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Palio Weekend Adventure: 10 pontos a saber antes da compra

Station wagon compacta da Fiat é boa opção para saudosos apaixonados por peruas, ainda mais na versão aventureira

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A perua Fiat Palio Adventure foi lançada em 1999, inaugurando o estilo aventureiro
A perua Fiat Palio Adventure foi lançada em 1999, inaugurando o estilo aventureiro Foto: A perua Fiat Palio Adventure foi lançada em 1999, inaugurando o estilo aventureiro

Muito antes da febre dos SUVs urbanos, a Fiat teve uma boa sacada no mercado brasileiro. Pegou a perua Palio Weekend e iniciou com ela a série Adventure, que foi incorporada a outros modelos da linha da marca italiana – e que foi seguido pelos concorrentes.

A Palio Weekend Adventure surgiu com a mesma proposta que o Ford EcoSport teria anos mais tarde. Vender a imagem de um jipe sem necessariamente ter capacidades off-road de fato. Nesta equação, modificações mecânicas pontuais e muitos adereços na carroceria.

fiat palio weekend adventure modelo 2001 verde de traseira estatica na estrada de terra
O modelo 2001 já trazia os apetrechos como molduras de plástico nas caixas de rodas

O modelo fez tanto sucesso que chegou a representar metade das vendas da Palio Weekend nos anos 2000. Mesmo sendo a opção mais cara da gama. Por isso mesmo, tornou-se uma boa opção de usado. Conheça agora 10 fatos sobre a Palio Weekend Adventure.

1 – Relembrando a trajetória da perua

Vamos começar com a história da Palio Weekend. A perua derivada do hatch compacto global da Fiat, lançado em 1996, foi um projeto brasileiro. Foi lançada em 1997 em duas versões e com motores 1.5 e 1.6 16V.

A primeira reestilização aconteceu em 2000, juntamente com as mudanças na linha Palio. Outras remodelações foram feitas em 2003 e em 2007. Em 2012, o último face-lift que acompanhou a station-wagon até o seu fim, em 2019.

Nestes 20 anos, a Palio Weekend teve diferentes motores: 1.0 com câmbio de seis marchas – terrível em desempenho, especialmente em subidas de serras –, 1.3, 1.4, 1.6 8V e os propulsores E.torQ. também foram muitas versões e séries especiais, além da linha Adventure, que vamos explorar mais nesta reportagem.

fiat palio weekend adventure modelo 2001 verde interior painel de instrumentos volante estatica na estrada de terra
O painel da perua segue o padrão da família Palio, com muito plástico no acabamento

2 - Surgimento da versão Adventure

Nos anos 1990, as pesquisas de mercado apontavam que donos de utilitários-esportivos pouco ou quase nunca usavam as aptidões fora de estrada dos seus veículos. Era coisa de menos de 5% de proprietários que já haviam engatado a tração 4x4 pelo menos uma vez.

A Fiat, então, idealizou um carro de passeio com visual off-road, mas só com algumas mudanças mecânicas para deixá-lo mais robusto. Desta forma, a perua Fiat Palio Weekend Adventure apareceu em 1999, sobre a mesma base da station-wagon e do hatch, e acompanhou as reestilizações da linha ao longo de sua trajetória.

3 - Primeiro crossover brasileiro?

O conceito de crossover existe há tempos. Mas há uma discussão se a perua Palio Weekend Adventure produzida em Betim (MG) foi mesmo o primeiro modelo brasileiro a mesclar duas propostas de carroceria.

Seja como for, a Palio Weekend Adventure adotou uma receita que foi seguida por outras marcas. Suspensão elevada, amortecedores mais robustos (Powershock, da Marelli, com molas internas), maior vão livre do solo e pneus de uso misto eram as principais alterações em um carro 4cm mais alto que as versões civis.

fiat palio weekend adventure dualogic modelo 2010 vinho de frente estatica na estrada de terra
Na linha 2010, a perua Fiat Palio Weekend Adventure já trazia o visual atualizado da família Palio

Tudo embalado em um design que vende a imagem de aventureiro, obviamente. Molduras pretas na carroceria, estribos, para-choque de impulsão, bagageiro no teto e rodas de liga leve são quase regra.

No caso da Palio Weekend Adventure, ainda tem os faróis de neblina e os de longo alcance para reforçar o porte destemido. Dentro, bancos com revestimento especial, acabamento diferente e nome da versão em vários cantos – sem falar em inclinômetros e bússola.

4- E como é o desempenho da Palio Weekend?

A perua Palio Weekend Adventure teve um sem número de motores, por isso, vamos focar no ano 2010 e no motor 1.8 E.torQ. Ele substituiu os 1.8 Família II de origem General Motors naquele ano e passou a equipar a perua aventureira até ela sair de linha.

De cara, isso já representou um ganho de potência. São 132cv com etanol e 130cv, com gasolina, do propulsor que era produzido em Campo Largo (PR), na antiga fábrica da Tritec (joint venture entre BMW e Chrysler). A maior força é percebida principalmente nas arrancadas, com aceleração até 100km/h em pouco mais de 11 segundos.

O câmbio manual de cinco marchas da Fiat trabalha melhor com esse 1.8 16V. Contudo, aquele engates espinhosos e pouco precisos famosos na linha Palio se repetem na perua.

