A General Motors foi uma fabricante que surfou bem no segmento de sedans. Durante décadas, a Chevrolet teve uns três modelos compactos da categoria. Atualmente, fato que só existe o Onix Plus no segmento, mas o modelo colhe os louros do caminho traçado pela marca.
Desde o lançamento – juntamente com a segunda geração do hatch de mesmo nome –, o Onix Plus figura entre os automóveis mais vendidos do país. Isso apesar de problemas na produção, conforme você verá a seguir.
As boas vendas reverberam no segmento de carros usados e seminovos, onde o sedan acaba sendo uma boa opção de modelo confortável, econômico, equipado e com bom porta-malas. Veja agora 10 fatos sobre o Chevrolet Onix Plus.
1 – Chevrolet Onix Plus foi o sucessor do Prisma
O Onix Plus foi lançado em 2019, quase que ao mesmo tempo que a segunda leva do hatch. O modelo chegou para suceder o Prisma – este nasceu como sedan do Celta e, depois, continuou como oriundo da primeira geração do Onix.
O Chevrolet Onix Plus estreou a nova linha de motores CSS Prime, com opções aspirada e turbinada, e usa a plataforma global GEM, de origem chinesa e voltada para projetos compactos em mercados emergentes. É produzido em Gravataí (RS), onde também é feito o Onix hatch.
2 - Produção interrompida por falta de semicondutores
A linha Onix foi a mais afetada no Brasil pela crise logística e no fornecimento de semicondutores, que até hoje impacta a indústria global desde o início da pandemia de COVID-19. A fábrica gaúcha chegou a ficar quatro meses sem produzir o sedan e o hatch em 2020.
Depois, o Onix Plus continuou sofrendo com alterações no programa de produção. A GM chegou a tirar recursos como Bluetooth da linha para "economizar" nos chips – algo que outras montadoras também fizeram em diferentes modelos para sobreviver ao nó logístico.
3 - Sedan mais vendido no mercado brasileiro
Mesmo assim, foi só a produção normalizar um pouco para o Onix Plus voltar a figurar entre os mais vendidos, como no período pré-pandemia. No acumulado de janeiro a abril, já é o sedan mais emplacado do Brasil, segundo dados da Fenabrave.
Foram mais de 23 mil unidades no primeiro quadrimestre de 2023. De quebra, é o segundo carro de passeio mais comercializado do país na soma do ano, atrás apenas do Onix hatch.
4 – Desempenho com as diferentes opções de motores
O advento dos novos motores CSS deram um upgrade e tanto à linha compacta da GM. Saíram de cena os velhos 1.0 e 1.4 Família 1 e entraram conjuntos três cilindros mais modernos, eficientes e com direito a turbo.
O 1.0 aspirado gera 82cv com etanol e 78cv, com gasolina, e entrega eficiência e um desempenho esperado. Nada de arrancadas voluntariosas, mas o Onix Plus não chega a ser manco – com exceção da hora de encarar ladeiras e subidas
O motor 1.0 turbo de 116cv, claro, é melhor. A calibragem do conjunto com câmbio automático de seis marchas privilegia um rodar mais confortável. Contudo, se você pisar forte no acelerador, o Onix Plus turbinado vai responder bem e com agilidade.
5 – E como é o consumo de combustível do sedan compacto?
O modelo é um carro bastante econômico. Curiosamente, em algumas versões, o Onix Plus se mostra mais eficiente do que o próprio hatch. Inclusive, com ótimos números na estrada.
Confira as médias de consumo da linha do sedan da Chevrolet, segundo a tabela do PBEV de 2023:
Chevrolet Onix Plus 1.0 MT
- Consumo etanol cidade: 9,5km/l
- Consumo etanol estrada: 12,4km/l
- Consumo gasolina cidade: 13,6km/l
- Consumo gasolina estrada: 17,5km/l
Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo MT
- Consumo etanol cidade: 9,3km/l
- Consumo etanol estrada: 11,8km/l
- Consumo gasolina cidade: 13,4km/l
- Consumo gasolina estrada: 16,9km/l
Chevrolet Onix Plus 1.0 turbo AT
- Consumo etanol cidade: 8,4km/l
- Consumo etanol estrada: 12,2km/l
- Consumo gasolina cidade: 12,3km/l
- Consumo gasolina estrada: 16,8km/l
6 – Conforto condizente com o segmento
O Onix Plus ganhou pouca coisa em termos de espaço em relação ao antecessor Prisma. A posição de dirigir é Ok e o carro leva de forma amigável até cinco pessoas, com a criança ali no meio do banco traseiro.
Mas o carro é bem mais confortável que os antecessores. Especialmente em aspectos como isolamento acústico e acabamento interno, que, apesar de estar longe de ser uma maravilha, é honesto.
A suspensão também tem boa calibragem e não oscila tanto nos buracos. Já o porta-malas leva 469 litros e tem espaço suficiente para malas grandes e médias.
7 - Boa safra que pode ser opção no mercado de seminovos
Indicamos o Chevrolet Onix Plus LTZ com motor turbo e câmbio automático de seis marchas, ano 2020/2021. O modelo tem boa lista de equipamentos e o conjunto mais bacana da linha. Os preços, nos principais sites de compra e venda da internet, oscilam entre R$ 77 mil e R$ 84 mil – segunda quinzena de maio de 2023.
Nos itens de segurança, além dos seis airbags, controles de estabilidade, de tração e de subidas, e Isofix inerente à linha desde o lançamento, em 2019, o Onix Plus LTZ leva câmera e sensores de ré e faróis com regulagem de altura.
No conforto, ar-condicionado, chave presencial, controle de cruzeiro, sensor crepuscular, trio elétrico, ajustes de altura e de distância do volante, entre outros. A central multimídia é a MyLink, com tela de oito polegadas e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
8 - Série especial que merece atenção
O Onix Plus também tem uma edição especial que pode ser uma boa opção de compra. A Midnight – que volta e meia aparece em outros modelos da GM no Brasil – traz elementos estéticos com visual “dark”. Além das lentes dos faróis, tem elementos escurecidos nas rodas de liga leve, na grade e até na gravatinha da Chevrolet.
Segundo a montadora, o tom preto da carroceria ainda recebeu uma camada extra de verniz. A edição é baseada na topo de linha Premier, usa motor 1.0 turbo, caixa automática e recebe bancos revestidos em couro, partida do motor por botão, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. Modelos 2021/2021 têm preços entre R$ 88 mil e R$ 93 mil – segunda quinzena de maio de 2023.
9 – Como são os preços de manutenção do Onix Plus
O Chevrolet Onix Plus trouxe motor novo e a manutenção costuma ser um pouco mais cara. Veja os valores de revisão com preço fixo, tanto das versões aspiradas como na turbo:
- 10.000 km: R$ 444
- 20.000 km: R$ 848
- 30.000 km: R$ 688
- 40.000 km: R$ 936
- 50.000 km: R$ 660
- 60.000 km: R$ 848
- Total: R$ 4.424
Confira os preços de algumas peças e serviços fora da concessionária do Onix Plus turbo:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 100 a R$ 170
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 100 a R$ 210
- Bomba de combustível: de R$ 500 a R$ 650
- Kit troca de óleo (4 litros 5w30 + filtro): de R$ 300 a R$ 440
- Amortecedor traseiro: de R$ 220 a R$ 500
- Para-choque traseiro: de R$ 450 a R$ 700 (sem pintura)
- Farol direito: de R$ 480 a R$ 900
10 - Principais problemas apresentados pelo sedan compacto
Um dos principais problemas no Onix Plus diz respeito aos freios. Há diversos relatos em grupos de discussão e no site do Reclame Aqui de estalos, endurecimento do pedal e desgaste precoce e de pastilhas e discos.
Fique atento também a problemas no ar-condicionado, com relatos de que o equipamento não gela direito. Falhas na transmissão e defeitos na pintura também devem ser observados.
O Chevrolet Onix Plus já passou por campanha de recall para troca do módulo de controle do motor das unidades produzidas em 2020.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas