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Toyota Etios: 10 fatos sobre patinho feio da marca japonesa

Apesar da desconfiança e do jeito controverso, hatch vendeu bem e é boa opção de carro espaçoso com mecânica confiável no mercado de usados

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O Toyota Etios foi lançado no mercado brasileiro em 2012, com estilo de gosto duvidoso
O Toyota Etios foi lançado no mercado brasileiro em 2012, com estilo de gosto duvidoso Foto: O Toyota Etios foi lançado no mercado brasileiro em 2012, com estilo de gosto duvidoso

Imagine para um consumidor acostumado com Corolla se deparar com um carro de desenho controverso e aparência simples? Foi exatamente isso que aconteceu quando foi lançado o Toyota Etios, em setembro de 2012. Fruto de um projeto indiano, o compacto enfrentou forte desconfiança do mercado, mas a força da marca japonesa mais uma vez se fez presente.

A despeito do projeto controverso, o fato é que a linha Toyota Etios se estabeleceu no país. Aos poucos, hatch e sedan cresceram nas vendas e conquistaram o público graças à relação custo/benefício agressiva. Além disso, tinha bom espaço interno para a categoria e plano de revisões mais em conta que da concorrência.

toyota etios hatch vermelho modelo 2012 primeira geracao de traseita estatico no estudio
Construído sobre a plataforma EFC, modelo foi produzido na fábrica de Sorocaba, no interior paulista

Esses são alguns dos fatos porque de patinho feio o Toyota Etios se tornou uma boa opção no mercado de usados. Confira todos os aspectos sobre o hatch compacto.

1 – Trajetória de um modelo sem brilho

O Toyota Etios foi lançado em setembro de 2012, fruto de um projeto indiano. Feito sobre a plataforma Entry Family Car (EFC) – versão simplificada da NBC voltada para mercados emergentes –, o modelo inaugurou a nova fábrica da marca japonesa em Sorocaba (SP). A linha compacta chegou nas configurações hatch e sedan e com motores 1.3 e 1.5.

No ano seguinte, surgiu a variante aventureira Cross, e já em 2014, o acabamento interno do Toyota Etios recebeu alguns aprimoramentos. Na linha 2017, melhorias mecânicas importantes: motores com variação nos comandos e potência aumentada, opção de câmbio automático e a transmissão manual passou a ter seis marchas.

Na linha 2018, o Toyota Etios passou pela sua primeira reestilização. Tanto a carroceria hatchback quanto a sedan receberam novos para-choques dianteiro e traseiro, além de nova grade frontal. As diferentes versões do carro também passaram a ter mais equipamentos. Curiosamente, em 2019, mais uma discreta mudança: molduras pretas na grade e lentes escurecidas.

toyota etios sedan cinza modelo 2012 primeira geracao de traseita estatico no estudio
O Toyota Etios Sedan se destacava pelo espaço interno e bom porta-malas, além do conjunto mecânico

Naquela época, o Toyota Etios já vendia tudo que produzia no interior paulista. Para se ter uma ideia, em 2016, foram quase 68 mil unidades vendidas no Brasil e mais 26 mil exportadas. No início da operação, em 2012, a capacidade instalada de produção de Sorocaba era de 70 mil/ano.

Abrir espaço na fábrica foi justamente a justificativa da Toyota para encerrar a produção do Etios. Com a chegada do Corolla Cross, a marca obviamente preferiu manter o Yaris, que usa a mesma plataforma do Toyota Etios, mas é um carro com maior valor agregado e margens mais gordas.

Desta forma, em abril de 2021 a Toyota decretou o fim do Etios no Brasil. Em quase nove anos de mercado, foram aproximadamente 620 mil unidades do hatch e do sedan produzidas.

2 - Toyota Etios sofreu bullying no mercado

Bom lembrar que o Toyota Etios, apesar de ter vendido bem, foi um dos carros mais achincalhados da história da indústria automotiva brasileira. Antes mesmo de ser lançado por aqui, sofreu uma saraivada de críticas após unidades serem testadas no Japão por um grupo de jornalistas do Brasil.

toyota etios sedan cinza modelo 2012 primeira geracao interior bancos e painel estatico no estudio
Além do design externo de gosto duvidoso, modelo tem painel de instrumentos centralizado e acabamento de qualidade inferior

Alguns ajustes foram feitos até o lançamento, mas nada para salvar a lata do carro. Além do design controverso, os principais alvos do Toyota Etios estavam no acabamento interno (sobre o qual falaremos a seguir) e no acerto da suspensão traseira.

Ao longo dos anos, a Toyota fez melhorias nos dois quesitos. Mas preferiu focar no que realmente o Toyota Etios entrega, que é a qualidade mecânica da fabricante japonesa, a eficiência dos motores e a funcionalidade, tanto do hatch como do sedan.

3 – Desempenho das duas opções de motorização

Os dois motores do Toyota Etios entregam o que o motorista que vai andar na cidade quer: desempenho na medida e consumo moderado. O 1.3 16V – com iniciais 90cv de potência com etanol e 84cv, com gasolina – garante boas arrancadas e até subidas destemidas.

O 1.5 16V, com 96cv (etanol)/92cv (gasolina), nos primeiros anos de Toyota Etios, por sua vez, não diferencia muito no comportamento em relação ao 1.3. Mas é fato que se percebe um pouco mais de força em baixos giros, o que beneficia as retomadas de velocidade. Facilita, nos dois casos, o peso do carro, de menos de 950kg.

toyota etios hatch prata modelo 2012 de frente cofre do motor estatico na terra
A melhor opção de motorização é o 1.5 16V, que na primeira geração tinha 96cv de potência máxima e depois passou para 107cv

O desempenho do Toyota Etios começou a melhorar para valer quando a montadora fez melhorias mecânicas no conjunto da linha 2017 do hatch compacto. Os motores ganharam comando variável de válvulas na admissão e no escape e tiveram a potência aumentada.

O 1.3 passou a gerar 98cv (e)/88cv (g), enquanto o 1.5 chegou a 107cv (e)/102cv (g). Um ganho e tanto que é notado especialmente nas arrancadas e também na performance na estrada. Além disso, as versões manuais passaram a ter sexta marcha, que funciona como um overdrive e melhorou o escalonamento do câmbio.

O Toyota Etios também passou a oferecer câmbio automático. A transmissão com apenas quatro marchas compromete o desempenho do compacto, além de um pouco a eficiência do conjunto. Mas pode ser a pedida para quem quer conforto.

4 – Como é o espaço interno no hatch compacto?

A cabine do Toyota Etios é muito bem aproveitada. Mesmo no hatch, que tem distância entre-eixos de apenas 2,46 metros, há espaço interessante para pernas e cabeças no banco traseiro para dois adultos. Na frente, motorista não tem das melhores posições para dirigir, mas o vão para pernas e ombros agrada.

No Toyota Etios hatch o drama está no porta-malas. São apenas 270 litros de capacidade, onde cabem uma mala grande e uma pequena.

toyota etios hatch prata modelo 2012 interior banco traseiro estatico na terra
O espaço no banco traseiro acomoda duas pessoas com relativo conforto

5 – Acabamento interno é ponto negativo do Etios

É o maior pecado do Toyota Etios até hoje. A primeira leva da linha compacta desagrada muito na aparência e na prática. Os materiais usados no revestimento de painéis, portas e teto sugerem baixa qualidade e um desenho simplista. O tom cinza claro só evidencia ainda mais isso.

O quadro de instrumentos central de péssima visualização e a solução da tampa do porta-luvas – com um buraco para não comprometer a saída do ar para o carona – só pioram a aparência na cabine do Toyota Etios. Além disso, falhas no alinhamento e nos fechamentos são visíveis.

A marca japonesa até tentou melhorar o acabamento do Etios ao longo dos anos. Já na linha 2014, mudou alguns revestimentos e adotou um painel de instrumentos digital na reestilização da linha 2017. Mas não se anime muito.

toyota etios hatch branco modelo 2012 de traseira porta malas estatico no asfalto
O espaço no porta-malas do hatch é um dos menores do segmento, com apenas 270 litros

6 – A Toyota conseguiu piorar as coisas em relação ao visual

Quando você tem um design contestado, melhor não fazer muitas firulas e ser o mais sóbrio possível. Mas a Toyota resolveu ousar e disso nasceu, no fim de 2013, o Etios Cross, a derivação aventureira do hatch.

Sim, o carrro conseguiu ficar mais esquisito que o original. Com a receita de outros off-road-light, as molduras escurecidas exageradas na carroceria e um acabamento meio Storm Trooper na frente evidenciaram o que o Toyota Etios tinha de pior.

E tome mais bullying para cima do carro, que mantinha suas virtudes: mecânica robusta, desempenho condizente e certa dose de conforto. Mesmo assim, o Toyota Etios Cross morreu em 2018, antes do restante da linha.

7 – Qual a boa versão do Toyota Etios?

Sugerimos o Toyota Etios com nome de sanduíche, X-Plus, com motor 1.5 e ano 2019, que já está com a remodelação e tem itens de série importantes, como controles de estabilidade e tração. Com preços entre R$ 58 mil e R$ 66 mil nos principais sites de compra e venda de automóveis, oferece ainda Isofix e assistente de partida em rampas, mas só traz os airbags frontais exigidos por lei.

Na parte de conforto, o Toyota Etios tem o básico para um bom usado. Ar-condicionado, trio elétrico, ajustes de altura do banco do motorista e do volante, direção assistida e encosto traseiro rebatível. O som original da versão tem entrada USB e Bluetooth, mas é possível encontrar modelos com centrais multimídias vendidas como acessórios de concessionária.

8 – Modelo compacto ainda sobrevive

O compacto só morreu totalmente para o Brasil. O hatch ainda é produzido em Sorocaba, de onde é exportado para países como Peru, Argentina e Paraguai. Inclusive o Cross, que é sucesso de vendas no mercado peruano.

Além disso, o Toyota Etios ainda ganhou uma variante “furgão”, conhecida como Etios Aibo. A configuração para carga foi feita para a Argentina, que importa o modelo desde 2022.

toyota etios aibo hatch furgao branco modelo 2022 de traseira estatico no estudio
Toyota Etios Aibo é a versão furgão fabricada para o mercado argentino

9 – Uma ideia sobre os gastos com manutenção do Etios

Um dos grandes trunfos do Toyota Etios em vida era o seu plano de manutenção. Tinha as revisões com preço fixo entre as mais baratas do mercado. Para quem tem um modelo 2019, mesmo a visita dos 50 mil quilômetros por R$ 581 vale a pena ser feita na concessionária.

Fora da rede autorizada, é considerado pelas oficinas mecânicas um carro sem grandes complexidades para mexer. Os principais componentes do Toyota Etios 1.5 também têm preços razoáveis:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 150
  • Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 230 a R$ 440
  • Bomba de combustível: de R$ 300 a R$ 500
  • Kit troca de óleo (4 litros 5w30 + filtro): de R$ 230 a R$ 390
  • Amortecedor traseiro (par): de R$ 250 a R$ 420
  • Para-choque traseiro: de R$ 460 a R$ 700
  • Farol direito: de R$ 280 a R$ 500

toyota etios hatch branco modelo 2019 de frente estatico no estudio
Na linha 2018, o Toyota Etios passou por discreta reestilização

10 – Confira os principais problemas do Toyota Etios

O sistema de embreagem domina a relação de queixas dos donos de Toyota Etios. Segundo os proprietários, o conjunto tem baixa durabilidade e apresenta excesso de vibrações e trepidações no pedal.

Outras queixas referentes ao Toyota Etios dizem respeito ao acabamento. Infiltrações de água na cabine, barulho das peças plásticas internas e ajustes que se quebram com facilidade, como o comando de altura do banco do motorista. Fique atento também se a tampa do porta-malas fecha corretamente.

O Toyota Etios passou por campanhas de recalls para troca do airbag do passageiro de unidades produzidas entre 2012 e 2017, além da troca do airbag do motorista de unidades feitas entre 2015 e 2017.

toyota etios sedan prata de traseira e hatch verde de frente estaticos no asfalto
Tanto o sedan quanto o hatch têm seus admiradores no mercado brasileiro e podem ser boa opção entre os usados

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