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Kia Sportage 2015: 10 pontos importantes sobre o SUV

Terceira geração do SUV médio tem bom conjunto mecânico e opção de tração 4x4 por preços menores que a média da categoria entre os usados

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O Kia Sportage modelo 2015 é visto no mercado de usados como uma boa opção de compra
O Kia Sportage modelo 2015 é visto no mercado de usados como uma boa opção de compra Foto: O Kia Sportage modelo 2015 é visto no mercado de usados como uma boa opção de compra

Quando SUV ainda não nascia em cada quintal de garagem, o Kia Sportage de terceira geração já garantia uma fama peculiar. Geralmente, com design mais ousado que seus pares da Hyundai, oferecia certo status entre os médios e tinha forte apelo no custo/benefício.

Para se ter ideia, mesmo importado da Coreia do Sul, o Kia Sportage foi mais barato que seu companheiro de plataforma, o ix35, pelo menos antes deste ser montado no Brasil. Além disso, trazia diferenciais para o segmento, como opção de tração 4x4 e equipamentos interessantes.

O Kia Sportage 2015, em especial, merece destaque. Já vem com a reestilização de meia-vida, motor flex e faz parte da última fornada da terceira geração. Veja agora os 10 fatos sobre o SUV da marca sul-coreana.

Kia Sportage LX 2.0 16V modelo 2010 branco de frente na praça do Papa
Modelo tem linhas não muito ousadas, seguindo o padrão coreano (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

1 - Breve histórico do SUV sul-coreano

A terceira geração do Kia Sportage causou desde sua chegada ao Brasil, em 2010, já como linha 2011. Muito devido ao design mais arrojado assinado por Peter Schreyer, que saiu da Audi para mudar drasticamente o conceito de estilo dos carros da fabricante asiática.

O Kia Sportage desembarcou no Brasil, então, com motor 2.0 da família Theta. Em 2012, já teve novidades em equipamentos, como direção elétrica no lugar da assistência hidráulica, câmbio manual de seis marchas, luzes diurnas de condução e as rodas aro 18 polegadas (que vão cobrar uma conta, como veremos mais à frente).

Nesta mesma época, o Kia Sportage trocou de motor. Saiu o Theta a gasolina e entrou o conjunto da linha Nu, também 2.0 litros, só que flex. Inclusive, o modelo da Kia foi o primeiro SUV médio do mercado a ter propulsor que bebia tanto gasolina como etanol.

Em 2013, a grande novidade da linha do utilitário-esportivo veio na forma da central multimídia com entrada USB e conexão Bluetooth. No seu último ano, o Kia Sportage 2015 passou por uma leve maquiagem nos faróis, grade e lanternas, além de perder a opção de transmissão manual.

Kia Sportage LX 2.0 16V modelo 2010 branco de lateral na praça do Papa
O SUV médio tem dimensões compatíveis com o segmento (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

2 - InovarAuto deixou marcas na Kia

O Kia Sportage era um dos mais vendidos da categoria e um dos carros-chefe da fabricante sul-coreana, que vivia tempos de vacas gordas no Brasil. Para se ter ideia, a marca chegou a ter 2,3% no segmento de passeio no início da década passada e o Sportage teve quase 10 mil unidades emplacadas em 2012.

Porém, a chegada do InovarAuto, em 2013, freou a evolução da marca coreana no país. Para estimular a produção nacional, o programa sobretaxava em mais 30% carros de marcas que não tinham fábrica por aqui, como a Kia.

O Grupo Gandini, representante da Kia no Brasil, passou a ter de limitar as importações do Sportage para respeitar as cotas estabelecidas sem a taxação dupla. As vendas do Kia Sportage obviamente despencaram e em 2015 foram menos de 7 mil unidades.

Kia Sportage LX 2.0 16V modelo 2010 branco de traseira na praça do Papa
Traseira tem formas ligeiramente mais arredondadas, com lanternas horizontais (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

3 – Como é o desempenho do Kia Sportage?

O motor 2.0 Theta inicial da terceira geração do Kia Sportage já era um bom cartão de visitas para o utilitário-esportivo. Com comando variável de válvulas na admissão, gera 166cv e 20,1kgfm, rendendo boas arrancadas e retomadas de velocidade.

Mas o Kia Sportage flex é mais fácil de achar e é o que equipa a linha 2015 do SUV. Com 178cv de potência com gasolina e 169cv com etanol, o motor da família Nu proporciona um desempenho que mescla conforto com uma pequena dose de esportividade.

Com variação nos comandos também no escape, tem torque 21,8kgfm (e)/20,4kgfm (g) a 4.700rpm. Está disponível com câmbio manual de seis marchas ou automático, também de seis e com opção de mudanças sequências.

Kia Sportage LX 2.0 16V modelo 2010 branco cofre do motor na praça do Papa
O motor 2.0 litros de 16V garante bom desempenho, mas o consumo de combustível não é dos melhores (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

4 – Números de consumo do SUV médio

Se você curte muito o Kia Sportage, só faça vista grossa para o consumo. Medições dentro dos padrões do Inmetro e publicadas na tabela 2015 do PBEV mostram médias sofríveis.

Curiosamente, as configurações automáticas se mostraram mais eficientes. Confira:

Kia Sportage 2015 manual

  • Consumo etanol cidade: 5,8km/l
  • Consumo etanol estrada:6,9 km/l
  • Consumo gasolina cidade: 8,5km/l
  • Consumo gasolina estrada: 10,3km/l

Kia Sportage 2015 automático

  • Consumo etanol cidade: 6,3km/l
  • Consumo etanol estrada: 7,7km/l
  • Consumo gasolina cidade: 9,1km/l
  • Consumo gasolina estrada: 11,3km/l

5 - Conforto a bordo para motorista e passageiros

O Kia Sportage 3 é apontado como um dos mais confortáveis da história do SUV. A cabine espaçosa acomoda bem os passageiros da frente e de trás, enquanto o motorista tem aquela posição alta de dirigir.

O acerto de suspensão (McPherson na frente e independente multibraço na traseira) tem calibragem um pouco dura. Um destaque é o porta-malas. São 564 litros de volume, com vão amplo para acomodar as bagagens.

6 - Equipamentos básicos do Kia Sportage 2015

Desde a versão LX, o Kia Sportage 2015 é equipado com airbag duplo frontal, freios com ABS e EBD, Isofix, sensor de ré, freios a disco nas quatro rodas e piscas integrados nos retrovisores.

No conforto, ar-condicionado automático com saídas para o banco traseiro, sensor de luminosidade, direção elétrica, travas e vidros elétricos, volante com ajuste de altura, banco traseiro bipartido, entre outros.

A central multimídia traz GPS nativo, DVD/CD Player, Bluetooth e entrada USB. Por fora, rodas de liga-leve aro 18 polegadas e faróis de neblina.

7 - Versão EX é a mais recheada do SUV

A versão EX era a topo de linha e bem mais completa do Kia Sportage. Na segurança, agrega airbags laterais dianteiros e do tipo cortina, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, controle de descida, retrovisor eletrocrômico e luzes de condução diurna.

O ar-condicionado automático na EX é de duas zonas. O Kia Sportage 2015 topo de linha também oferece retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, chave presencial, banco do motorista elétrico e revestimento em couro. Teto solar fazia parte de um pacote de opcionais.

8 – Uma raridade: SUV médio com tração 4x4

Em tempos de SUVs cada vez mais urbanos e com nojo de lama, o Kia Sportage se sobressai. Ainda mais na linha 2015, que foi a última do SUV da Kia a ter 4x4 nas versões topo de linha EX e também na LX.

A tração integral é sob demanda e não chega a tornar o Kia Sportage um jipe. Porém, permite trafegar com o utilitário-esportivo em condições de pista mais desfavoráveis, como terra e até uma lama mais grudenta.

Ao mesmo tempo, o Kia Sportage tem características que favorecem uma brincadeira fora de estrada. O ângulo de entrada é de 28,1 graus, e o de saída é de 28,2 graus. Sem falar no controle eletrônico de descida da opção EX, que também ajuda no off-road.

9 – Preços salgados das peças do Kia Sportage

É preciso sempre lembrar que peças de modelos da Kia não são fáceis de achar. Mas o Kia Sportage, por ter vendido bem, sofre menos deste drama. Os preços, porém, são elevados:

  • Jogo de pastilhas de freio dianteiro: de R$ 160 a R$ 240
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 130 a R$ 280
  • Kit correia dentada: de R$ 300 a R$ 500
  • Bomba de combustível: R$ 350 a R$ 600
  • Jogo de amortecedores traseiros: de R$ 850 a R$ 1.300
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 340 a R$ 480
  • Farol dianteiro: de R$ 700 a R$ 1 mil
  • Para-choque traseiro: de R$ 900 a R$ 1.500

Kia Sportage LX 2.0 16V modelo 2010 branco roda de liga leve 18 polegadas na praça do Papa
As rodas de liga leve de 18 polegadas são de série na versão LX (Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press)

10 – Quais são os principais problemas do modelo sul-coreano?

Carro da Kia merece atenção em relação ao histórico de manutenção. Isso porque, como dito, as peças são caras e não tão fáceis de achar.

Se estiver de olho em algum Kia Sportage usado, observe também se o ar-condicionado gela normalmente, pois são vários os relatos de problemas no compressor do sistema de climatização. Ruídos e pulos na transmissão também merecem cuidado.

Lembra que falamos das "rodonas" aro 18 polegadas? Pois nas ruas brasileiras elas costumam comprometer a durabilidade dos componentes da suspensão. Então, olho em amortecedores, buchas e batentes.

Foi feito recall para verificação e conserto do câmbio automático em carros produzidos entre 2010 e 2011.

O VRUM testou o Kia Sportage 2022: saiba o que o Boris achou do carro!

https://youtu.be/_Md7R1SknkU

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