Muito antes da febre dos SUVs urbanos, a Fiat teve uma boa sacada no mercado brasileiro. Pegou a perua Palio Weekend e iniciou com ela a série Adventure, que foi incorporada a outros modelos da linha da marca italiana – e que foi seguido pelos concorrentes.
A Palio Weekend Adventure surgiu com a mesma proposta que o Ford EcoSport teria anos mais tarde. Vender a imagem de um jipe sem necessariamente ter capacidades off-road de fato. Nesta equação, modificações mecânicas pontuais e muitos adereços na carroceria.
O modelo fez tanto sucesso que chegou a representar metade das vendas da Palio Weekend nos anos 2000. Mesmo sendo a opção mais cara da gama. Por isso mesmo, tornou-se uma boa opção de usado. Conheça agora 10 fatos sobre a Palio Weekend Adventure.
1 – Relembrando a trajetória da perua
Vamos começar com a história da Palio Weekend. A perua derivada do hatch compacto global da Fiat, lançado em 1996, foi um projeto brasileiro. Foi lançada em 1997 em duas versões e com motores 1.5 e 1.6 16V.
A primeira reestilização aconteceu em 2000, juntamente com as mudanças na linha Palio. Outras remodelações foram feitas em 2003 e em 2007. Em 2012, o último face-lift que acompanhou a station-wagon até o seu fim, em 2019.
Nestes 20 anos, a Palio Weekend teve diferentes motores: 1.0 com câmbio de seis marchas – terrível em desempenho, especialmente em subidas de serras –, 1.3, 1.4, 1.6 8V e os propulsores E.torQ. também foram muitas versões e séries especiais, além da linha Adventure, que vamos explorar mais nesta reportagem.
2 - Surgimento da versão Adventure
Nos anos 1990, as pesquisas de mercado apontavam que donos de utilitários-esportivos pouco ou quase nunca usavam as aptidões fora de estrada dos seus veículos. Era coisa de menos de 5% de proprietários que já haviam engatado a tração 4x4 pelo menos uma vez.
A Fiat, então, idealizou um carro de passeio com visual off-road, mas só com algumas mudanças mecânicas para deixá-lo mais robusto. Desta forma, a perua Fiat Palio Weekend Adventure apareceu em 1999, sobre a mesma base da station-wagon e do hatch, e acompanhou as reestilizações da linha ao longo de sua trajetória.
3 - Primeiro crossover brasileiro?
O conceito de crossover existe há tempos. Mas há uma discussão se a perua Palio Weekend Adventure produzida em Betim (MG) foi mesmo o primeiro modelo brasileiro a mesclar duas propostas de carroceria.
Seja como for, a Palio Weekend Adventure adotou uma receita que foi seguida por outras marcas. Suspensão elevada, amortecedores mais robustos (Powershock, da Marelli, com molas internas), maior vão livre do solo e pneus de uso misto eram as principais alterações em um carro 4cm mais alto que as versões civis.
Tudo embalado em um design que vende a imagem de aventureiro, obviamente. Molduras pretas na carroceria, estribos, para-choque de impulsão, bagageiro no teto e rodas de liga leve são quase regra.
No caso da Palio Weekend Adventure, ainda tem os faróis de neblina e os de longo alcance para reforçar o porte destemido. Dentro, bancos com revestimento especial, acabamento diferente e nome da versão em vários cantos – sem falar em inclinômetros e bússola.
4- E como é o desempenho da Palio Weekend?
A perua Palio Weekend Adventure teve um sem número de motores, por isso, vamos focar no ano 2010 e no motor 1.8 E.torQ. Ele substituiu os 1.8 Família II de origem General Motors naquele ano e passou a equipar a perua aventureira até ela sair de linha.
De cara, isso já representou um ganho de potência. São 132cv com etanol e 130cv, com gasolina, do propulsor que era produzido em Campo Largo (PR), na antiga fábrica da Tritec (joint venture entre BMW e Chrysler). A maior força é percebida principalmente nas arrancadas, com aceleração até 100km/h em pouco mais de 11 segundos.
O câmbio manual de cinco marchas da Fiat trabalha melhor com esse 1.8 16V. Contudo, aquele engates espinhosos e pouco precisos famosos na linha Palio se repetem na perua.
E ao contrário do que o nome do motor possa sugerir, as retomadas da Palio Weekend Adventure 2010 exigem reduções de marcha. Justamente porque o torque de 18,9kgfm(e)/18,4kgfm (g) aparece tarde, a 4.500rpm, como é típico em um conjunto multiválvulas.
5 – Destaque para a robustez da perua
A altura maior da Palio Weekend Adventure passa uma certa sensação de segurança para o motorista encarar aquelas ruas maltratadas do nosso Brasilzão. Além disso, os amortecedores reforçados também aguentam mais a buraqueira e não dão batidas bruscas no fim de curso. E também é uma boa para pegar aquela estradinha de terra inocente.
Além disso, a Palio Weekend Adventure 2010 já tinha o sistema Locker. O bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro não vai te permitir seguir um Land Rover numa trilha, mas pode te ajudar a sair de um atoleiro leve.
6 – Conforto não é um ponto forte
Trata-se de uma station-wagon compacta, portanto, não espere uma cabine muito ampla. Passageiros têm espaço justo para pernas, joelhos e ombros, e o banco traseiro é mais aconselhável para dois adultos.
A ergonomia é um dos pontos fortes desta primeira geração do Palio e se repete na Weekend Adventure. Os comandos são intuitivos e ficam bem posicionados para o motorista.
A direção tem bom diâmetro de giro (10,8 metros), mas poderia ser mais leve na hora das manobras. Além disso, a robustez da suspensão resulta em um nível de trepidação maior na cabine ao passar por paralelepípedos e trechos de pista ondulada.
O porta-malas agrada com seus 460 litros e espaço para duas bagagens grandes, mais pequenos volumes.
7 - Boa safra 1
A Palio Weekend Adventure 2010 linha 2011 é uma boa pedida. Já é equipada com o motor 1.8 16V E.torQ e tem lista de equipamentos razoável.
Freios com ABS, airbag duplo frontal, repetidores de setas nas capas dos retrovisores e encostos de cabeça para todos os ocupantes eram itens de série. Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, encosto traseiro rebativel e som simples completavam o pacote.
Em 2010, a Fiat Palio Weekend Adventure era cheia de kits opcionais. Então, vale pesquisar nos anúncios nos principais sites de venda de carros, nos quais o modelo tem preços entre R$ 36 mil e R$ 43 mil.
Sensor de ré, retrovisor eletrocrômico, bancos revestidos em couro, volante multifuncional, som com entrada USB e Bluetooth e sensores de luminosidade e de chuva faziam parte dos pacotes de opcionais.
8 - Boa safra 2
Indicamos também a série Extreme, que fez parte da linha Adventure da Palio Weekend em 2016 e tem preços de R$ 46 mil a R$ 55 mil no mercado de usados. Esta vem com central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, DVD player, TV digital, tomada USB e Bluetooth.
Volante multifuncional revestido em couro, tapetes exclusivos com o nome da série e soleiras escurecidas fazem parte da tiragem da perua aventureira. Na parte de fora, rodas de liga leve, para-choques com pintura diferente e faróis com lentes escurecidas completam o pacote.
9 – Como são os preços de manutenção da Palio Weekend?
A linha Palio Weekend Adventure usa a mesma mecânica de vários outros modelos Fiat. Isso significa manutenção simples e com preços razoáveis, e peças fáceis de achar.
Confira os preços de alguns componentes da Fiat Palio Weekend Adventure 2010:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 60 a R$ 90
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 75 a R$ 130
- Bomba de combustível: de R$ 150 a R$ 280
- Kit troca de óleo (5 litros 5W30 + filtro): de R$ 170 a R$ 300
- Amortecedor traseiro: de R$ 180 a R$ 370
- Para-choque traseiro: de R$ 280 a R$ 550
- Farol direito: de R$ 400 a R$ 630
10 - Principais problemas da perua
Os primeiros Palio com motor E.torQ tiveram problemas de rompimento precoce da corrente de distribuição e eventuais quebras dos pistões. Fique atento se o propulsor já não passou por retífica.
Casos de superaquecimento e problemas nos rolamentos também são comuns na Palio Weekend Adventure. Fique ligado ainda em trepidações excessivas do câmbio e na parte elétrica.
A perua Palio Weekend Adventure já foi convocada para algumas campanhas de recall. Uma delas para a troca do atuador de embreagem em Fiat Palio Weekend Adventure produzidos em 2014 e entre 2016 e 2017. Depois para a substituição da caixa de marchas de versões 1.4 da station-wagon ano 2014.
Ainda foram feitas campanhas de recall na Palio Weekend para troca do atuador da embreagem em modelos feitos em 2016 e 2017; para substituição do alternador em unidades fabricadas entre 2016 e 2017; para troca do sensor de seleção de marchas de carros anos 2017 e 2018; e para troca dos relés em unidades produzidas em 2018.
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