Quem ficou aterrorizado com o filme “O Dia Seguinte”, lembra da Xuxa namorando o Pelé e curtia Pica-Pau, Zé Colmeia e Corrida Maluca na TV sabe do que estou falando. O Gol GTS foi um carro que marcou a geração que contava nos dedos os modelos esportivos disponíveis no Brasil. A sigla estreou em 1983 no Passat. Mas foi no hatch onde ela virou referência maior de esportividade na linha Volkswagen – e um pouco mais acessível. Tanto que, 33 anos depois, a marca alemã trouxe de volta as três letras que significam Gran Turismo Sport para outro hatch. Desta vez em uma versão apimentada: Polo GTS.
Lançada em 2020, a variante mexeu com a memória afetiva dos quarentões e cinquentões. Foi até reapresentada recentemente, já com o facelift da linha do hatch compacto. Mas será que o modelo faz jus à homenagem? É o que o VRUM vai mostrar. Confira agora 10 fatos sobre o Polo GTS.
1 - O que tem de diferente no desenho?
O Polo GTS surgiu pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2018, ainda como um pseudo carro-conceito. O modelo de produção deu as caras oficialmente em janeiro de 2020, sem as mesmas ousadias vistas naquele Gol GTS que nos encantou na segunda metade da década de 1980.
Na dianteira, o Polo GTS traz um filete vermelho que liga os faróis full LED. O para-choque tem desenho diferente das versões civis do hatch compacto, assim como a grade (com o emblema GTS estampado), a entrada de ar inferior do tipo colmeia e os detalhes em preto brilhante.
As rodas são aro 17 polegadas herdadas do então Golf GTI. Já o para-choque traseiro também tem estilo colmeia na base e traz a ponteira dupla cromada do escapamento. As lanternas usam lentes escurecidas e o spoiler é integrado à tampa do porta-malas.
2 – Quais são os detalhes da cabine?
Os bancos do Polo GTS lançado em 2020 são do tipo inteiriço, com os encostos de cabeça integrados. Além disso, oferece abas mais firmes e maior apoio lombar, além de revestimento exclusivo com costura em vermelho, que aparece também no volante e na alavanca do câmbio.
A propósito, existem detalhes vermelhos por onde se possa imaginar. Painel, instrumentos, portas, molduras das saídas de ar. As pedaleiras cromadas reforçam a esportividade, assim como os grafismos do cluster eletrônico e da central multimídia, sobre os quais falaremos adiante.
3 - O que tem de diferente na mecânica?
Um dos fatos que mais chama a atenção no Polo GTS, obviamente, é o motor. O 1.4 16V turbo flex de 150cv foi o escolhido para equipar a versão esportiva do hatch, mas esse preparo não fica só aí. Assim como reza a tradição GTS, o modelo recebeu outros aprimoramentos mecânicos.
A opção apimentada da linha ganhou acerto de suspensão diferente. O Polo GTS recebeu molas mais rígidas e amortecedores com carga específica para a versão, além de uma barra estabilizadora mais grossa. Pedais e direção (com assistência elétrica) também receberam acerto mais firme.
4 - O desempenho condiz com a proposta?
O Polo nas versões comuns TSI desta época já eram divertidos, vamos combinar. Graças ao bom motor turbo e à dinâmica apurada da plataforma MQB. Mas a calibragem mais firme e o motor mais potente deixam este GTS muito mais divertido.
Para começar, os 150cv de potência se apresentam ao mínimo toque no pedal do acelerador. O carro responde de forma mais bruta, como um esportivo deve ser, é só mesmo o câmbio automático de seis marchas destoa – a caixa manual ia ser a cereja do bolo.
Mesmo assim, tem as aletas no volante para fazer as mudanças sequenciais. E um modo Sport, entre os quatro possíveis (Eco, Normal e Individual completam o quarteto), que deixa tudo mais firme e ágil, inclusive as reduções de marcha e as retomadas. Dados da VW apontam para aceleração até 100km/h em 8,4 segundos e máxima limitada em 207km/h.
Na estrada, o carro é obediente. A direção precisa faz o hatch apontar obediente nas curvas e a carroceria oscila o mínimo necessário. Nas retas, as ultrapassagens são como roubar doce de criança, ainda mais com os 25,5kgfm disponíveis já em 1.500rpm – isso, mesmo sem acionar o modo Sport.
5 - Que ronco é esse?
Sim, é acelerar mais forte que um ronco grave ecoa no Polo GTS. Mas, calma lá. Com a opção Sport selecionada fica ainda mais gutural. É que o delicioso barulho não vem do escapamento.
Um dos fatos curiosos sobre o VW Polo GTS é que ele tem um ronco de motor “sintético”. A marca alemã instalou um atuador de som na base do para-brisa, chamado Soundaktor. Reproduz o barulho como se estivesse na mesma frequência do motor TSI.
6 - Tem mais equipamentos que os outros Polo?
O Polo GTS lançado em 2020 chegou para ser o modelo topo de linha. Controles de estabilidade e tração, assistente de subida em rampas, quatro airbags, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, retrovisor eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, sistema de frenagem pós-colisão e detector de fadiga estão entre os itens de série.
O Polo GTS também agrada no que diz respeito aos equipamentos de conforto. Ar-condicionado automático de duas zonas, painel eletrônico, central multimídia com tela de oito polegadas, sensores de chuva e crepuscular e chave presencial para partida do motor e destravamento das portas completam o pacote.
7 - Que instrumentos são esses?
Os aparatos eletrônicos saltam aos olhos para quem está ao volante do Polo GTS. A começar pelo Active Info Display, o bacana e configurável quadro de instrumentos eletrônico em tela de 10 polegadas da Volks, que nesta versão GTS ganhou os mesmos grafismos do Polo GTI europeu, com tons avermelhados.
Tem ainda a central multimídia Composition Touch com monitor de oito polegadas. Além de permitir a mudança nos modos de condução, o sistema exibe informações diferentes sobre o carro, como temperatura do óleo, força G e até potência instantânea.
8 - A manutenção é mais complicada?
O motor 1.4 TSI tem manutenção mais cara, naturalmente. E as revisões da VW estão longe de serem baratas. Lançado em 2020, o Polo GTS ainda pode estar no finzinho da garantia.
Revisões do Volkswagen Polo GTS 2020/21:
- 30.000 km: R$ 195,78
- 40.000 km: R$ 1.906,29
- 50.000 km: R$ 757,01
- 60.000 km: R$ 1.758,79
Já as peças têm preços até regulares. O drama é se você quebrar o farol full LED.
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 200 a R$ 350
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 280 a R$ 400
- Bomba de combustível: de R$ 660 a R$ 810
- Kit troca de óleo (4 litros 5W40 + filtro): de R$ 200 a R$ 400:
- Amortecedor traseiro: de R$ 450 a R$ 670
- Para-choque traseiro: de R$ 490 a R$ 780
- Farol direito: de R$ 4 mil a R$ 4.600
9 - Tem muitos problemas?
Donos de Polo GTS reclamam muito de problemas no sistema de arrefecimento, com casos de carros com superaquecimento. Queixas quanto ao acabamento simples e que fica barulhento com pouco tempo de uso, e a problemas de infiltração de água na cabine também são comuns. Olho também no desgaste irregular dos discos de freio.
10 - Mini-Golf ou Gol vitaminado?
Justiça seja feita, o Polo muda de figura nesta versão GTS. Não tanto pelo design, mas principalmente pelo desempenho e dinâmica. Se as versões normais podem ser chamadas injustamente de Golzão, essa aqui merece ser rotulada de Golfzinho, vai?
O VRUM já testou o VW Polo GTS. Confira nossas impressões sobre o hatch de estilo esportivo:
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