UAI
FALA, BORIS!

Óleo do motor: é normal o consumo de um litro a cada mil Km?

Alguns fatores podem interferir no consumo do óleo lubrificante do motor e os fabricantes revelam quais os níveis aceitáveis para não se ter problemas

Publicidade
Nível do óleo não deve apresentar grandes variações
Nível do óleo não deve apresentar grandes variações Foto: Internet / Reprodução

É comum o nível do óleo do motor baixar um pouco depois de alguns quilômetros rodados. Por isso, é sempre importante conferir a vareta para saber se o lubrificante está no nível correto para o bom funcionamento do motor. Vale lembrar que alguns carros mais sofisticados trazem no painel o marcador do nível de óleo, dispensando a conferência da vareta.

Porém, na grande maioria dos carros a conferência do nível do óleo do motor é feita por meio da vareta. Basta puxá-la, depois limpá-la com um papel toalha e, em seguida, inseri-la novamente no tubo que leva ao interior do motor. Feito isso, é só puxar a vareta novamente e conferir se o nível do lubrificante está entre o máximo e o mínimo., pois é normal baixar um pouco depois de quilômetros rodados.

Mas por que o nível do óleo do motor baixa? Porque por melhor que seja o sistema interno do motor para evitar que o óleo seja queimado, sempre acaba passando um pouquinho do lubrificante para a parte de cima, onde acontece a combustão da gasolina ou do etanol. Isso é totalmente normal, mas levanta uma questão: Qual o consumo normal de óleo do motor?

Há um consenso entre as engenharias das montadoras de que o consumo de um litro de óleo do motor a cada 5 mil quilômetros é razoável. Outros já dizem que o correto é um litro a cada 3 mil quilômetros. O fato é que o máximo de consumo que pode existir é de um litro a cada mil quilômetros. Algumas fábricas já admitem esse consumo para que consumidores não incomodem a equipe da área de assistência técnica dizendo que o carro está queimando muito óleo do motor.

É verdade que cada motor funciona de um jeito e tem suas próprias características, mais que um litro a cada mil quilômetros é inaceitável. Portanto, esse consumo de um litro a cada 5 mil quilômetros é normal. Na pior das hipóteses, um litro a cada mil quilômetros. Se seu carro está gastando mais do que isso, leve-o a um especialista porque ele deve estar queimando mais óleo do motor do que o normal.

Mas não se esqueça de que o óleo do motor pode estar baixando também por causa de um vazamento. Basta você conferir na garagem se tem algumas gotas de óleo no chão debaixo do seu carro. Nesse caso, não está queimando, mas, sim, vazando. Mas seja lá como for, se o nível do lubrificante baixar além do máximo permitido, é preciso levar o carro para a oficina.

Óleo do motor vazamento chão da garagem parte do para-choque do carro
Os vazamentos no motor também contribuem para o aumento no consumo de óleo lubrificante Foto: Reprodução da internet
 

Gostou desse vídeo esclarecendo dúvidas sobre o nível do óleo do motor? Então não deixe de ativar o sininho, curtir e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso você será notificado sobre novas publicações, ficando por dentro de tudo o que acontece no setor automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X (Twitter), além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas