O Kicks chegou ao Brasil no embalo da… Nissan. A montadora japonesa havia acabado de inaugurar sua fábrica em Resende (RJ) e foi a patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio de 2016. A apresentação do Nissan Kicks no Brasil, naquele ano, teve até presença do então CEO global da marca, Carlos Ghosn.
Atualmente, o modelo é o único veículo produzido na fábrica brasileira da Nissan e disputa o acirrado segmento de SUVs compactos. Porém, a fabricante prepara a nova geração do Nissan Kicks para 2024, mas esta versão antiga será mantida em linha para brigar na base da categoria de crossovers pequenos. Veja 10 fatos sobre o Nissan Kicks.
1 – A trajetória do SUV compacto
A primeira aparição do Nissan Kicks no Brasil e no mundo se deu como carro-conceito no Salão de São Paulo de 2014. O projeto foi liderado pela filial brasileira da montadora japonesa e desenvolvido em parceria com três centros de design da marca (Londres, EUA e Japão).
Feito sobre a plataforma V, o Nissan Kicks começou a ser vendido no Brasil em 2016, inicialmente importado do México, e na carona das Olimpíadas do Rio, da qual a Nissan era uma das principais patrocinadoras. Um ano depois, passou a ser fabricado em Resende, ao lado do hatch March e do sedan Versa.
Sempre com o mesmo motor 1.6 16V, ganhou opções com a caixa automática CVT a partir de 2017. Depois de muitas séries, o Nissan Kicks passou por uma reestilização em 2021, já como linha 2022. Manteve o mesmo powertrain, mas deixou de oferecer versões com câmbio manual no ano passado. E, novamente, teve uma fornada de edições limitadas.
2 – Como é o desempenho do Nissan Kicks?
O motor do Nissan Kicks é o mesmo desde sua estreia. O conhecido 1.6 16V flex gerava, no início, 114cv de potência com qualquer mistura de combustível no tanque. Trata-se de um motor bom e eficiente desde os tempos da dupla March e Versa, com performance que privilegia mais o conforto.
Isso fica ainda evidente nas versões com câmbio automático, as mais indicadas. A transmissão tem aquele comportamento CVT raiz, com acelerações graduais, constantes e sem trancos. Não espere, então, um desempenho arrebatador, tampouco retomadas espertas, já que os 15,5kgfm de torque só se mostram plenamente nas 4.000rpm.
Depois da recalibragem do motor na linha 2022, o Nissan Kicks perdeu alguns cavalinhos. Só que, na prática, com 113cv (etanol)/110cv (gasolina) – e 15,3kgfm (e)/15,2kgfm (g) –, pouco percebe-se a diferença. A performance continua pacata e eficiente, agora sempre com caixa automática. A aceleração até 100km/h, com etanol, fica na casa dos 12 segundos.
3 – Consumo é ponto positivo
O SUV entrega um consumo bem interessante, especialmente com gasolina. Veja as médias válidas para todas as versões do Nissan Kicks 2024 na tabela 2023 do PBEV, com padrão de aferição do Inmetro:
- Consumo do Kicks com etanol na cidade: 7,8km/l
- Consumo do Kicks com gasolina na cidade: 11,4km/l
- Consumo do Kicks com etanol na estrada: 9,5km/l
- Consumo do Kicks com gasolina na estrada:13,8km/l
4 – Conforto considerável para um compacto
É o grande apelo do Nissan Kicks desde a sua estreia. Como dito, o SUV tem rodar confortável propiciado por um motor que vibra pouco e uma transmissão automática de comportamento linear. Isolamento acústico e acabamento interno são razoáveis para a categoria.
No espaço, o motorista tem posição ergonômica, alta e com certa folga para pernas e joelhos. O condutor também usufrui de bom campo de visão dianteira, mas o vidro pequeno atrapalha a visibilidade traseira.
No banco de trás, o espaço é generoso para dois adultos. Um terceiro passageiro, contudo, atrapalha a viagem. Já o porta-malas de 432 litros garante uma bagagem grande e duas médias.
O acerto da suspensão do Nissan Kicks agrada na maior parte do tempo. Filtra de forma eficiente buracos mais inocentes e entrega certa rigidez quando exigido em curvas. Nestas ocasiões, a propósito, a carroceria mostra boa rigidez também.
5 – Performance em vendas
O Nissan Kicks está numa briga de cachorro grande. Quando foi lançado, já teve de encarar modelos como Jeep Renegade e Honda HR-V, além de Ford EcoSport e Renault Duster. Atualmente, o segmento tem ainda mais competidores e o modelo Nissan honra um sétimo lugar nos emplacamentos de 2023.
Segundo dados do Renavam, de janeiro a setembro deste ano, o Nissan Kicks teve 35.655 unidades entregues. Fica atrás de modelos como Hyundai Creta, VW T-Cross e Nivus, Honda HR-V e Jeep Renegade, mas supera os dois SUVs compactos da Fiat (Pulse e Fastback) em vendas, assim como Citroën C4 Cactus, Renault Duster e Caoa Chery Tiggo 5x.
Bom frisar que hoje o Nissan Kicks é vendido em quatro versões, com adição de alguns pacotes de equipamentos. A mais cara é a que vem de série com o Pack Tech, com assistentes à condução, como frenagem autônoma de emergência e monitoramento de permanência em faixa.
- Kicks Active: R$ 112.990
- Kicks Sense: R$ 118.990
- Kicks Advance: R$ 132.990
- Kicks Advance com Pack Plus: R$ 135.190
- Kicks Exclusive: R$ 146.790
- Kicks Exclusive com Pack Tech: R$ 148.790
6 - Nossa dica para uma boa compra
Se você quer gastar menos de R$ 100 mil para pegar um Nissan Kicks seminovo a opção é ir nos modelos 2020, sem a reestilização, mas com preços entre R$ 85 mil e R$ 95 mil para a versão SL, a mais completa.
A então configuração topo de linha do Nissan Kicks oferece seis airbags, controles de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, câmera 360 graus e de ré, Isofix e sensor de estacionamento traseiro. O modelo já podia receber, como opcional, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência.
No conforto, ar-condicionado automático, trio elétrico, bancos revestidos em couro, sensores crepuscular e de chuva, retrovisores rebatíveis eletricamente, chave presencial e coluna de direção com ajustes de altura e de distância. A central multimídia é antiga, com tela de 5 polegadas, mas de operação simples e com conexão para Android Auto e Apple CarPlay.
7 - Séries legais do Nissan Kicks
Apesar de ter menos de oito anos de mercado completos, o que não falta para o Nissan Kicks é série especial para colocar no currículo. A primeira foi em 2016, do SUV ainda mexicano, a SV Edition. Em 2019, a Nissan aproveitou o fato de ser patrocinadora da Liga dos Campeões da Europa para lançar a UEFA Champions League, com 600 unidades
A mesma edição futebolística voltou em 2020, só que com mil carros. Antes disso, teve a Special Edition, baseada na versão S e com 950 unidades. E, mais recentemente, três séries seguidas XPlay, sobre a qual falaremos a seguir.
8 - Música no Fantástico
A Nissan acaba de emplacar pela terceira vez seguida a série XPlay na linha Kicks. A primeira tiragem surgiu para o SUV compacto em 2021. Voltou em 2022 e, em setembro de 2023, foi lançada mais uma leva de mil unidades – como em cada uma das duas anteriores.
Sempre baseado na versão Advance, o Nissan Kicks XPlay tem agora pintura preta com vermelho no teto e em detalhes nos para-choques e nas colunas traseiras. Traz ainda spoiler e rodas de liga leve em preto brilhante com aros de 17 polegadas.
Dentro, bancos e tapetes com o nome da série e detalhes em vermelho nas saídas do ar-condicionado e no volante. Na parte de equipamentos, carregador de celular por indução, central multimídia com tela de 8 polegadas, painel digital em display de 7 polegadas, chave presencial, entre outros. Custa R$ 140.490.
9 – Uma ideia sobre os custos de manutenção do Kicks
O SUV da marca japonesa tem fama de ter uma das revisões com preço fixo mais em conta da categoria. Confira os valores das manutenções obrigatórias do Nissan Kicks 2024:
- 10.000km: R$ 579
- 20.000km: R$ 867
- 30.000km: R$ 579
- 40.000km: R$ 867
- 50.000km: R$ 579
- 60.000km: R$ 867
Os preços das peças do Nissan Kicks também não assustam:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 120 a R$ 250
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 200 a R$ 330
- Bomba de combustível: de R$ 300 a R$ 480
- Kit troca de óleo (5 litros 5w30 + filtro): de R$ 210 a R$ 360
- Amortecedor traseiro: de R$ 500 a R$ 600 (o par)
- Para-choque traseiro: de R$ 820 a R$ 1.000
- Farol direito: de R$ 1.500 a R$ 1.900
10 - Principais problemas do SUV compacto
Os principais fóruns com donos de Nissan Kicks e registros no Reclame Aqui dizem respeito, principalmente, a problemas nos módulos do ABS e dos airbags, e a trepidações excessivas na caixa de direção. Também há queixas quanto à baixa durabilidade do alternador e falhas gritantes na pintura, especialmente no capô e no para-lamas.
O Nissan Kicks só teve um recall até o momento. O chamado foi para correção do posicionamento do banco do carona, e envolveu veículos produzidos em abril de 2018.
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