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Caoa Chery Tiggo 5x: 10 fatos para quem está de olho no chinês

SUV compacto já passou por muitas mudanças, mas tem boa relação custo/benefício, tanto zero quilômetro quanto seminovo

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Chery Tiggo 5x foi lançado no Brasil no fim de 2018
Chery Tiggo 5x foi lançado no Brasil no fim de 2018 Foto: Chery Tiggo 5x foi lançado no Brasil no fim de 2018

Em 2017, o setor automotivo brasileiro assistiu a uma operação ousada. O Grupo Caoa, conhecido por representar e montar modelos da Hyundai por aqui, assumiu metade das operações locais da Chery. Nascia a Caoa Chery, que trouxe como um dos primeiros produtos o Tiggo 5x.

O SUV logo despontou no portfólio da novata marca sino-brasileira. Apesar de nunca ter sido o mais barato da linha, sempre foi o mais vendido (ou um dos). Muito por conta da relação custo/benefício mais agressiva, atualizações constantes e um marketing pesado nos principais canais de comunicação do país. Confira 10 fatos sobre o Caoa Chery Tiggo 5x.

chery tiggo 5x modelo 2018 branco de lateral estatico no asfalto
Modelo compacto com dimensões generosas para brigar com segmento superior

1 - Trajetória com muitas reestilizações

O Tiggo 5x foi lançado em dezembro de 2018 como um dos primeiros frutos da Caoa Chery. O SUV chegou com posicionamento bem peculiar. A ideia da montadora era brigar tanto com as versões topo de linha dos crossovers compactos como com as opções de entrada dos utilitários-esportivos médios.

O modelo também foi o primeiro Chery produzido na unidade da Caoa de Anápolis (GO), onde a empresa já fazia modelos da Hyundai, como New Tucson, ix35 e o caminhãozinho HR. Feito sobre a plataforma TX1, o novo SUV trouxe o motor 1.5 16V turboflex em duas versões de acabamento: T e TXS.

A lista de equipamentos do Tiggo 5x era um dos destaques. Toda a linha é equipada com controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera e sensor de ré, central multimídia com tela de nove polegadas, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold.

A opção topo de linha TXS (hoje chamada de Pro) agrega airbags laterais e de cabeça aos frontais obrigatórios, ar-condicionado automático, teto solar duplo, câmera 360 graus e banco do motorista com ajustes elétricos.

Não se passaram nem dois anos e o Tiggo 5x recebeu sua primeira reestilização. Em 2020, adotou faróis mais alongados, nova grade, para-choque redesenhado e DRL no lugar das luzes de neblina. Na traseira, lanternas modificadas e cromados na tampa. Já a multimídia passou a ter conexão com Android Auto – só permitia Apple CarPlay.

chery tiggo 5x modelo 2018 branco de traseira estatico no asfalto
A primeira geração do modelo no Brasil tem linhas equilibradas

Veio 2022 e mais uma atualização da linha Caoa Chery Tiggo 5x, que passou a ter o sobrenome Pro. Por fora, novo para-choque e grade frontal com efeito 3D, que já havia sido aplicada em outros SUVs da marca, como os Tiggo 3x e 7 Pro.

As maiores alterações ocorreram na cabine. Painel totalmente novo e acabamento com materiais mais suaves ditaram a reestilização do Tiggo 5x. Além disso, o sistema de ar-condicionado recebeu comandos sensíveis ao toque e a resolução do quadro de instrumentos eletrônico de sete polegadas foi aprimorada.

chery tiggo 5x modelo 2018 branco cofre do motor estatico no asfalto
Motor 1.5 turbo desenvolve potência máxima de 150cv

No embalo, a Caoa Chery trocou o câmbio do Tiggo 5x. Devido a muitas queixas (como você verá neste texto), saiu de cena a caixa automatizada de dupla embreagem 6DCT250 para a entrada da transmissão CVT com nove marchas simuladas, que já equipava outros modelos da montadora.

Ainda em 2022, surgiu a variante híbrida leve do Tiggo 5x, chamada Pro Hybrid, que atualmente é a topo de linha. Recentemente, em junho de 2023, a Caoa Chery lançou a terceira opção do SUV compacto, chamada Sport, para ser a versão de entrada.

2 - O modelo mais vendido da marca

Desde o lançamento, o Tiggo 5x assumiu o posto de carro-chefe das vendas da Caoa Chery no Brasil. Em 2021, teve 12.555 unidades emplacadas. Em 2022, em meio a mudanças nos planos da fabricante e falta de componentes, teve 9.653 unidades emplacadas, pouco atrás do Tiggo 8 (10.439).

Este ano, reassumiu o posto de primeirão da marca. No acumulado de janeiro a julho de 2023, o Tiggo 5x anotou quase 5 mil unidades vendidas.

chery tiggo 5x modelo 2018 branco interior bancos painel estatico no asfalto
Interior é espaçoso e tem acabamento de boa qualidade

3 – Como é o desempenho do Tiggo 5x

O turbo do Tiggo 5x tem função mais de conforto do que desempenho. Os 150cv com etanol e 147cv com gasolina até entregam arrancadas convincentes, mas nada que vá empolgar – ainda mais com o torque de 21,4kgfm disponível em giros altos, a 4.000rpm nas primeiras levas de 2018 a 2020. O 0 a 100km/h fica na casa dos 11 segundos.

A chegada do CVT melhorou a vida do motorista, ainda mais com o torque máximo disponível antes das 2.000rpm. A simulação de nove marchas também ajuda a melhorar o desempenho.

Já a recente versão híbrida melhorou um pouco a performance do Tiggo 5x como um todo. Com 160cv (etanol)/157cv (gasolina) e 25,5kgfm, reduziu o consumo urbano e ainda fez o tempo do 0 a 100km/h cair para baixo dos 10 segundos – mais adiante tem um tópico só sobre o Hybrid.

De qualquer forma, a ideia, com qualquer conjunto, é entregar conforto no rodar urbano e disposição suficiente para a estrada. E isso o Tiggo 5x cumpre bem. Na rodovia, a propósito, o carro chega sem grandes esforços a velocidades de cruzeiros e mostra comportamento dinâmico adequado.

Nas curvas, a carroceria torce dentro do esperado. Nas retas e a velocidades de 110km/h permitidas, a direção pede algumas correções e podia ser um pouco mais pesada, mas nada que desabone a segurança.

chery tiggo 5x modelo 2018 branco interior banco traseiro estatico no asfalto
Banco traseiro acomoda dois adultos e uma criança com conforto

4 – Conforto é ponto forte do SUV

O SUV compacto oferece espaço interno otimizado e que se assemelha ao oferecido em um VW- T-Cross, por exemplo. Motorista tem posição alta de dirigir, mas com bom ângulo do volante e espaço mais que suficiente para pernas e joelhos.

Na traseira, dois adultos e uma criança têm um ambiente propício para longas viagens, mas o limitado porta-malas de 340 litros não permite abusos. A suspensão dianteira do Tiggo 5x vibra um pouco nas irregularidades da pista, enquanto a traseira se vale de um refinado jogo multibraço independente e filtra melhor os buracos.

O isolamento acústico é apenas regular, porém, o acabamento interno melhorou bastante na reestilização da linha 2022. Painéis frontais e de portas usam revestimentos mais macios e o ambiente não tem extravagâncias. O display tátil do ar-condicionado é bacana, mas tem operação ruim.

5 - No ritmo da música

Na última reestilização, além do ar-condicionado com touch screen, o Caoa Chery Tiggo 5x também ganhou sistema de iluminação interna de LEDs. As luzes piscam conforme a batida do som. A sincronia não é lá essas maravilhas, mas tem quem curte.

6 - Tem versão híbrida, mas leve

A variante Pro Hybrid do Caoa Chery Tiggo 5x Max Drive hoje é a topo de linha. Custa R$ 154.990 (valores de agosto de 2023), R$ 15 mil a mais que a variante Pro (R$ 134.990). Bom salientar que trata-se de um híbrido leve, ou seja, um motorzinho elétrico de 48V faz as vezes de gerador para aliviar o motor a combustão.

De qualquer forma, esse conjunto trouxe desempenho melhor ao SUV, como já dito, com ganho de potência e torque. Também melhora o consumo do crossover, menos na estrada com gasolina. Veja a comparação entre o Caoa Chery Tiggo 5x a combustão e o híbrido leve, segundo a Tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro.

chery tiggo 5x pro hybrid modelo 2023 branco de frente em movimento no asfalto
Chery Tiggo 5x Pro Hybrid Max Drive é a versão topo de linha

Caoa Chery Tiggo 5x Sport e Pro

  • Consumo etanol cidade: 6,9km/l
  • Consumo etanol estrada: 8,1km/l
  • Consumo gasolina cidade: 9,9km/l
  • Consumo gasolina estrada: 11,5km/l

Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid

  • Consumo etanol cidade: 8,1km/l
  • Consumo etanol estrada: 8,3km/l
  • Consumo gasolina cidade: 11,1km/l
  • Consumo gasolina estrada: 10,9km/l

Outra vantagem das versões Hybrid Max Drive é que esse sobrenome extenso diz respeito a itens de auxílio ao motorista. O Tiggo 5x híbrido vêm com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alertas de ponto cego, de mudança de faixa e de tráfego traseiro e sensor de farol alto.

7 - Ganhou versão de entrada

Em maio de 2023, de olho nos movimentos do governo com o programa de incentivos para carros 0km até R$ 120 mil, a Caoa Chery tratou de lançar uma versão de entrada do Tiggo 5x. Chamada de Sport, chegou (e continua) com preço de R$ 119.990.

O SUV, obviamente, é aliviado em equipamentos. Em relação à agora intermediária Pro perde itens como teto solar panorâmico, faróis de LED, carregador de celular por indução. As rodas de liga leve têm diâmetro menor.

chery tiggo 5x pro sport modelo 2023 cinza escuro de frente estatico no asfalto
O Tiggo 5x Pro Sport é a versão de entrada do modelo

8 - Boa pedida

Além dos 0km, uma dica para quem quer gastar menos e ter um Tiggo 5x é recorrer a um seminovo. Exemplares 2021 da versão TXS, a mais completa, têm preços entre R$ 90 mil e R$ 100 mil nos principais sites de compra e venda de veículos. O modelo ainda é o equipado com o câmbio DCT, então merece atenção.

9 – Custo de manutenção do Tiggo 5x

O SUV da Caoa Chery não tem revisões com preço fixo das mais atraentes. Algumas manutenções são mais salgadas. Versões a combustão e híbrido leve cobram os mesmos valores nas visitas a cada 10 mil quilômetros.

Revisões do Caoa Chery Tiggo 5x

  • 10.000km: R$ 643,88
  • 20.000km: R$ 1.063,49
  • 30.000km: R$ 643,88
  • 40.000km: R$ 1.794,15
  • 50.000km: R$ 643,88

Já no que diz respeito às peças, os componentes têm preços condizentes com o segmento. Mas partes da carroceria merecem atenção:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 280 a R$ 420
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 170 a R$ 300
  • Bomba de combustível: de R$ 300 a R$ 550
  • Kit troca de óleo (3 litros 5w30 + filtro): de R$ 250 a R$ 410
  • Amortecedor traseiro: de R$ 930 a R$ 1.300 (par)
  • Para-choque traseiro: de R$ 1.200 a R$ 1.600
  • Farol direito: de R$ 1.800 a R$ 2.900

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Caoa Chery Tiggo 5x TXS 1.5 turbo com câmbio AT6, modelo 2019

10 - Principais problemas do Tiggo 5x

Se você for pegar um Tiggo 5x usado e ainda com o câmbio DCT veja se o dono fez a manutenção correta. Mesmo assim, dê uma volta. Observe se a transmissão (baseada no problemático Powershift da Ford) dá trancos excessivos, trepida demais, patina nas acelerações ou mesmo trava em D.

Em fóruns, redes sociais dedicadas ao SUV e relatos no Reclame Aqui também há casos sobre barulhos estranhos vindos do freio e mau funcionamento da central multimídia. As primeiras levas do Tiggo 5x também apresentavam falhas no acabamento e existem relatos de volantes descascados com menos de um ano de uso.

O Tiggo 5x passou por um recall para unidades feitas entre 11 de janeiro e 12 de abril de 2019. O chamado foi para troca dos cabeçotes, que, segundo a Caoa Chery, podem apresentar desgaste excessivo, ruídos anormais e causar redução do torque até a parada do funcionamento do motor.

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