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Nissan March: 10 fatos a saber antes da compra do usado

Hatch compacto foi a porta de entrada da marca japonesa no mercado brasileiro e é visto como uma boa opção entre os usados

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Nissan March foi lançado no mercado brasileiro em 2011
Nissan March foi lançado no mercado brasileiro em 2011 Foto: Nissan March foi lançado no mercado brasileiro em 2011

O Nissan March é um daqueles carros pragmáticos. O hatch compacto foi lançado no Brasil em 2011 para ser o modelo mais acessível da marca japonesa no país, com promessa de manutenção barata e desempenho razoável.

Cumpriu o seu papel nos quase 10 anos de mercado brasileiro. Vendeu razoavelmente bem, apesar da concorrência braba de marcas tradicionais. Atualmente, o Nissan March tem boa oferta de usados. Confira 10 fatos importantes sobre o modelo compacto.

nissan march modelo 2011 hatch compacto prata de traseira estatico no asfalto
O hatch compacto estreou no mercado brasileiro com motor 1.0

1 – Um carro feito no México

Conhecido como Micra na Europa, o Nissan March chegou ao Brasil em setembro de 2011, importado do México. Feito sobre a plataforma V, essa quarta geração do hatch compacto foi produzida na fábrica de Aguascalientes.

2 – Hatch de marca japonesa equipado com motor francês

O Nissan March começou os trabalhos com motor 1.0 16V flex de origem Renault, mesmo do Clio da época – dois meses depois do lançamento veio o 1.6 16V flex, projeto da japonesa. As duas montadoras firmaram, em 1998, uma aliança global que perdura até hoje, alternando bons momentos e fases tensas.

nissan march modelo 2011 hatch compacto prata interior bancos e painel estatico no asfalto
A simplicidade no acabamento é uma característica marcante no modelo 2011

3 – Obtendo a cidadania brasileira

Em maio de 2014, o Nissan March passou a ser produzido na recém-inaugurada fábrica de Resende (RJ), já com a reestilização de meia-vida. O carro mudou faróis, grade frontal e para-choques, além do acabamento interno. A arquitetura é a mesma V do modelo mexicano.

nissan march 1.6 sl modelo 2015 hatch compacto azul de frente estatico no asfalto
Na linha 2015, a versão SL 1.6 é vista como boa opção no mercado de usados

4 – E como é o desempenho do Nissan March?

As primeiras variantes com motor 1.0 quatro-cilindros de até 74cv da Renault têm desempenho apenas satisfatório. As acelerações são tímidas, as retomadas de velocidade sofríveis como em qualquer "mil" aspirado, mas o carro pega embalo nas retas depois das 3.000rpm.

O 1.0 três canecos lançado em 2015 deu outra vida ao compacto. Mais leve, moderno e com peças de menor atrito, ganhou em performance e eficiência. E também conferiu certo conforto no rodar.

Já com o 1.6 16V é outra história. Apesar de um desempenho um pouco áspero, os 111cv (com qualquer combustível) sobram no hatch de menos de 1 tonelada. As saídas de semáforo são bem mais espertas, contudo, na estrada é preciso reduzir para fazer ultrapassagens.

nissan march 1.6 sl modelo 2015 hatch compacto azul cofre do motor estatico no asfalto
Apesar do funcionamento áspero, o motor 1.6 garante bom desempenho ao hatch

5 – Conjunto mecânico com câmbio CVT raiz

O câmbio manual merecia curso mais curto. Já a caixa automática continuamente variável (CVT), que passou a equipar o Nissan March em 2016 – como linha 2017 –, garante o conforto de um CVT raiz. Não tem simulação de marchas, nem trancos, porém, segura bem as rotações em determinadas situações.

nissan march 1.6 sl modelo 2015 hatch compacto azul de traseira estatico no asfalto
Na linha 2015, o Nissan March já era produzido no Brasil

6 – Conforto não é ponto forte do hatch compacto

Como é de se esperar em um hatch compacto, o espaço interno é limitado. Motorista tem posição boa de dirigir, mas o banco é estreito e as abas não acomodam bem o corpo. Atrás, dois adultos ficam numa boa, mas sem folgas.

O porta-malas de 265 litros é apenas razoável. A suspensão, por sua vez, lida melhor com os buracos na fase brasileira do Nissan March. O isolamento acústico deixa muito a desejar, assim como o acabamento interno.

nissan march 1.6 sl modelo 2015 hatch compacto azul interior banco traseiro estatico no asfalto
Espaço no banco traseiro limitado para duas pessoas

7 – Qual é a boa versão do March?

Indicamos o Nissan March 2015, na versão SL com motor 1.6 16V. Tem freios com ABS e airbag duplo frontal, conforme a legislação, além de câmera de ré, ar-condicionado automático, trio elétrico, faróis de neblina, rodas de liga-leve e chave com telecomando das portas.

A central multimídia tem GPS, tomadas USB e Bluetooth. O Nissan March SL 2015 tem preços entre R$ 39 mil e R$ 46 mil nos principais sites de venda de veículos.

8 – Há também a opção das Séries Olímpicas

Patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio, a Nissan não perdeu tempo em fazer uma edição especial em referência ao maior evento esportivo do mundo. E não uma, mas duas séries limitadas Rio 2016 do Nissan March.

A primeira surgiu ainda na era mexicana do hatch. Foi aplicada nas variantes com motor 1.0 e 1.6, em 2012.

O Nissan March Rio 2016 mais incrementado foi o do ano das Olimpíadas, inspirado no conceito mostrado no Salão de São Paulo de 2014. Com tiragem de 1 mil unidades, é baseada na SL 1.6. Por fora, chama a atenção de cara o teto pintado de preto e a cor laranja em detalhes nas capas dos retrovisores e nos spoilers.

nissan march 1.6 sl modelo 2015 hatch compacto azul interior bancos e painel estatico no asfalto
O acabamento melhorou um pouco ao longo dos anos, mas o excesso de plástico permaneceu

A grade dianteira traz outro detalhe alaranjado com o número da edição limitada. Já as rodas de liga leve aro 16 polegadas são escurecidas e os símbolos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos aparecem nas laterais do Nissan March Rio 2016 em peças com acabamento escovado.

Na parte de equipamentos, destaque para a central Multi-App, com tela de 6,2 polegadas e espelhamento de celular. Ar-condicionado automático e digital, trio elétrico, volante multifuncional, banco do motorista com regulagem de altura e faróis de neblina estão entre os itens de série. Os preços nos sites de vendas de carros ficam entre R$ 49 mil e R$ 55 mil.

9 – Uma noção dos preços de manutenção do Nissan March

Quando em vida, o Nissan March tinha o plano de revisões mais em conta entre os compactos até os 60 mil quilômetros. De qualquer maneira, os motores quatro-cilindros têm fama de simples, enquanto o tricilíndrico costuma ser mais caro de manter.

Veja os preços de alguns componentes do Nissan March 1.6 ano 2015:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 140 a R$ 240
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 200 a R$ 380
  • Bomba de combustível: de R$ 330 a R$ 500
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 215 a R$ 340
  • Amortecedor traseiro (par): de R$ 440 a R$ 590
  • Para-choque traseiro: de R$ 360 a R$ 560
  • Farol direito: de R$ 670 a R$ 900

nissan march 1.6 sl modelo 2015 hatch compacto azul interior porta malas estatico no asfalto
O porta-malas é bem pequeno, mesmo para um hatch compacto

10 – Confira os principais problemas do hatch compacto

Donos de Nissan March de 2015 para cá costumam relatar problemas frequentes no alternador e também no sistema de injeção. O hatch compacto usado também pede atenção quanto a ruídos diferentes vindos da suspensão e da transmissão manual, além de comportamento anormal no funcionamento do CVT.

O Nissan March passou por duas campanhas de recall. Uma para a troca de airbag do motorista em modelos produzidos entre 2011 e 2014, linha 2015; e outra para a substituição do interruptor do sistema de ignição de unidades fabricadas em 2017.

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