O Nissan Versa sempre foi um carro daquele tipo racional. Apesar do desenho controverso e do acabamento simples, tem espaço de médio, mas sempre figurou entre os carros compactos. Por isso, sempre é um modelo que atrai um público que precisa do carro para cidade ou para o trabalho.
Desta forma, o Nissan Versa atende bem a quem procura um automóvel eficiente para uso urbano e que permite um certo conforto, tanto na cidade como na estrada. Conheça 10 fatos importantes sobre o sedã da marca japonesa.
1 – O sedã chegou mexicano e depois virou brasileiro
O Nissan Versa chegou inicialmente no Brasil importado do México, em 2011, sempre com o motor 1.6 de 111cv e em três versões: S, SV e SL. Feito sobre a plataforma V da fabricante japonesa (mesma do March), desembarcou por aqui de olho em uma fatia do segmento que já crescia: o de sedãs compactos mais espaçosos, onde já figuravam Renault Logan e Chevrolet Cobalt, entre outros.
Em 2015, o Nissan Versa passou a ser produzido na fábrica da marca em Resende (RJ). Remodelado, ganhou visual um pouco menos controverso e acabamento razoavelmente melhorado. Para marcar a cidadania brasileira, o sedã estreou o motor 1.0 três cilindros na linha 2017, que logo se tornou um dos carros mais econômicos do país (veremos o consumo a seguir).
Na linha 2017 é a vez de o Nissan Versa estrear, finalmente, uma transmissão automática. A Nissan optou pelo câmbio continuamente variável (CVT), sobre o qual também falaremos a seguir. Em 2020, com a chegada da nova geração, o velho sedã passou a se chamar V-Drive, mas teve vida curta com esta alcunha.
2 - Os motores e o desempenho do Nissan Versa
O motor 1.6 16V sempre acompanhou o Nissan Versa desde a estreia. Com 111cv e 15,1kgfm a 4,000 rpm, esse motor entrega desempenho suficiente para o sedã, sem cobrar muito na hora de abastecer. Acelerações relativamente ágeis e retomadas regulares marcam a performance do modelo com este conjunto.
A chegada do câmbio CVT em 2017 trouxe conforto ao Nissan Versa, mas o câmbio automático continuamente variável é aquele raiz. Segura bem os giros, às vezes parece uma enceradeira, porém, preza o conforto e não se sente trancos devido ao desempenho linear. Sequer tem opção de mudanças sequenciais e a tecla sport, que só estica mais os giros, fica até escondida na base da alavanca da caixa.
O 1.0 três-cilindros do Nissan Versa veio na esteira da tendência do downsizing, de motores mais compactos, com peças de menor atrito e sem perder tanta potência. Derivado do 1.2 europeu (HR12), o propulsor entrega performance até surpreendente para um “mil” cilindradas de 77cv e 10kgfm.
A engenharia da Nissan também fez sua parte. Deixou as primeiras relações do câmbio manual bem curtas e com engates precisos no curso da alavanca. Obviamente, o motor se ressente em subidas e retomadas, todavia, tem baixo nível de vibração e consumo bastante moderado, como veremos a seguir.
3 - Como são os números de consumo do sedã?
Como dito, os conjuntos mecânicos do Nissan Versa se destacam por uma certa eficiência, tanto na cidade quanto na estrada. Confira agora as médias anotadas pelo sedã, de acordo com os padrões definidos pelo Inmetro para o programa brasileiro de etiquetagem (PBE) – em km/l na tabela de 2019.
Nissan Versa 1.0 12V - Conforto e S
- Consumo etanol cidade: 8,8km/l
- Consumo etanol estrada: 10,5km/l
- Consumo gasolina cidade: 12,9km/l
- Consumo gasolina estrada: 15,3km/l
- Nota comparação categoria: B
- Nota comparação geral: B
Nissan Versa 1.6 16V - S, SV e SL
- Consumo etanol cidade: 8,4km/l
- Consumo etanol estrada: 10km/l
- Consumo gasolina cidade: 12,6km/l
- Consumo gasolina estrada: 14,4km/l
- Nota comparação categoria: B
- Nota comparação geral: B
Nissan Versa 1.6 16V CVT - SV, Unique e SL
- Consumo etanol cidade: 7,8km/l
- Consumo etanol estrada: 10km/l
- Consumo gasolina cidade: 11,6km/l
- Consumo gasolina estrada: 14,1km/l
- Nota comparação categoria: C
- Nota comparação geral: B
4 - Espaço e conforto são destaques no Nissan Versa
O Nissan Versa sempre se destacou pelo espaço interno, beneficiado pelos seus 2,60m de distância entre-eixos. Motorista e passageiro têm bom vão para pernas e ombros, apesar do banco estreito. Atrás, o assento acomoda bem dois adultos e uma criança. O porta-malas de 460 litros também sempre foi um dos destaques, com bom vão para acomodar bagagens de diferentes tamanhos.
O Nissan Versa brasileiro melhorou muito a questão do acabamento, apesar do plástico rígido reinar em painéis e revestimentos. O carro herdou o volante do Sentra, que incomoda pelo miolo muito grande, porém, entrega boa pegada. A assistência elétrica da direção, inclusive, é uma maravilha na hora de estacionar, contudo, merecia uma variação melhor em altas velocidades.
Um detalhe negativo na regionalização do Nissan Versa brasileiro foi que o carro perdeu o encosto bipartido do banco traseiro. Outro ponto que deixa a desejar no sedã é a suspensão dura na versão mexicana, mas que não melhorou muito na versão brasileira.
5 - Qual é a boa safra do sedã?
Uma boa pedida de usado é o Nissan Versa 2019 na versão SL 1.6 16V automática. Era a configuração topo de linha do modelo na época e tem preços entre R$ 65 mil e R$ 72 mil nos principais sites de compra e venda da internet.
Na parte de segurança, esta configuração do Nissan Versa oferece apenas o airbag duplo e freios com ABS obrigatórios por lei, além de câmera de ré e Isofix para fixação de cadeirinhas infantis. No conforto, agrega ar-condicionado automático, direção elétrica, trio elétrico, bancos revestidos em couro, ajustes de altura do volante e do banco do motorista, rodas de liga leve com aros de 16 polegadas e faróis de neblina.
O modelo tem central multimídia com tela de 6,7 polegadas. Ela oferece espelhamento de celular compatível com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, tomada USB, GPS inativo e HD interno.
6 – A série derradeira do Nissan Versa
Em 2020, pouco antes de se tornar V-Drive, o velho Nissan Versa ganhou a série Special Edition, limitada a 550 unidades. Com motor 1.6 e câmbio CVT, era baseada na versão S. Entre os equipamentos, ar-condicionado, comandos de áudio e telefone no volante, computador de bordo, telecomando das portas na chave e central multimídia. As rodas são de aço, com aros de 15 polegadas.
7 - V-Drive na despedida do modelo
Em meio à pandemia da COVID-19, o Nissan Versa virou V-Drive em 2020, atendendo a nova nomenclatura global para o carro determinada pela marca. Isso porque a segunda geração do sedã já havia sido lançada no México e estava a caminho do Brasil.
O V-Drive passou a ter quatro versões, com motores 1.0 e 1.6 (manual e CVT), e foi aliviado em equipamentos para segurar os preços. As opções de entrada só eram dotadas do básico: ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, vidros e travas elétricos, volante com ajuste de altura e rodas de aço de 15 polegadas.
Esses modelos mais básicos perderam até o sistema com CD player e Bluetooth e passaram a ter apenas preparação para som. Mesmo uma simples cobertura interna do porta-malas só foi oferecida nas variantes com motor 1.6. Em outubro de 2021, um ano após a chegada do novo Nissan Versa do México, o V-Drive deixou de ser feito em Resende.
8 - Um sedã com revisões baratas
Um dos grandes diferenciais do Nissan Versa – e da marca – no mercado brasileiro sempre foi o plano de revisões com preço fixo entre os mais competitivos em seu segmento. Veja o valor das manutenções obrigatórias nas concessionárias da marca japonesa:
Nissan Versa 1.0
- 40.000 km: R$ 735
- 50.000 km: R$ 486
- 60.000 km: R$ 735
Nissan Versa 1.6
- 40.000 km: R$ 789
- 50.000 km: R$ 531
- 60.000 km: R$ 789
Ao mesmo tempo, a manutenção tem fama de simples e as peças têm custos condizentes:
- Jogo de pastilhas de freio dianteiro: entre R$ 90 e R$ 150
- Jogo de três velas (1.0): entre R$ 140 e R$ 170
- Jogo de quatro velas (1.6): entre R$ 200 e R$ 250
- Bomba de combustível: entre R$ 900 e R$ 1.400
- Par de amortecedores traseiros: entre R$ 500 e R$ 800
- Conjunto farol dianteiro: entre R$ 950 e R$ 1.500
- Para-choque traseiro: entre R$ 1.600 e R$ 2.000
9 – Atenção aos problemas do Versa
Como todo carro, o Nissan Versa também tem seus problemas crônicos aos quais o interessado deve ficar atento. Trepidações no câmbio, especialmente em marcha lenta, além de ruídos na coluna de direção são queixas comuns registradas em fóruns com donos do automóvel e também no site do Reclame Aqui.
Outro problema relatado com frequência diz respeito ao pedal da embreagem, que fica duro e apresenta rangidos. Isso pode sinalizar problemas no atuador interno, porém, observe se não há necessidade de troca de platô e disco do sistema. Há reclamações, ainda, do sistema de ar-condicionado e ventilação.
10 – Não se esqueça dos recalls do sedã
O Versa teve três recalls em sua vida no Brasil. Um deles, o dos airbags fatais da Takata. Confira os chamados que envolveram o sedã.
Recall de 30.073 unidades produzidas no México e no Brasil, entre julho de 2011 e setembro de 2014, para inspeção e substituição do gerador de gases de airbags para o motorista, com numeração de chassis não sequenciais de 3N1CN7AD4EK390001 a 3N1CN7AD1CL864719.
Recall de 12.891 unidades feito entre março e novembro de 2017 para inspeção e troca do interruptor do sistema de ignição, com numeração de chassis não sequenciais de 94DBCAN17HB117190 a 94DBFAN17JB200839.
Recall de 114 unidades fabricadas em abril de 2018 para a correção do posicionamento e troca do banco do passageiro dianteiro, com numeração de chassis não sequenciais de 94DBCAN17JB217802 a 94DBFAN17KB100193.
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