Muitas pessoas já vieram me perguntar por que sou contra a limpeza do bico injetor de combustível. E eu respondo que não tenho nada contra a limpeza do bico injetor, mas desde que ele esteja realmente sujo. Minha crítica sempre foi direcionada às oficinas de concessionárias ou particulares que, na hora da revisão, antes mesmo de ver o carro do cliente, já determina que precisa fazer a limpeza dos bicos e já vão dando o preço.
Mas como saber se realmente é preciso fazer a limpeza do bico injetor sem ligar o motor, sem sequer dar uma volta com o carro? Como assim, limpeza do bico injetor? É preciso entender que se o bico injetor estiver sujo ou com qualquer tipo de problema o motor vai falhar, o consumo de combustível vai aumentar e o desempenho vai ficar comprometido.
Existem vários “sintomas” que podem indicar que o problema é no bico injetor ou não. Mas quando esse componente está sujo, não há dúvida, tem de passar por um processo de limpeza. Não tenho nada contra esse procedimento. Pelo contrário, tenho muito a favor da limpeza do bico injetor nessa condição.
O que eu sou contra é da chamada limpeza do bico injetor preventiva. Como assim, preventiva? “para ele evitar de sujar”, dizem alguns espertinhos. Isso é conversa pra boi dormir e para tirar dinheiro do seu bolso.
Se você gostou dessa nossa crítica sobre empresas que sugerem fazer limpeza em bico injetor limpo, então não se esqueça de curtir nosso vídeo nos canais do YouTube e Dailymotion. Neles eu dou dicas como essa e você ainda confere as novidades do setor automotivo, além dos nossos testes. Ative o sininho e considere se inscrever nos canais para receber as notificações do VRUM, que está presente também no Facebook, Instagram e Twitter, além do vrum.com.br.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas