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Pastilhas de freio: um vacilo na troca é certeza de prejuízo grande

Para fazer a substituição das pastilhas de freio nas rodas traseiras é preciso ter equipamentos adequados para não danificar o sistema

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Troca das pastilhas de freio nas rodas dianteiras do carro
Troca das pastilhas de freio nas rodas dianteiras do carro Foto: Marlos Ney Vidal/EM/D.A Press

Uma das operações mais simples na manutenção de um automóvel é a troca das pastilhas de freio. A maioria do carros tem freios a discos na dianteira com pastilhas, e na traseira, tambores com lonas. Mas alguns modelos são equipados com freios a discos também nas rodas traseiras. E para completar, modelos mais modernos trazem o freio de estacionamento elétrico, com tecla de acionamento no console. Ele trava os discos traseiros usando as pastilhas nas pinças.

Portanto, o que sempre foi muito simples de fazer e assim continua, é a troca das pastilhas de freio dos discos dianteiros. Não exige ferramentas e nem aparelhos especiais. Mas se o carro for equipado com freios a disco na traseira e ainda trouxer o freio de estacionamento elétrico, aí a conversa é outra.

Nesse caso é preciso levar o carro a uma concessionária da marca para que um programa seja usado para soltar as pastilhas de freio para que possam ser substituídas. Ou então é preciso levar o carro a uma oficina que tenha o equipamento adequado que libera o pistão que prende as pastilhas.

Mas se você não levar o seu carro na concessionária da marca ou na oficina que tenha o equipamento adequado para a troca das pastilhas de freio, um mecânico menos cuidadoso vai usar a força para empurrar o pistão que prende as pastilhas, danificando a rosca do componente.

Console do Fiat Fastback com freio de estacionamento eletrônico
Carros equipados com freio de estacionamento elétrico exigem atenção especial na hora da manutenção dos discos traseiros Foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press

Portanto, se você optar por levar o seu carro para a manutenção em uma oficina que não esteja atualizada e equipada adequadamente para fazer a troca das pastilhas de freio nas rodas traseiras, estará correndo o risco de danificar o sistema, comprometendo seu funcionamento e eficiência.

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