Os sedans já tiveram seus dias de glória. Eram vistos com um certo status, mesmo no segmento de compactos. Até mesmo o Volkswagen Voyage, que nesta segunda e última geração chegou meio atrasado, mas continua a se valer da fama de robustez da marca alemã e da sua "base", o Gol.
Porém, os sedans perderam essa importância e espaço para os SUVs com o passar do tempo. O próprio Voyage é uma das vítimas dessa mudança, pois já está com sua morte decretada para este ano.
Mesmo assim, o Volkswagen Voyage tem um nome respeitado no segmento. Além disso, é visto no mercado de usados como um carro de fácil manutenção e boa liquidez. E se não oferece o status de outrora, acaba por ser uma alternativa para quem precisa de um carro para trabalhar ou com porta-malas maior. Confira agora 10 fatos sobre o modelo.
Em 2015, o VRUM testou o Volkswagen Voyage Evidence. Confira o teste!
1 – A geração do sedan compacto que demorou a chegar
A segunda geração do Volkswagen Voyage chegou em 2008, junto com a terceira geração do Gol. Pois é, o carro ficou fora de linha por 12 anos, pois alguém da VW, depois do lançamento do Gol Bolinha, em 1994, achou que era melhor importar o Polo Classic do que aplicar as mudanças da linha de compactos no sedã.
A marca alemã acabou sem um representante na categoria por mais de uma década. Pior, viu Fiat e General Motors venderem aos montes modelos como Siena, Prisma e Classic.
2 - E chegou atrasado e com conceito defasado
Enfim, o Volkswagen Voyage retornou em 2008, mas já com um conceito defasado de sedan compacto. Modelos como Renault Logan, Nissan Versa e Chevrolet Cobalt já tinham aderido à estratégia de ter porte de médio e preço de carro pequeno, ao contrário do modelo da VW.
3 – Como é o espaço e o conforto no Volkswagen Voyage
E espaço acaba não sendo o forte do Volkswgen Voyage. Com 2,46 metros de comprimento, o sedan tem espaço diminuto no banco traseiro. Em compensação, o porta-malas de 480 litros até faz uma diferença e compete com boa parte dos rivais.
O acerto mais firme da carroceria e suspensão da VW pode não agradar a todos, mas é o que agrega essa imagem de resistência. No mais, o Volkswagen Voyage segue a lógica da concorrência, com acabamento simples e versões de acabamento bastante racionais – e com custo/benefício bom quando carro usado, como veremos a seguir.
4 - Desempenho é ponto forte do sedan compacto
O Voyage agrada no que a VW faz de melhor: conjunto mecânico. Mesmo os velhos motores da família EA 111 entregam boa força e valentia na cidade. Especialmente o 1.6 8V com 104cv com etanol no tanque e 101cv de potência com gasolina.
O propulsor tem força em baixos giros, com 15,6kgfm/15,4kgfm disponíveis a 2.500rpm. E ainda tem como aliado o câmbio manual de cinco marchas com primeiras marchas muito bem escalonadas, alavanca de curso curto e engates justos.
Tem também outras opções a se considerar dentro da gama Volkswagen Voyage. Para quem vai rodar mais na cidade e privilegia consumo, o 1.0 quatro cilindros de 76cv (e)/72cv (g) é uma opção. Nos últimos tempos, esse propulsor foi substituído pelo moderno e ainda mais eficiente tricilíndrico de 84cv (e)/77cv (g).
5 – Um bom ano do modelo foi...
Em 2015, o Volkswagen Voyage já tinha passado pela primeira reestilização, três anos antes. Além disso, a gama do sedan passou a adotar novas versões (Trendline, Comfortline e Highline) e novos equipamentos. Também passou a usar na versão topo de linha o motor 1.6 16V da linha EA211, do qual falaremos mais adiante.
6 – Qual é a boa versão do Volkswagen Voyage?
Indicamos justamente o Volkswagen Voyage 2015 na configuração Comfortline 1.6 8V. Ela vem com airbag duplo frontal e freios com ABS e EBD, que já eram obrigatórios na época. Além disso, é equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, alarme, rodas de liga leve, ajuste de altura do banco do motorista e som com CD Player, Bluetooth e USB.
No mercado de usados, os preços da configuração oscilam entre R$ 45 mil e R$ 51 mil. E foi em 2015 que a VW passou a oferecer pacotes estéticos opcionais para a linha Voyage. O kit Fun, por exemplo, agrega bancos com acabamento diferenciado e o nome da versão nos encostos, pedaleiras esportivas, volante revestido de couro e adesivos na carroceria.
7 – Tem a opção do Volkswagen Voyage automático também
Já quem quer conforto, vai ter de pesquisar. Como dito, em 2015 a VW passou a disponibilizar o 1.6 16V de 120cv (e)/110cv (g) na versão mais completa do Volkswagen Voyage. Em 2018, o sedan ganhou a opção de câmbio automático de seis marchas, sempre em conjunto com esse motor da família EA211.
Como essa versão vendia pouco, é mais difícil de achar no mercado de seminovos. Exemplares ano 2019 têm preços entre R$ 60 mil e R$ 65 mil nos principais sites de compra e venda de veículos.
8 - Série Seleção e outras mudanças no sedan compacto
Patrocinadora da CBF, a VW relançou a série limitada Seleção que tinha estreado no Gol e replicou no Voyage em 2013, no embalo da Copa das Confederações daquele ano. Na carroceria, o Volkswagen Voyage trazia emblemas da confederação, ícones nas cores verde e amarelo, faixa escura com o nome da edição limitada e o número 10 igual ao da camisa do time na época.
Faróis com duplo refletor e máscara escurecida, antena no teto, luz no porta-malas, maçanetas pintadas na cor do veículo e grade na cor preto Ninja completavam o visual externo. Na cabine, detalhes em amarelo, porta-objetos com o símbolo da CBF e bancos com revestimento que remete a uma bola.
Em 2016, o Volkswagen Voyage passou pela sua segunda e última reestilização, adotando padrão mais horizontal da grade dianteira e faróis maiores e com cortes mais definidos. Ao longo do tempo, foi tendo a família enxugada. Nos últimos dois anos, tinha só três versões de acabamento, mas, desde 2021, só é vendido em única opção com motor 1.0 três-cilindros.
9 – Como são os preços da manutenção do Volkswagen Voyage?
O Volkswagen Voyage segue a mesma lógica do Gol no que diz respeito à conservação. Tem manutenção simples e não é um carro caro para ficar “no jeito”. As peças também não são caras. Confira alguns preços dos componentes referentes ao Voyage 1.6 8V ano 2015:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 80 a R$ 160
- Jogo com quatro velas de ignição: de R$ 95 a R$ 120
- Bomba de combustível: de R$ 190 a R$ 300
- Kit troca de óleo quatro litros de 5W40 e filtro: de R$ 280 a R$ 330
- Jogo com dois amortecedores traseiros: de R$ 300 a R$ 450
- Farol dianteiro: de R$ 150 a R$ 330
- Para-choque traseiro: de R$ 580 a R$ 1 mil
10 – Quais são os principais problemas do sedan compacto?
O sedan compacto tem problemas bastante pontuais e alguns comuns ao Gol. Nos Volkswagen Voyage 2015 com motor 1.6 8V são comuns os defeitos relacionados à bobina de ignição. Também são frequentes as queixas quanto a vazamentos do fluido da direção hidráulica. Fique atento também a estalos na suspensão.
Esta geração do Voyage teve diversos recalls:
- substituição do airbag do passageiro em modelos fabricados entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016
- troca do airbag do motorista para sedans montados entre fevereiro de 2016 e setembro de 2017
- troca do alternador de modelos produzidos entre março de 2016 e janeiro de 2017
- substituição das porcas do pivô para unidades fabricadas entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018
- reparo no fecho do cinto de segurança em modelos fabricados entre maio e junho de 2018
- troca da polia do motor de carros feitos entre abril e julho de 2021
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