Em 2017, o setor automotivo brasileiro assistiu a uma operação ousada. O Grupo Caoa, conhecido por representar e montar modelos da Hyundai por aqui, assumiu metade das operações locais da Chery. Nascia a Caoa Chery, que trouxe como um dos primeiros produtos o Tiggo 5x.
O SUV logo despontou no portfólio da novata marca sino-brasileira. Apesar de nunca ter sido o mais barato da linha, sempre foi o mais vendido (ou um dos). Muito por conta da relação custo/benefício mais agressiva, atualizações constantes e um marketing pesado nos principais canais de comunicação do país. Confira 10 fatos sobre o Caoa Chery Tiggo 5x.
1 - Trajetória com muitas reestilizações
O Tiggo 5x foi lançado em dezembro de 2018 como um dos primeiros frutos da Caoa Chery. O SUV chegou com posicionamento bem peculiar. A ideia da montadora era brigar tanto com as versões topo de linha dos crossovers compactos como com as opções de entrada dos utilitários-esportivos médios.
O modelo também foi o primeiro Chery produzido na unidade da Caoa de Anápolis (GO), onde a empresa já fazia modelos da Hyundai, como New Tucson, ix35 e o caminhãozinho HR. Feito sobre a plataforma TX1, o novo SUV trouxe o motor 1.5 16V turboflex em duas versões de acabamento: T e TXS.
A lista de equipamentos do Tiggo 5x era um dos destaques. Toda a linha é equipada com controles de estabilidade, de tração e de subidas, câmera e sensor de ré, central multimídia com tela de nove polegadas, chave presencial, retrovisores rebatíveis eletricamente e com aquecimento, freio de estacionamento eletrônico e Auto Hold.
A opção topo de linha TXS (hoje chamada de Pro) agrega airbags laterais e de cabeça aos frontais obrigatórios, ar-condicionado automático, teto solar duplo, câmera 360 graus e banco do motorista com ajustes elétricos.
Não se passaram nem dois anos e o Tiggo 5x recebeu sua primeira reestilização. Em 2020, adotou faróis mais alongados, nova grade, para-choque redesenhado e DRL no lugar das luzes de neblina. Na traseira, lanternas modificadas e cromados na tampa. Já a multimídia passou a ter conexão com Android Auto – só permitia Apple CarPlay.
Veio 2022 e mais uma atualização da linha Caoa Chery Tiggo 5x, que passou a ter o sobrenome Pro. Por fora, novo para-choque e grade frontal com efeito 3D, que já havia sido aplicada em outros SUVs da marca, como os Tiggo 3x e 7 Pro.
As maiores alterações ocorreram na cabine. Painel totalmente novo e acabamento com materiais mais suaves ditaram a reestilização do Tiggo 5x. Além disso, o sistema de ar-condicionado recebeu comandos sensíveis ao toque e a resolução do quadro de instrumentos eletrônico de sete polegadas foi aprimorada.
No embalo, a Caoa Chery trocou o câmbio do Tiggo 5x. Devido a muitas queixas (como você verá neste texto), saiu de cena a caixa automatizada de dupla embreagem 6DCT250 para a entrada da transmissão CVT com nove marchas simuladas, que já equipava outros modelos da montadora.
Ainda em 2022, surgiu a variante híbrida leve do Tiggo 5x, chamada Pro Hybrid, que atualmente é a topo de linha. Recentemente, em junho de 2023, a Caoa Chery lançou a terceira opção do SUV compacto, chamada Sport, para ser a versão de entrada.
2 - O modelo mais vendido da marca
Desde o lançamento, o Tiggo 5x assumiu o posto de carro-chefe das vendas da Caoa Chery no Brasil. Em 2021, teve 12.555 unidades emplacadas. Em 2022, em meio a mudanças nos planos da fabricante e falta de componentes, teve 9.653 unidades emplacadas, pouco atrás do Tiggo 8 (10.439).
Este ano, reassumiu o posto de primeirão da marca. No acumulado de janeiro a julho de 2023, o Tiggo 5x anotou quase 5 mil unidades vendidas.
3 – Como é o desempenho do Tiggo 5x
O turbo do Tiggo 5x tem função mais de conforto do que desempenho. Os 150cv com etanol e 147cv com gasolina até entregam arrancadas convincentes, mas nada que vá empolgar – ainda mais com o torque de 21,4kgfm disponível em giros altos, a 4.000rpm nas primeiras levas de 2018 a 2020. O 0 a 100km/h fica na casa dos 11 segundos.
A chegada do CVT melhorou a vida do motorista, ainda mais com o torque máximo disponível antes das 2.000rpm. A simulação de nove marchas também ajuda a melhorar o desempenho.
Já a recente versão híbrida melhorou um pouco a performance do Tiggo 5x como um todo. Com 160cv (etanol)/157cv (gasolina) e 25,5kgfm, reduziu o consumo urbano e ainda fez o tempo do 0 a 100km/h cair para baixo dos 10 segundos – mais adiante tem um tópico só sobre o Hybrid.
De qualquer forma, a ideia, com qualquer conjunto, é entregar conforto no rodar urbano e disposição suficiente para a estrada. E isso o Tiggo 5x cumpre bem. Na rodovia, a propósito, o carro chega sem grandes esforços a velocidades de cruzeiros e mostra comportamento dinâmico adequado.
Nas curvas, a carroceria torce dentro do esperado. Nas retas e a velocidades de 110km/h permitidas, a direção pede algumas correções e podia ser um pouco mais pesada, mas nada que desabone a segurança.
4 – Conforto é ponto forte do SUV
O SUV compacto oferece espaço interno otimizado e que se assemelha ao oferecido em um VW- T-Cross, por exemplo. Motorista tem posição alta de dirigir, mas com bom ângulo do volante e espaço mais que suficiente para pernas e joelhos.
Na traseira, dois adultos e uma criança têm um ambiente propício para longas viagens, mas o limitado porta-malas de 340 litros não permite abusos. A suspensão dianteira do Tiggo 5x vibra um pouco nas irregularidades da pista, enquanto a traseira se vale de um refinado jogo multibraço independente e filtra melhor os buracos.
O isolamento acústico é apenas regular, porém, o acabamento interno melhorou bastante na reestilização da linha 2022. Painéis frontais e de portas usam revestimentos mais macios e o ambiente não tem extravagâncias. O display tátil do ar-condicionado é bacana, mas tem operação ruim.
5 - No ritmo da música
Na última reestilização, além do ar-condicionado com touch screen, o Caoa Chery Tiggo 5x também ganhou sistema de iluminação interna de LEDs. As luzes piscam conforme a batida do som. A sincronia não é lá essas maravilhas, mas tem quem curte.
6 - Tem versão híbrida, mas leve
A variante Pro Hybrid do Caoa Chery Tiggo 5x Max Drive hoje é a topo de linha. Custa R$ 154.990 (valores de agosto de 2023), R$ 15 mil a mais que a variante Pro (R$ 134.990). Bom salientar que trata-se de um híbrido leve, ou seja, um motorzinho elétrico de 48V faz as vezes de gerador para aliviar o motor a combustão.
De qualquer forma, esse conjunto trouxe desempenho melhor ao SUV, como já dito, com ganho de potência e torque. Também melhora o consumo do crossover, menos na estrada com gasolina. Veja a comparação entre o Caoa Chery Tiggo 5x a combustão e o híbrido leve, segundo a Tabela 2023 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), do Inmetro.
Caoa Chery Tiggo 5x Sport e Pro
- Consumo etanol cidade: 6,9km/l
- Consumo etanol estrada: 8,1km/l
- Consumo gasolina cidade: 9,9km/l
- Consumo gasolina estrada: 11,5km/l
Caoa Chery Tiggo 5x Pro Hybrid
- Consumo etanol cidade: 8,1km/l
- Consumo etanol estrada: 8,3km/l
- Consumo gasolina cidade: 11,1km/l
- Consumo gasolina estrada: 10,9km/l
Outra vantagem das versões Hybrid Max Drive é que esse sobrenome extenso diz respeito a itens de auxílio ao motorista. O Tiggo 5x híbrido vêm com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, alertas de ponto cego, de mudança de faixa e de tráfego traseiro e sensor de farol alto.
7 - Ganhou versão de entrada
Em maio de 2023, de olho nos movimentos do governo com o programa de incentivos para carros 0km até R$ 120 mil, a Caoa Chery tratou de lançar uma versão de entrada do Tiggo 5x. Chamada de Sport, chegou (e continua) com preço de R$ 119.990.
O SUV, obviamente, é aliviado em equipamentos. Em relação à agora intermediária Pro perde itens como teto solar panorâmico, faróis de LED, carregador de celular por indução. As rodas de liga leve têm diâmetro menor.
8 - Boa pedida
Além dos 0km, uma dica para quem quer gastar menos e ter um Tiggo 5x é recorrer a um seminovo. Exemplares 2021 da versão TXS, a mais completa, têm preços entre R$ 90 mil e R$ 100 mil nos principais sites de compra e venda de veículos. O modelo ainda é o equipado com o câmbio DCT, então merece atenção.
9 – Custo de manutenção do Tiggo 5x
O SUV da Caoa Chery não tem revisões com preço fixo das mais atraentes. Algumas manutenções são mais salgadas. Versões a combustão e híbrido leve cobram os mesmos valores nas visitas a cada 10 mil quilômetros.
Revisões do Caoa Chery Tiggo 5x
- 10.000km: R$ 643,88
- 20.000km: R$ 1.063,49
- 30.000km: R$ 643,88
- 40.000km: R$ 1.794,15
- 50.000km: R$ 643,88
Já no que diz respeito às peças, os componentes têm preços condizentes com o segmento. Mas partes da carroceria merecem atenção:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 280 a R$ 420
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 170 a R$ 300
- Bomba de combustível: de R$ 300 a R$ 550
- Kit troca de óleo (3 litros 5w30 + filtro): de R$ 250 a R$ 410
- Amortecedor traseiro: de R$ 930 a R$ 1.300 (par)
- Para-choque traseiro: de R$ 1.200 a R$ 1.600
- Farol direito: de R$ 1.800 a R$ 2.900
10 - Principais problemas do Tiggo 5x
Se você for pegar um Tiggo 5x usado e ainda com o câmbio DCT veja se o dono fez a manutenção correta. Mesmo assim, dê uma volta. Observe se a transmissão (baseada no problemático Powershift da Ford) dá trancos excessivos, trepida demais, patina nas acelerações ou mesmo trava em D.
Em fóruns, redes sociais dedicadas ao SUV e relatos no Reclame Aqui também há casos sobre barulhos estranhos vindos do freio e mau funcionamento da central multimídia. As primeiras levas do Tiggo 5x também apresentavam falhas no acabamento e existem relatos de volantes descascados com menos de um ano de uso.
O Tiggo 5x passou por um recall para unidades feitas entre 11 de janeiro e 12 de abril de 2019. O chamado foi para troca dos cabeçotes, que, segundo a Caoa Chery, podem apresentar desgaste excessivo, ruídos anormais e causar redução do torque até a parada do funcionamento do motor.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas