UAI

Automatizado: Pior câmbio já construído na história

Marcas como Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Renault já ofereceram modelos com esse tipo de câmbio e todas enfrentaram problemas com consumidores

Publicidade
Apesar de ser um câmbio automatizado de dupla embreagem, o PowerShift da Ford deu muita dor de cabeça para muitos consumidores
Apesar de ser um câmbio automatizado de dupla embreagem, o PowerShift da Ford deu muita dor de cabeça para muitos consumidores Foto: Apesar de ser um câmbio automatizado de dupla embreagem, o PowerShift da Ford deu muita dor de cabeça para muitos consumidores

Ao comprar um automóvel usado, entre vários outros cuidados, a recomendação é de prestar atenção naqueles modelos que foram equipados – mas não são mais – com um câmbio automático que foi um verdadeiro fracasso, uma lambança das fábricas. Estou me referindo, primeiramente, ao câmbio automatizado que surgiu nos carros da Fiat, chamado Dualogic, da Volkswagen, I-Motion, da GM, EasyTronic, e da Renault, Easy'R.

Na verdade, era um câmbio manual gerenciado por um computador que fazia as trocas de marchas automaticamente. Na época, foi uma quantidade de problemas que as fábricas acabaram com esse câmbio automatizado e voltaram para o automático convencional. Mas esses carros ainda estão rodando por aí, nas ruas e estradas do país. Não estamos afirmando que todos apresentam defeito, mas muitos.

cambio automatizado dualogic de teclas no console
A Fiat tentou melhorar o câmbio Dualogic usando teclas, mas o resultado não foi bom

O segundo fracasso diz respeito a uma exclusividade da Ford. O câmbio Power Shift, que também é automatizado, porém, mais sofisticado, com dupla embreagem. Esse câmbio automatizado da Ford chegou a ganhar o apelido de “Power Shit”, devido aos inúmeros problemas que apresentou. Foram vários os casos de proprietários de modelos Ford que levaram seus carros em oficinas para tentar solucionar os problemas no câmbio, mas ninguém conseguia fazer o reparo. Nem mesmo as concessionárias da marca.

Resultado disso? A Ford nunca mais usou esse câmbio automatizado em seus modelos no mundo. Em alguns casos, as oficinas constatavam o superaquecimento do sistema, que travava e o motorista não conseguia sair do lugar. Tal fato resultou na desvalorização dos modelos não só da Ford, mas também da VW, Chevrolet e Renault.

cambio automatizado i motion do vw up no console
Câmbio automatizado I-Motion do VW up! comprometia o desempenho

Portanto, na hora de comprar um carro usado, evite os modelos equipados com o chamado câmbio automatizado. Além da possibilidade de apresentar problemas, ele pode ser um entrave no momento da revenda do carro.

Se você gostou de mais essa dica, não deixe de curtir o vídeo e considere se inscrever em nossos canais do YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado de novos conteúdos publicados pelo VRUM, que apresenta todas as novidades do setor automotivo. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Twitter e Instagram, e, claro, no vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas