UAI
FALA, BORIS!

Dreno da porta: eterno esquecido que pode trazer problema

A água da chuva ou da lavagem do carro pode se acumular nas portas, provocando oxidação e ferrugem na carroceria. Saiba como resolver o problema

Publicidade
Os drenos ficam na parte inferior das portas dos carros, geralmente cobertos com uma proteção de plástico
Os drenos ficam na parte inferior das portas dos carros, geralmente cobertos com uma proteção de plástico Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Algumas pessoas costumam reclamar de um barulho no carro, mas geralmente não sabem identificar de onde vem. Ele surge geralmente quando se acelera rápido ou quando se pisa mais forte no freio. É um barulho de água correndo de um lado para o outro. Mas de onde vem esse ruído e por que teria uma água correndo dentro do carro?

No período de chuvas abundantes, é perfeitamente normal que entre água pelas janelas das portas do carro. Se for hatch ou SUV, pode entrar água pela tampa do porta-malas também. Mas, então, como proceder para que essa água não fique chacoalhando no interior das portas?

Parece bobagem, mas esse é o tipo de problema não pode ser desconsiderado, porque além do incômodo barulhinho, a água acumulada no interior da porta do carro vai causar oxidação, enferrujando a lataria.

Por esse motivo, as portas dos carros têm em sua parte inferior drenos para que essa água de chuva ou da própria lavagem do carro seja retirada. Porém, esses pequenos furos nas portas costumam entupir por causa do excesso de poeira, terra ou areia, provocando o acúmulo de água no interior das portas.

E para resolver o problema e desentupir os drenos não é preciso nenhum procedimento especial ou ferramenta apropriada. Com um pequeno pedaço de arame é possível remover a sujeira que está entupindo o dreno e impedindo que a água escoe. Feito isso, o problema está resolvido.

Dreno que fica na parte inferior da porta do carro para retirada de água acululada sendo desobstruido com um clips
Para desobstruir os drenos das portas e liberar a água acumulada basta usar um pedaço de arame ou até mesmo um clips Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Portanto, se você tem o costume de lavar o carro nos finais de semana, lembre-se de usar o velho e bom arame para fazer a limpeza dos dutos das portas regularmente. E se você leva o carro para lavar em uma empresa especializada, peça ao profissional para fazer a limpeza do dreno.

Gostou de mais essa dica da limpeza do dreno da porta para evitar acúmulo de água e consequente oxidação da carroceria do carro? Então não deixe de curtir o vídeo e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso você será notificado sobre novos conteúdos, ficando por dentro de tudo que acontece no setor automotivo. E não se esqueça que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X (Twitter), além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas