O Nissan March é um daqueles carros pragmáticos. O hatch compacto foi lançado no Brasil em 2011 para ser o modelo mais acessível da marca japonesa no país, com promessa de manutenção barata e desempenho razoável.
Cumpriu o seu papel nos quase 10 anos de mercado brasileiro. Vendeu razoavelmente bem, apesar da concorrência braba de marcas tradicionais. Atualmente, o Nissan March tem boa oferta de usados. Confira 10 fatos importantes sobre o modelo compacto.
1 – Um carro feito no México
Conhecido como Micra na Europa, o Nissan March chegou ao Brasil em setembro de 2011, importado do México. Feito sobre a plataforma V, essa quarta geração do hatch compacto foi produzida na fábrica de Aguascalientes.
2 – Hatch de marca japonesa equipado com motor francês
O Nissan March começou os trabalhos com motor 1.0 16V flex de origem Renault, mesmo do Clio da época – dois meses depois do lançamento veio o 1.6 16V flex, projeto da japonesa. As duas montadoras firmaram, em 1998, uma aliança global que perdura até hoje, alternando bons momentos e fases tensas.
3 – Obtendo a cidadania brasileira
Em maio de 2014, o Nissan March passou a ser produzido na recém-inaugurada fábrica de Resende (RJ), já com a reestilização de meia-vida. O carro mudou faróis, grade frontal e para-choques, além do acabamento interno. A arquitetura é a mesma V do modelo mexicano.
4 – E como é o desempenho do Nissan March?
As primeiras variantes com motor 1.0 quatro-cilindros de até 74cv da Renault têm desempenho apenas satisfatório. As acelerações são tímidas, as retomadas de velocidade sofríveis como em qualquer "mil" aspirado, mas o carro pega embalo nas retas depois das 3.000rpm.
O 1.0 três canecos lançado em 2015 deu outra vida ao compacto. Mais leve, moderno e com peças de menor atrito, ganhou em performance e eficiência. E também conferiu certo conforto no rodar.
Já com o 1.6 16V é outra história. Apesar de um desempenho um pouco áspero, os 111cv (com qualquer combustível) sobram no hatch de menos de 1 tonelada. As saídas de semáforo são bem mais espertas, contudo, na estrada é preciso reduzir para fazer ultrapassagens.
5 – Conjunto mecânico com câmbio CVT raiz
O câmbio manual merecia curso mais curto. Já a caixa automática continuamente variável (CVT), que passou a equipar o Nissan March em 2016 – como linha 2017 –, garante o conforto de um CVT raiz. Não tem simulação de marchas, nem trancos, porém, segura bem as rotações em determinadas situações.
6 – Conforto não é ponto forte do hatch compacto
Como é de se esperar em um hatch compacto, o espaço interno é limitado. Motorista tem posição boa de dirigir, mas o banco é estreito e as abas não acomodam bem o corpo. Atrás, dois adultos ficam numa boa, mas sem folgas.
O porta-malas de 265 litros é apenas razoável. A suspensão, por sua vez, lida melhor com os buracos na fase brasileira do Nissan March. O isolamento acústico deixa muito a desejar, assim como o acabamento interno.
7 – Qual é a boa versão do March?
Indicamos o Nissan March 2015, na versão SL com motor 1.6 16V. Tem freios com ABS e airbag duplo frontal, conforme a legislação, além de câmera de ré, ar-condicionado automático, trio elétrico, faróis de neblina, rodas de liga-leve e chave com telecomando das portas.
A central multimídia tem GPS, tomadas USB e Bluetooth. O Nissan March SL 2015 tem preços entre R$ 39 mil e R$ 46 mil nos principais sites de venda de veículos.
8 – Há também a opção das Séries Olímpicas
Patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio, a Nissan não perdeu tempo em fazer uma edição especial em referência ao maior evento esportivo do mundo. E não uma, mas duas séries limitadas Rio 2016 do Nissan March.
A primeira surgiu ainda na era mexicana do hatch. Foi aplicada nas variantes com motor 1.0 e 1.6, em 2012.
O Nissan March Rio 2016 mais incrementado foi o do ano das Olimpíadas, inspirado no conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2014. Com tiragem de 1 mil unidades, é baseada na SL 1.6. Por fora, chama a atenção de cara o teto pintado de preto e a cor laranja em detalhes nas capas dos retrovisores e nos spoilers.
A grade dianteira traz outro detalhe alaranjado com o número da edição limitada. Já as rodas de liga leve aro 16 polegadas são escurecidas e os símbolos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos aparecem nas laterais do Nissan March Rio 2016 em peças com acabamento escovado.
Na parte de equipamentos, destaque para a central Multi-App, com tela de 6,2 polegadas e espelhamento de celular. Ar-condicionado automático e digital, trio elétrico, volante multifuncional, banco do motorista com regulagem de altura e faróis de neblina estão entre os itens de série. Os preços nos sites de vendas de carros ficam entre R$ 49 mil e R$ 55 mil.
9 – Uma noção dos preços de manutenção do Nissan March
Quando em vida, o Nissan March tinha o plano de revisões mais em conta entre os compactos até os 60 mil quilômetros. De qualquer maneira, os motores quatro-cilindros têm fama de simples, enquanto o tricilíndrico costuma ser mais caro de manter.
Veja os preços de alguns componentes do Nissan March 1.6 ano 2015:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 140 a R$ 240
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 200 a R$ 380
- Bomba de combustível: de R$ 330 a R$ 500
- Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 215 a R$ 340
- Amortecedor traseiro (par): de R$ 440 a R$ 590
- Para-choque traseiro: de R$ 360 a R$ 560
- Farol direito: de R$ 670 a R$ 900
10 – Confira os principais problemas do hatch compacto
Donos de Nissan March de 2015 para cá costumam relatar problemas frequentes no alternador e também no sistema de injeção. O hatch compacto usado também pede atenção quanto a ruídos diferentes vindos da suspensão e da transmissão manual, além de comportamento anormal no funcionamento do CVT.
O Nissan March passou por duas campanhas de recall. Uma para a troca de airbag do motorista em modelos produzidos entre 2011 e 2014, linha 2015; e outra para a substituição do interruptor do sistema de ignição de unidades fabricadas em 2017.
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