Cinco anos atrás, pouca gente levaria fé que a Volkswagen teria uma presença significativa na categoria de SUVs. De 2018 para cá, a marca alemã – que até então só importava o Tiguan – estreou três utilitários-esportivos, com propostas bem distintas. Entre eles, o VW Nivus, que tem no estilo um dos fatos mais marcantes.
Apresentado em meio ao começo da pandemia no Brasil, em maio de 2020, e com vendas iniciadas dois meses depois, o VW Nivus trouxe o conceito de SUV cupê para os compactos. Só que o crossover vai além de um ratinho bonito.
O VW Nivus tem boa dinâmica e um rodar confortável, o que pode explicar o fato de estar entre os 20 carros mais vendidos do país. Foram 40 mil unidades emplacadas em 2022, segundo a Fenabrave.
Conheça 10 fatos importantes sobre o VW Nivus:
1 – O modelo foi o primeiro SUV cupê brasileiro?
A tendência dos SUV cupês começou nas marcas de luxo, especialmente com BMW (X6) e Audi (os Sportbacks da vida). A Volkswagen “popularizou” o conceito de utilitário-esportivo acupezado com a chegada do Nivus, em 2020, o primeiro, de fato, da categoria de compactos – recentemente seguido pela Fiat, com o Fastback.
Melhor: a estreia do VW Nivus quebrou um pouco a pasteurização do design dos carros da marca alemã no Brasil. Além do caimento acentuado da terceira coluna, o modelo traz faróis menos retilíneos, capô abaulado e muitas saliências na carroceria.
2 - Linha enxuta com apenas duas versões
O VW NIvus foi lançado dentro de uma nova lógica de posicionamento da marca alemã em relação aos seus SUVs. Desde a estreia, há três anos, o crossover compacto só tem duas versões: Comfortline (atualmente por R$ 125.890) e Highline (R$ 141.890) – o Taos seguiu a lógica.
Ambas usam o mesmo conjunto mecânico. O motor 1.0 TSI com câmbio automático de seis marchas. Meses antes do lançamento, o VW Nivus foi homologado com caixa manual, mas a montadora descartou esta versão pela baixa demanda para esse tipo de transmissão que as pesquisas de mercado já apontavam à época.
3 – Uma lista de equipamentos bem caprichada
O VW Nivus foi o primeiro a oferecer itens de auxílio à condução na gama de compactos da Volkswagen, além da nova central multimídia VW Play. Isso na versão topo de linha Highline, que trazia, em 2020, controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma de emergência, além do sistema com tela de 10 polegadas e uma série de aplicativos nativos.
Esses itens eram opcionais no VW Nivus Comfortline. A ausência da VW Play como item de série pelo menos na versão de entrada foi até questionada no lançamento, mas havia uma razão industrial. O mundo começava a viver a crise no fornecimento de semicondutores devido à pandemia e a filial brasileira não daria conta de equipar toda a linha com o sistema multimídia.
Porém, em novembro de 2021, a fabricante lançou a linha 2022 do VW Nivus mais recheada. A opção Comfortline ganhou o piloto automático adaptativo com frenagem automática, além de sistema start/stop do motor. De qualquer forma, não dá para negar que o SUV sempre foi bem equipado. Confira:
Volkswagen Nivus Comfortline: seis airbags, controles eletrônicos de tração, estabilidade e subidas, central multimídia Composition Touch com conexão com Apple CarPlay e Android Auto, quadro de instrumentos eletrônico com tela de oito polegadas, câmera e sensor de ré, faróis de LED com luzes de condução diurna, carregamento de celular por indução, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, direção elétrica e rodas de liga leve aro 16 polegadas.
Volkswagen Nivus Highline: os itens da Comfortline mais Active Info Display (painel eletrônico e configurável, central VW Play, ar-condicionado automático e digital, bancos revestidos em couro, chave presencial, rodas de liga leve aro 17 polegadas, sensores crepuscular e de chuva, detector de fadiga e sensores de estacionamento dianteiros
4 – Como é o desempenho do VW Nivus?
O motor é o 1.0 três-cilindros turbinado da família TSI, conhecido pela sua disposição e força em uma ampla faixa de rotações. Com 128cv com etanol e 116cv, com gasolina, e uma caixa de seis velocidades bem calibrada, o VW Nivus tem desempenho bastante esperto em arrancadas.
Segundo dados da Volks, o modelo acelera até 100km/h em 9,9 segundos, quando o SUV está abastecido com etanol, e em 10,5 segundos, com 100% de gasolina no tanque. As retomadas ainda são facilitadas pelo torque de 20,4kgfm (com qualquer um dos combustíveis) entre 2.000rpm e 3.500rpm.
5 – Um crossover compacto com boa dinâmica
Um dos fatos marcantes do VW Nivus é aquele acerto típico dos Volkswagen. O crossover compacto é baseado no Polo e usa a plataforma MQB, o que já configura uma vantagem. A carroceria tem boa construção e, mesmo com a altura meio exagerada para reforçar a pegada de SUV, torce pouco nas curvas.
A direção é firme e direta, e ajuda o VW Nivus a apontar bem na pista, sem exigir correções em velocidades mais altas na rodovia. Os freios também têm boa calibragem e o carro para bem sem embicar demais a frente.
6 – Ajuste da suspensão compromete o conforto do SUV cupê
Um dos fatos inerentes ao VW Nivus é que ele foi lançado para ser uma alternativa mais confortável ao T-Cross. Se no SUV mais caro a posição de dirigir é alta e ereta, no crossover cupê a sensação é de se estar ao volante de um Polo um pouco mais bombado.
A ergonomia é bastante satisfatória e o motorista tem uma visibilidade razoável. O que pega é mesmo o acerto da suspensão (McPherson na frente e eixo de torção atrás), mesma do T-Cross, porém, com 1cm a mais.
As hastes de ferro colocadas nas caixas de rodas para o VW Nivus ficar com jeito de SUV e o vão livre do solo de 17,6cm cobram a conta em trepidações excessivas no volante. Na traseira, as batidas são mais secas ao passar por buracos. Os pneus 205/55 R17 de perfil alto complicam as coisas.
Outro fato que incomoda no VW Nivus e em vários modelos da marca no Brasil é o acabamento interno. Aqui, repete-se a variedade de plásticos com aparência simples e encaixes mal feitos facilmente perceptíveis. O SUV será reestilizado até o fim do ano e a esperança é que melhore nesses quesitos.
7 - Espaço x porta-malas
O VW Nivus veio para ser o contra-ponto ao T-Cross e isso fica claro nas soluções para o SUV cupê. O irmão mais velho é baseado no Virtus e tem mais espaço interno, especialmente no banco traseiro.
Em contrapartida, o porta-malas do T-Cross é risível, não só em termos de volume (373 litros), mas de disposição – é estreito e pouco profundo. Com 4,26 metros de comprimento, um balanço traseiro largo, são 415 litros melhores aproveitados no VW Nivus
8 – Um modelo valorizado no mercado de usados
O VW Nivus é um modelo valorizado. Veja que nos principais sites de compra e venda, os modelos 2020/21 do SUV têm preços entre R$ 113 mil e R$ 128 mil. Já exemplares 2022 custam quase o mesmo – ou mais – que os zero quilômetro: de R$ 124 mil a R$ 140 mil.
9 – Despesas de manutenção com o VW Nivus
Mesmo os VW Nivus lançados em 2020 ainda estão dentro da garantia. Confira os preços das peças originais do SUV vendidas no site oficial da marca, assim como os valores de revisões “preço fixo” cobrados pela montadora.
Preços de componentes do VW Nivus:
- Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: R$ 271,43
- Jogo com três velas de ignição: R$ 276
- Amortecedor traseiro: R$ 974,39 (cada)
- Para-choque traseiro: R$ 1.069,03
- Farol direito: R$ 1.863,41
Preços de revisões preço fixo do VW Nivus:
- 10.000 km: -
- 20.000 km: R$ 268,22
- 30.000 km: R$ 203,32
- 40.000 km: R$ 1.742,63
- 50.000 km: R$ 757,01
- 60.000 km: R$ 1.633,44
NR: O VW Nivus é vendido com plano de revisão com as três primeiras manutenções gratuitas, contudo, é preciso fazer serviços que não estão incluídos nesta cobertura, como troca do fluido de freio (a cada dois anos), trocas dos filtros de ar (a cada 30 mil quiômetros) e correia Poly-V (a cada cinco anos ou 60 mil quilômetros).
10 – Os principais problemas do SUV cupê da Volkswagen
Apesar de ser um modelo recente, há fatos que envolvem problemas recorrentes no VW Nivus. No site do Reclame Aqui e em fóruns com donos do crossover, são comuns os relatos a respeito de defeitos precoces no módulo da direção elétrica e na central VW Play.
Fique atento também a barulhos. Os proprietários de VW Nivus reclamam bastante de ruídos excessivos no sistema de freios e no câmbio automático – inclusive com travamento da transmissão.
O VRUM testou o VW Nivus Highline modelo 2021. Confira!
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