fique ligado também a dificuldades em dar partida, que pode ter origem no uso de filtro de combustível não original.
Componentes da suspensão também merecem atenção, assim como a embreagem. Observe se a caixa e a coluna de direção fazem ruídos estranhos e o volante apresenta folgas excessivas. Não há registros de recalls do Kia Soul.
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