UAI

Bateria de carro é coisa séria. Fique de olho nas informações

É preciso ficar atento às características da bateria, ao prazo de validade e também à garantia, que pode indicar se vai durar mais ou menos

Publicidade
Ao substituir a bateria do carro é preciso se informar sobre suas características
Ao substituir a bateria do carro é preciso se informar sobre suas características Foto: Ao substituir a bateria do carro é preciso se informar sobre suas características

A tendência do automóvel no mundo é o elétrico. Mas o que dificulta a existência plena do carro elétrico? A bateria, que ainda é muito cara, tem a duração limitada. Porém, curiosamente, antes mesmo do carro elétrico, a bateria tradicional que fornece energia para os equipamentos do veículo, como motor de arranque e faróis, que é feita de chumbo, sempre foi problemática.

E é importante você saber que tem que ter cuidados com a bateria do seu carro. Por exemplo, ao repor uma bateria que arriou, ou seja, perdeu a carga, é preciso verificar se ela tem uma nomenclatura especial, principalmente se o carro for equipado com start/stop (sistema que desliga e liga o motor em paradas). Nesse caso, pelo fato de ligar e desligar o motor várias vezes, exige-se muito da bateria, que tem de ser especial e, geralmente, mais cara.

Você deve ter cuidado também ao comprar qualquer tipo de bateria porque o prazo de validade é importante. Algumas baterias oferecem garantia maior – de um a dois anos – e isso pode ser um indicativo de que ela vai durar mais ou menos.

Qual é o prazo que a bateria dura normalmente? De dois a três anos. Mas se você tomar os devidos cuidados e não exigir demais da bateria, ela pode durar três, quatro ou até sete anos, que já aconteceu em um carro que eu tive.

Gostou do vídeo com os esclarecimentos sobre a bateria do carro? Então lembre-se de ativar o sininho e curtir, além de se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso você recebrá notificações de todos os novos conteúdos, com dicas e reportagens sobre lançamentos e testes. Vale lembrar que o VRUM está também no Facebook, Instagram e Twitter, além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas