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VW Virtus 2018: 10 fatos a saber antes da compra do usado

Sedan compacto agrada pelo desempenho, dinâmica e espaço interno, e pode ser boa opção no mercado de carro seminovo

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O VW Virtus foi lançado no mercado brasileiro em 2018 com motor 1.6 aspirado e 1.0 turbo
O VW Virtus foi lançado no mercado brasileiro em 2018 com motor 1.6 aspirado e 1.0 turbo Foto: O VW Virtus foi lançado no mercado brasileiro em 2018 com motor 1.6 aspirado e 1.0 turbo

Por muito tempo, a Volkswagen deixou o segmento de sedans compactos de mão beijada para rivais como Chevrolet e Fiat. Mas, mesmo que tardiamente, a montadora deu uma resposta boa na categoria com o lançamento, em 2018, do VW Virtus.

Com bom espaço interno e a mecânica apurada alemã, o VW Virtus ainda foi beneficiado pelo bom posicionamento. Com versões diferentes, conseguiu figurar entre os compactos “premium” e ainda fazer aquele cliente menos tradicional de sedan médio balançar.

vw virtus prata modelo 2017 2018 de traseira em movimento no asfalto
Modelo chegou para concorrer no segmento de sedans compacto premiun e agradou pelo estilo

De 2018 para cá, o VW Virtus chegou a ter uma série especial e versão esportiva, mas não experimentou muitas variações de motores e configurações. Só recentemente, na renovação de meia-vida, estreou nova opção topo de linha e passou a ter variante turbo manual. Confira agora 10 fatos sobre o VW Virtus de 2018 para cá.

1 – A trajetória do sedan compacto premium da Volkswagen

O lançamento oficial do VW Virtus aconteceu em janeiro de 2018, mas as primeiras unidades começaram a ser fabricadas na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), em 2017. Feito sobre a plataforma modular MQB, o sedan compacto foi apresentado em três versões de acabamento, com motores 1.6 16V aspirado e o 1.0 12V turbo TSI.

Seis meses depois, em junho de 2018, o VW Virtus chegou à linha 2019, teve os preços reajustados e passou a oferecer câmbio automático para a opção 1.6 MSI. No mesmo ano, ainda teve tempo para ganhar sua única série especial, Beats. Em 2020, a marca ressuscitou a icônica sigla GTS para batizar as versões esportivas do Polo e do Virtus.

Só recentemente, em 2023, é que a fabricante alemã foi mexer na linha do seu sedã. O VW Virtus passou por facelift, abandonou o motor 1.6, teve a potência do conjunto turbo reduzida nas versões de entrada e até estreou nova opção topo de linha Exclusive para fisgar consumidores carentes do segmento de médios.

vw virtus prata modelo 2017 2018 interior bancos dianteiros painel estatico na cidade
Um dos destaques do modelo é o interior, com bom espaço e acabamento mediano

2 - Espaço e conforto no interior do VW Virtus

Apesar de ser derivado da base do Polo, o VW Virtus se vale da plataforma modular MQB da Volkswagen para apresentar um dos seus grandes trunfos: o espaço interno. A cabine acomoda bem cinco ocupantes, beneficiada pela distância entre-eixos de 2,65 metros, 8cm a mais que no hatch.

Com 4,48m de comprimento, ainda sobrou espaço para o porta-malas, que acomoda 521 litros de capacidade e recebe malas de diferentes tamanhos. Destaque ainda para a posição de dirigir e o acerto mais firme de direção e pedais. Já o acabamento e o isolamento acústico deixam muito a desejar.

3 - Anda bem com motor aspirado

Como dito, desde 2018 o 1.6 16V MSI equipa o VW Virtus de entrada, motor que está longe de ser ruim. Claro que falta aquela patada do turbo e a força em baixos giros, mas, para quem preserva um rodar confortável, o propulsor da família EA 211 está mais que suficiente para o sedan compacto.

Com 117cv de potência com etanol e 110cv, com gasolina, as acelerações são ágeis. Com câmbio manual, o VW Virtus acelera até 100km/h abaixo dos 10 segundos com 100% de combustível vegetal no tanque.

vw virtus 200 tsi highline prata modelo 2018 estatico cofre do motor na rua
Com 128cv de potência máxima, o motor 1.0 turbo é uma boa opção no VW Virtus

Em velocidades de cruzeiro, o carro roda macio e o ponteiro do conta-giros fica em 2.500rpm a 100km/h. Isso se reflete em um consumo moderado. Pelos padrões do Inmetro, o VW Virtus 2018 1.6 manual aponta médias com etanol de 8,2km/l (cidade) e 9,5km/l (estrada) e, com gasolina, de respectivos 11,9km/l e 13,8km/l.

4 – Desempenho melhor ainda com motor turbo

As variantes turbinadas do VW Virtus, claro, são mais divertidas. Dotado do aclamado motor TSI de 128cv (e)/116cv (g), o sedan compacto tem comportamento bem mais arisco. Com câmbio automático, acelera até 100km/h em 9,9 segundos, mas o melhor está nas retomadas.

São 20,4kgfm entre 2.000rpm e 3.500rpm com qualquer um dos combustíveis, e basta pisar que o VW Virtus responde prontamente. Isso facilita a vida do motorista em situações de ultrapassagens na estrada, ou mesmo em ladeiras mais íngremes na cidade.

Desta forma, o VW Virtus 2018 turbo é mais eficiente no ambiente rodoviário. Com etanol, pelos padrões do Inmetro, as médias ficam em 7,8km/l (cidade) e 10,2km/l (estrada). Com gasolina, 11,2km/l e 14,6km/l, respectivamente.

5 – Como é o comportamento dinâmico do VW Virtus?

O Virtus é um típico Volkswagen desde sua estreia, em 2018. A carroceria tem ótima rigidez e na estrada o sedan mostra todas as benesses de sua arquitetura MQB. Nas curvas, o modelo parece grudado ao chão e nas retas, em alta velocidade, a direção se mantém direta e precisa.

vw virtus 200 tsi highline prata modelo 2018 estatico de frente no asfalto
O VW Virtus 200 TSI na versão Highline linha 2018 é boa opção no mercado de usados

6 - Nossa dica de VW Virtus 2018

Indicamos o VW Virtus 2018 na versão Highline. A topo de linha, além de ser a mais completa da época, usa o motor 1.0 TSI com câmbio automático de seis marchas. Nos principais sites de compra e venda de automóveis, tem preços entre R$ 76 mil e R$ 85 mil, e ainda pode ser encontrado recheado de opcionais como explicaremos a seguir.

7 – Lista de equipamentos que não deixa a desejar

O VW Virtus foi lançado em 2018 com três versões de acabamento e recheio bastante interessante. Desde a 1.6 manual, na parte de segurança, o três-volumes é equipado com controle de tração, assistente à subida em rampas, freios a disco nas quatro rodas com sistema de limpeza automática, bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro e monitoramento da pressão dos pneus.

Além disso, o VW Virtus tem, em todas as versões do seu primeiro ano de vida, ar-condicionado, assistência elétrica na direção, travas e vidros elétricos (os dianteiros com função um-toque), chave tipo canivete com telecomando das portas, para-sóis iluminados, suporte para celular no painel com entrada USB para carregamento.

Além do motor turbo e caixa automática, a opção intermediária do VW Virtus 2018 agrega itens interessantes. Para começar, recebe controle eletrônico de estabilidade e os ajustes de altura e distância do volante (que é multifuncional), inexplicavelmente ausentes na 1.6.

Central multimídia Composition Touch com tela de 6,5 polegadas, banco traseiro bipartido, faróis de neblina com função de iluminação estática em curvas, rodas de liga leve com aros de 15 polegadas, sensor de ré, retrovisores elétricos, descansa-braço e lanternas traseiras escurecidas completam o pacote intermediário do VW Virtus.

A versão Highline, como explicado, é a melhor opção do VW Virtus 2018. Adiciona ar-condicionado automático, chave presencial para destravamento de portas e partida do motor por botão, volante revestido de couro com borboletas para trocas de marchas, descansa-braço dianteiro, porta-luvas refrigerado, luz de condução diurna de LED e rodas aro 16 polegadas.

vw virtus 200 tsi highline prata modelo 2018 estatico interior bancos dianteiros painel na rua
Destaque para o painel digital e a central multimídia com tela tátil de oito polegadas

Fique de olho em exemplares da Highline com opcionais dando sopa nos sites de compra e venda de carros. O sedan podia receber câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, retrovisor eletrocrômico, indicador de pressão dos pneus, rede porta-objetos no porta-malas, detector de fadiga, sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão e sensores de chuva e crepuscular.

Tem mais! O VW Virtus Highline ainda tinha disponível pacotes com central multimídia Discover Media, com tela de oito polegadas, e o bacana quadro de instrumentos eletrônico e configurável Active Info Display, além rodas de liga leve com aros de 17 polegadas.

vw virtus 200 tsi highline prata modelo 2018 estatico interior banco traseiro na rua
Espaço no banco traseiro acomoda três pessoas com relativo conforto

8 – Para quem aprecia, teve versão esportiva

Antes de o mundo acabar na pandemia, a Volkswagen resgatou a sigla GTS para batizar a nova versão esportiva do VW Virtus. Lançada em fevereiro de 2020, a versão do sedã fez jus ao sobrenome emblemático.

vw virtus gts branco de frente no estudio
VW Virtus GTS é equipado com motor 1.4 turbo que gera 150cv de potência máxima

A começar pelo motor 1.4 TSI de quatro cilindros, 150cv e 25,5kgfm a 1.500rpm. Com a transmissão automática, acelera até 100km/h em 8,7 segundos, de acordo com dados da própria Volks.

Para completar, o VW Virtus GTS ainda ganhou acerto diferenciado na suspensão, nos freios e na transmissão, e a direção ficou mais pesadinha. Também tem equipamentos como a central VW Play, faróis de LED e detalhes diferentes no design, sem exageros e cafonices.

vw polo gts 1.4 prata de frente e virtus gts branco de traseira na pista estaticos
Lançada em 2020, a versão esportiva GTS chegou para o Polo e para o Virtus

9 – E como são os preços de manutenção do VW Virtus?

O VW Virtus 2018 na versão turbinada tem manutenção mais salgada, justamente devido ao conjunto mecânico sofisticado. A marca alemã dispõe de revisões com preço fixo acima dos 60 mil quilômetros, confira:

  • 60.000 km: R$ 1.749,53
  • 70.000 km: R$ 756,95
  • 80.000 km: R$ 1.857,71

Além disso, as peças têm preços também mais elevados. Veja o valor de alguns componentes do VW Virtus turbo 2018:

  • Jogo com quatro pastilhas do freio dianteiro: de R$ 115 a R$ 280
  • Jogo com três velas de ignição: de R$ 240 a R$ 350
  • Bomba de combustível: de R$ 500 a R$ 660
  • Kit troca de óleo (4 litros 5W40 + filtro): de R$ 300 a R$ 400
  • Amortecedor traseiro (par): de R$ 650 a R$ 800
  • Para-choque traseiro: de R$ 750 a R$ 1.200
  • Farol direito: de R$ 460 a R$ 780

vw virtus 200 tsi highline prata modelo 2018 estatico porta malas na rua
Com 521 litros de capacidade, o porta-malas do Virtus faz inveja em alguns sedans médios

10 - Principais problemas do sedan compacto premium

Os proprietários de VW Virtus reclamam muito de problemas no câmbio automático, que apresenta trancos e trepidações fora do comum. Há relatos também de problemas no sistema de freios, com ruídos e vibrações ao acionar o pedal.

Verifique também se o sedan apresenta cheiro de mofo na cabine. São muitos os depoimentos de donos que falam de infiltrações no habitáculo. Também são frequentes os casos de infiltrações nos faróis e lanternas, que ficam embaçados ou desgastados precocemente.

O VW Virtus já foi convocado para três campanhas de recall, sendo a primeira para troca do revestimento da coluna central das unidades produzidas em 2017 e 2018. Depois para atualização da unidade de comando do motor nos sedans fabricados em 2022. E, por fim. para reforço na fixação de diferentes componentes em modelos feitos em 2022.

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