E ao contrário do que o nome do motor possa sugerir, as retomadas da Palio Weekend Adventure 2010 exigem reduções de marcha. Justamente porque o torque de 18,9kgfm(e)/18,4kgfm (g) aparece tarde, a 4.500rpm, como é típico em um conjunto multiválvulas.

fiat palio weekend adventure dualogic modelo 2010 vinho cofre do motor estatica na estrada de terra
O motor 1.8 E.torQ, com 132cv de potência máxima, é a melhor opção

5 – Destaque para a robustez da perua

A altura maior da Palio Weekend Adventure passa uma certa sensação de segurança para o motorista encarar aquelas ruas maltratadas do nosso Brasilzão. Além disso, os amortecedores reforçados também aguentam mais a buraqueira e não dão batidas bruscas no fim de curso. E também é uma boa para pegar aquela estradinha de terra inocente.

Além disso, a Palio Weekend Adventure 2010 já tinha o sistema Locker. O bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro não vai te permitir seguir um Land Rover numa trilha, mas pode te ajudar a sair de um atoleiro leve.

6 – Conforto não é um ponto forte

Trata-se de uma station-wagon compacta, portanto, não espere uma cabine muito ampla. Passageiros têm espaço justo para pernas, joelhos e ombros, e o banco traseiro é mais aconselhável para dois adultos.

A ergonomia é um dos pontos fortes desta primeira geração do Palio e se repete na Weekend Adventure. Os comandos são intuitivos e ficam bem posicionados para o motorista.

A direção tem bom diâmetro de giro (10,8 metros), mas poderia ser mais leve na hora das manobras. Além disso, a robustez da suspensão resulta em um nível de trepidação maior na cabine ao passar por paralelepípedos e trechos de pista ondulada.

O porta-malas agrada com seus 460 litros e espaço para duas bagagens grandes, mais pequenos volumes.

7 - Boa safra 1

A Palio Weekend Adventure 2010 linha 2011 é uma boa pedida. Já é equipada com o motor 1.8 16V E.torQ e tem lista de equipamentos razoável.

Freios com ABS, airbag duplo frontal, repetidores de setas nas capas dos retrovisores e encostos de cabeça para todos os ocupantes eram itens de série. Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, encosto traseiro rebativel e som simples completavam o pacote.

Em 2010, a Fiat Palio Weekend Adventure era cheia de kits opcionais. Então, vale pesquisar nos anúncios nos principais sites de venda de carros, nos quais o modelo tem preços entre R$ 36 mil e R$ 43 mil.

Sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, bancos revestidos em couro, volante multifuncional, som com entrada USB e Bluetooth e sensores de luminosidade e de chuva faziam parte dos pacotes de opcionais.

fiat palio weekend adventure dualogic modelo 2010 vinho interior porta malas estatica na estrada de terra
Porta-malas é de bom tamanho, com 460 litros de capacidade volumétrica

8 - Boa safra 2

Indicamos também a série Extreme, que fez parte da linha Adventure da Palio Weekend em 2016 e tem preços de R$ 46 mil a R$ 55 mil no mercado de usados. Esta vem com central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, DVD player, TV digital, tomada USB e Bluetooth.

Volante multifuncional revestido em couro, tapetes exclusivos com o nome da série e soleiras escurecidas fazem parte da tiragem da perua aventureira. Na parte de fora, rodas de liga leve, para-choques com pintura diferente e faróis com lentes escurecidas completam o pacote.

9 – Como são os preços de manutenção da Palio Weekend?

A linha Palio Weekend Adventure usa a mesma mecânica de vários outros modelos Fiat. Isso significa manutenção simples e com preços razoáveis, e peças fáceis de achar.

Confira os preços de alguns componentes da Fiat Palio Weekend Adventure 2010:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 90
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 75 a R$ 130
  • Bomba de combustível: de R$ 150 a R$ 280
  • Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 170 a R$ 300
  • Amortecedor traseiro: de R$ 180 a R$ 370
  • Para-choque traseiro: de R$ 280 a R$ 550
  • Farol direito: de R$ 400 a R$ 630

fiat palio weekend adventure dualogic modelo 2010 vinho de lateral estatica na estrada de terra
Com as suspensões um pouco elevadas e pneus de uso misto, a perua Palio Weekend passa bem por estradas de terra

10 - Principais problemas da perua

Os primeiros Palio com motor E.torQ tiveram problemas de rompimento precoce da corrente de distribuição e eventuais quebras dos pistões. Fique atento se o propulsor já não passou por retífica.

Casos de superaquecimento e problemas nos rolamentos também são comuns na Palio Weekend Adventure. Fique ligado ainda em trepidações excessivas do câmbio e na parte elétrica.

A perua Palio Weekend Adventure já foi convocada para algumas campanhas de recall. Uma delas para a troca do atuador de embreagem em Fiat Palio Weekend Adventure produzidos em 2014 e entre 2016 e 2017. Depois para a substituição da caixa de marchas de versões 1.4 da station-wagon ano 2014.

Ainda foram feitas campanhas de recall na Palio Weekend para troca do atuador da embreagem em modelos feitos em 2016 e 2017; para substituição do alternador em unidades fabricadas entre 2016 e 2017; para troca do sensor de seleção de marchas de carros anos 2017 e 2018; e para troca dos relés em unidades produzidas em 2018.

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