UAI

Freio ABS: companheiro fiel que não permite deslizes

O sistema antitravamento é obrigatório no Brasil há quase 10 anos e é importante item de segurança para evitar acidentes

Publicidade
Sem o freio ABS, as rodas podem travar em uma frenagem, fazendo o carro arrastar e bater em obstáculos
Sem o freio ABS, as rodas podem travar em uma frenagem, fazendo o carro arrastar e bater em obstáculos Foto: Foto: Bosch/Divulgação

Um dos mais importantes equipamentos de segurança que já inventaram para o automóvel foi o freio ABS. Trata-se de um sistema eletrônico que detecta em uma freada de emergência a tendência de a roda se arrastar no piso. O freio ABS não permite que isso aconteça, pois, se a roda desliza, o espaço de frenagem será muito maior, aumentando a possibilidade de uma colisão ou acidente ainda mais grave.

O freio ABS é obrigatório no Brasil há quase 10 anos e, por isso, muitos motoristas já entenderam como é o funcionamento do sistema. No início, não havia muitas informações sobre o funcionamento do sistema. E como a pressão do circuito hidráulico varia exatamente para evitar o travamento do freio e deslizamento da roda, o pedal trepida propositalmente, e com isso muitos motoristas se assustavam e tiravam o pé do pedal, acreditando que tinha algum defeito. E não era nada disso.

Freio ABS infografia mostrando o carro verde freando e desviando dos cones vermelhos à sua frente no asfalto
Com o freio ABS, o motorista consegue frear sem perder o comando da direção, desviando do obstáculo com segurança Foto: Foto: Bosch/Divulgação

Mas, atualmente, os motoristas sabem que a função do freio ABS é evitar que o carro saia deslizando pelo asfalto. Se você está dirigindo seu carro e surge um obstáculo repentinamente em sua frente. O correto é pisar no pedal de freio com força, pois o ABS não permitirá que o carro deslize.

Porém, existe uma outra grande vantagem proporcionada pelo freio ABS que poucos se lembram. Se as rodas estão deslizando e você vira o volante, não muda nada, pois o carro continua arrastando para frente. Mas se o ABS funcionou e a roda continua girando, o sistema permite que o motorista mantenha o comando da direção, permitindo desviar do obstáculo à frente.

Portanto, o freio ABS ajuda a evitar que o carro saia deslizando e derrapando no piso. Além disso, o sistema permite que o motorista tenha sempre em mãos o controle do automóvel. Ou seja, ele vira o volante e o carro obedece.

Se você gostou de mais este vídeo com dicas sobre o funcionamento do freio ABS, não deixe de ativar o sininho e curtir o vídeo do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion. E não se esqueça de se inscrever nos canais para ser notificado de novas publicações, ficando por dentro de tudo o que acontece no mundo automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, Instagram, X (Twitter) e no portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas