Não tem jeito. Pergunte a qualquer dono de Toyota ou motorista de táxi que tem carro da marca. É Deus no céu e a montadora japonesa na terra. Fato é que esse nível de adoração se reflete em diferentes automóveis da fabricante, inclusive no Toyota Yaris.
Lançado há cinco anos, o modelo veio nas carrocerias hatch e sedan para ser uma espécie de resposta aos compactos premium. Em especial da Honda, quando falamos de Fit e Honda City, que ainda estavam na ativa na antiga geração.
Desta forma, o Toyota Yaris foi lançado para ser uma opção racional dentro desta categoria. Com a mesma boa fama de modelo com mecânica confiável e que não dá problema, o compacto tornou-se uma alternativa mais sofisticada que o Etios. Porém, mais barata à sempre “salgada” linha Corolla.
Conheça 10 fatos que você não pode deixar de saber se pretende comprar um Toyota Yaris usado.
1 – Uma história recente no mercado brasileiro
O Toyota Yaris foi lançado no Brasil em junho de 2018 já nas duas carrocerias. Produzido em Sorocaba (SP), começou a vida por aqui com os mesmos motores do Etios. As opções de entrada vinham com o 1.3 16V de 101cv com etanol e 94cv com gasolina, e o 1.5 16V de, respectivamente, 110cv (e) e 105cv (g) de potência.
A gama incluía várias versões e opções de câmbio manual ou transmissão continuamente variável (CVT). Tudo mudou na reestilização da linha em janeiro de 2022. O Toyota Yaris diminuiu o número de opções e aboliu o motor 1.3 e a caixa manual.
2 - Melhor dos dois mundos?
Muita gente fala que o Yaris é o melhor dos dois mundos. Isso porque junta os motores com manutenção mais simples e mais econômicos – herdados do Etios – com o câmbio CVT de sete marchas simuladas que equipava o antigo Corolla.
Além disso, o Toyota Yaris trouxe um acabamento mais agradável para a linha compacta da marca. Não é referência em qualidade e precisão nos fechamentos, mas está mil anos-luz à frente do que o Etios ofereceu durante sua vida.
3 - Mas não é igual ao europeu
Apesar de ficar posicionado abaixo do Corolla, o Toyota Yaris tem mais similaridades com o andar de baixo. É que o nosso compacto é diferente do europeu. Na verdade, bebe na fonte do antigo Yaris tailandês.
Desta forma, o fato é que o Yaris feito no interior paulista usa a mesma plataforma do… Etios.
4 – O que dizer do desempenho do Toyota Yaris?
Outro fato indiscutível sobre o Toyota Yaris é que ele vai te entregar zero em emoção. É um carro competente para te levar do ponto A ao ponto B, sem esboçar qualquer pegada mais divertida.
Com o motor 1.3, o comportamento é ainda mais pacato. Bom para rodar na cidade de forma confortável, mas sem muita força para encarar ladeiras. O 1.5 te dá até uma vontade de pegar a estrada. As arrancadas são melhores e o motor desenvolve com certa agilidade.
Na linha 2022, o Toyota Yaris remodelado passou a oferecer dois modos de condução. O Eco, para priorizar o consumo, e o Sport, que estica mais as marchas. Mesmo assim, não se empolgue muito no quesito desempenho.
Vale mais a pena focar no consumo. Com etanol, a média fica em 8,8km/l na cidade e 10km/l na estrada. Com gasolina, 12,6km/l no ciclo urbano e 13,8km/l, no rodoviário.
5 – Os prós e contras no que diz respeito ao conforto
Um dos pontos altos do Toyota Yaris é a transmissão. Lembra que falamos que o compacto usa o câmbio CVT do Corolla de 11ª geração? Aqui ele entrega a mesma boa dose de conforto.
A caixa trabalha bem melhor com os motores 1.3 e 1.5 do que a obsoleta transmissão de quatro velocidades dos tempos de Etios. A evolução do motor se dá de forma suave, sem segurar demais as rotações ou aquele comportamento de liquidificador que muitos CVTs propiciam.
A posição de dirigir do Yaris não é das melhores e o volante podia ser menor. A ergonomia é satisfatória, assim como o isolamento acústico e o nível de acabamento.
De uma maneira geral, o espaço interno é bom. Atrás, os adultos têm certa folga para joelhos e pernas. Um terceiro passageiro, porém, vai apertado no assento central.
6 – Uma linha pra lá de enxuta
Com a reestilização do ano passado, a linha Toyota Yaris ficou mais pragmática. Agora, são apenas três versões, sempre com o mesmo conjunto: motor 1.5 e câmbio CVT. Confira os preços (primeira semana de abril de 2023).
Toyota Yaris XL: R$ 99.050
Toyota Yaris XS: R$ 105.890
Toyota Yaris XLS: R$ 117.590
7 - Japonês racional
Por que racional? Porque entre os fatos que explicam o Toyota Yaris está justamente sua proposta de ser um carro confiável, bom para cidade e com pós-venda sem grandes sustos. Além de ter boa liquidez e valorização entre os usados.
Acaba que o Yaris é aquela opção para quem precisa de carro para trabalhar na cidade. Ou mesmo para taxistas e motoristas de aplicativo. Também pode ser aquele segundo carro da família ou da filha ou filho que passaram para a faculdade.
8 – Fica a dica da versão boa do Toyota Yaris
O Toyota Yaris 2022 na versão XLS é a nossa pedida. É a opção mais completa da linha, que desde o ano passado já sai de fábrica com sete airbags, controles de estabilidade e tração e assistente à partida em rampas.
Na segurança, o Toyota Yaris XLS também oferece câmera de ré, Isofix e retrovisor eletrocrômico. No conforto, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, chave presencial e um inusitado teto solar. É o único da gama com frenagem autônoma de emergência e alerta de mudança de faixa.
O câmbio CVT oferece sete marchas simuladas com aletas no volante para trocas sequenciais. A central multimídia tem tela de sete polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay.
9 – Como são os preços de manutenção do modelo?
A Toyota passou a oferecer cinco anos de garantia para a linha Yaris. Com o compacto, a montadora mantém a fama de manutenção com preços razoáveis. Confira os valores das revisões com valor fixo a partir de 2020.
- 10.000 km: R$ 406,60
- 20.000 km: R$ 804
- 30.000 km: R$ 639
- 40.000 km: R$ 1.134
- 50.000 km: R$ 642
Veja também os preços de algumas peças do Toyota Yaris 1.5:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 110 a R$ 150
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 420 a R$ 500
- Bomba de combustível: de R$ 400 a R$ 500
- Kit troca de óleo (4 litros 10W30 + filtro): de R$ 150 a R$ 330
- Amortecedor traseiro: de R$ 250 a R$ 380
- Para-choque traseiro: de R$ 750 a R$ 900
- Farol direito: de R$ 700 a R$ 1.200
10 – Fique atento aos principais problemas do Toyota Yaris
Donos de Toyota Yaris apontam alguns defeitos comuns no compacto da marca japonesa. Em fóruns com proprietários e no site do Reclame Aqui existem muitas ocorrências em relação à carbonização do motor e defeitos precoces no alternador.
As centrais multimídias dos primeiros Toyota Yaris também são fontes de reclamações e costumam dar muitos problemas de tela escura e travamento. Fique atento ainda a defeitos no acabamento, como volante descascando ou rachaduras na tampa de cobertura do motor. O Toyota Yaris não tem registros de recall.
O VRUM testou o Toyota Yaris XS 1.5 CVT. Confira a avaliação!
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas