O mercado automotivo é feito de oportunidades e a Toyota aproveitou a dela com o Corolla Cross. A marca usou um nome mais do que consagrado e a carroceria que todo mundo quer para aumentar as vendas e conquistar mercado.
Conheça 10 fatos sobre o Toyota Corolla Cross
Hoje, o SUV médio lançado em 2021 vende quase a mesma coisa que o Corolla sedan famoso que lhe empresta o nome. Claro que pode-se dizer que o modelo não é nenhuma coisa nem outra. Mas deu ao cliente fiel da Toyota a oportunidade de ter um SUV para chamar de seu. Conheça 10 fatos sobre SUV da Toyota!
1- Útil ao agradável
Como dito, um dos fatos irrefutáveis sobre o Corolla Cross é que a Toyota foi cirúrgica com seu SUV médio. Desde o lançamento do HR-V, da arquirrival Honda, em 2015, que a marca japonesa devia um crossover para seus concessionários e clientes.
A montadora, então, se valeu não só da plataforma do seu carro de maior sucesso, como do nome. Criou o Corolla Cross para ter um SUV mais acessível em seu portfólio (até então o mais “barato” era o RAV4) e disputar um segmento, o de crossover médios, que garante certo volume e também rentabilidade.
Em março de 2021 a Toyota lançou o Corolla Cross em quatro versões, com conjuntos a combustão ou híbrido - o primeiro SUV eletrificado flex do mundo. Um ano depois chegou a variante GR-S, com design assinado pela Gazoo Racing, a divisão de competição da fabricante.
Hoje, a linha Corolla Cross é composta por cinco versões. O preços são públicos nacionais para todo o Brasil, exceto para o estado de São Paulo, e apurados em 15/2/2023.
- Toyota Corolla Cross XR: R$158.290
- Toyota Corolla Cross XRE: R$172.690
- Toyota Corolla Cross GR-Sport:R$ 192.890
- Toyota Corolla Cross XRV Hybrid:R$ 199.690
- Toyota Corolla Cross XRX Hybrid:R$ 207.790
2- Corolla Cross é o carro mais vendido da Toyota no Brasil
Pois é, logo depois do lançamento, o Corolla Cross se tornou o Toyota mais vendido do país. E, ao longo dos meses, alternou a liderança interna com o sedã famoso do qual se apoderou do nome.
No acumulado de 2022, segundo dados da Fenabrave, o Corolla Cross foi o 15º automóvel de passeio mais comercializado do país, com 42.506 unidades emplacadas. Apenas 381 carros a menos que o Corolla sedan.
Em janeiro de 2023, contudo, o crossover produzido em Sorocaba (SP) já virou o jogo. Anotou 2.604 veículos entregues, quase 400 a mais que o sedã. Mas dentro de sua categoria, ainda está bem atrás do líder Jeep Compass, que teve 4.139 unidades no mesmo mês.
3- Desempenho
Para quem quer uma performance mais aguçada, o lance é ir nas versões puramente a combustão. O motor flex 2.0 com injeção direta garante acelerações bastante competentes para a cidade com seus 177/169cv de potência.
Não chega a ser tão rápido como o sedã (mais leve e aerodinâmico), mas o câmbio automático do tipo CVT com 10 marchas simuladas ajuda na agilidade. Nas retomadas, o SUV só desperta mesmo próximo às 4.000rpm para fazer ultrapassagens com força.
4- Toyota Corolla Cross tem versão híbrida
As opções híbridas têm um desempenho mais contido. O 1.8 flex em combinação com os dois motores elétricos instalados na transmissão oferece 122cv de potência combinada, mas as arrancadas são mais morosas.
Vale lembrar que é um sistema híbrido flex comum, ou seja, não é plug-in como em SUVs médios recentes (Jeep Compass 4xe, BYD Song Plus e Haval H6). O crossover roda, no máximo, 2 km em modo puramente elétrico.
De qualquer forma, tem a fama de ser o primeiro SUV híbrido flex. E, naturalmente, fato que entrega um consumo melhor que as do Corolla Cross “convencionais”. Veja os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE) do Inmetro:
Consumo do Toyota Corolla Cross Hybrid
- Consumo gasolina: 17,8km/l (cidade) e 14,7km/l (estrada)
- Consumo etanol: 11,8km/l (cidade) e 9,7km/l (estrada)
Consumo do Toyota Corolla Cross flex
- Consumo gasolina: 11,7km/l (cidade) e 13,0km/l (estrada)
- Consumo etanol: 8,2km/l (cidade) e 9,0km/l (estrada)
Assista ao vídeo e conheça o Toyota Corolla Cross em detalhes!
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5- Tem assistentes à condução
A marca japonesa foi apressada e já em janeiro de 2022 lançou a linha 2023 do Corolla Cross. Mas valeu a pena, porque toda a gama do SUV passou a oferecer o Toyota Safety Sense. Trata-se do pacote de itens de auxílio à condução da montadora - antes restrito às versões híbridas.
Entre os dispositivos do conjunto, controle de cruzeiro adaptativo - que acelera e freia sozinho conforme a distância para o carro à frente -, alerta de pré-colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de veículos, pedestres e ciclistas, alerta e assistente ativo de permanência em faixa (faz pequenas correções no volante se necessário) e faróis altos automáticos.
6- Acerto dinâmico
Em condições normais de dirigibilidade, o Corolla Cross parece o sedan, só que mais alto, obviamente. Nas curvas, porém, sente-se uma rolagem um pouco mais saliente da carroceria em relação ao querido Corollão.
Além disso, a suspensão independente por eixo de torção não é tão refinada para fazer o meio-termo entre conforto e estabilidade. A direção é relativamente precisa e o SUV médio aponta bem. Em velocidades altas permitidas, também não pede correções.
7- Conforto
Se formos comparar com o Corolla original, de quem usa a mesma plataforma e conjunto mecânico, o crossover da Toyota perde neste quesito. A posição de dirigir é boa e, como já ressaltado, a sensação é a de estar no sedã. Porém, conforme a viagem se desenvolve, percebe-se que não é bem assim.
A começar pelo acerto da suspensão traseira. O eixo de torção até atua bem em diferentes pisos, mas não isola tão bem os buracos como o Corolla, que usa um jogo multibraço independente.
Além disso, o isolamento acústico do Corolla Cross deixa a desejar em altos giros, enquanto o acabamento interno aparenta muito mais simplicidade. Perde não só para o companheiro de arquitetura, como para o líder do segmento, o Compass.
8- Polêmicas
Além da questão da suspensão traseira “mais simples”, o Corolla Cross já foi motivo de muitas polêmicas. A primeira e mais famosa diz respeito à “marmita”. É que o abafador traseiro do SUV fica muito evidente e era um ponto de crítica de consumidores e potenciais clientes.
A solução meia-boca foi pior. A marca passou a pintar a peça de preto, mas apenas pela metade. Logo, foi alvo de críticas e memes nas redes sociais.
Outros fatos polêmicos do Corolla Cross dizem respeito à central multimídia. Com a falta de semicondutores, a Toyota adotou uma solução inusitada para o SUV médio. Sem a multimídia original do modelo, passou a oferecer aparelhos que eram vendidos como acessório pela rede.
Isso, é claro, levantou muitas reclamações de donos do Corolla Cross que não receberam o SUV com a central original e prometida na venda. Fora o fato de que muitos destes equipamentos lideram as queixas sobre o SUV, como veremos adiante.
Ao mesmo tempo, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, notificou a Toyota no ano passado quanto ao SUV. O órgão iniciou a investigação de uma eventual qualidade inferior do Corolla Cross produzido no país em relação a outros países.
9- Manutenção do Toyota Corolla Cross
A marca japonesa tem fama de preços de manutenção razoáveis e mecânica descomplicada. Boa parte das peças do SUV médio são iguais às do Corolla sedan, são fáceis de achar e têm custos condizentes com a categoria do veículo.
Confira os valores de algumas peças genuínas e serviços do Corolla Cross vendidas na rede de concessionárias da Toyota.
- Troca de filtro do ar-condicionado: R$114
- Troca de pastilhas de freio dianteiras: R$936
- Troca de pastilhas e discos de freio dianteiros: R$2.130
- Troca dos amortecedores dianteiros: R$2.160
- Troca das palhetas dos limpadores: R$477
Já as revisões também têm preços razoáveis para o segmento. Veja o custo das manutenções obrigatórias.
Preços das revisões Toyota Corolla Cross flex
- 10.000 km: R$506
- 20.000 km: R$945
- 30.000 km: R$720
- 40.000 km: R$1.359
- 50.000 km: R$699
Preços das revisões Toyota Corolla Cross Hybrid
- 10.000 km: R$475
- 20.000 km: R$906
- 30.000 km: R$816
- 40.000 km: R$1.326
- 50.000 km: R$723
10- Principais problemas do Toyota Corolla Cross
A maior parte das reclamações em relação ao SUV diz respeito aos sistemas multimídias. Isso porque a Toyota colocou centrais não-originais do modelo, apenas homologadas como acessórios, e muitas delas não funcionam bem.
Especialmente as centrais da marca Multilaser. São vários os relatos no site do Reclame Aqui sobre travamento e tela preta no equipamento.
Outros problemas do Corolla Cross dizem respeito ao acabamento. Entre as reclamações, excesso de barulhos das partes plásticas do modelo, surgimento de oxidação em peças da lataria e bancos com desgaste prematuro do revestimento.