UAI
FALA, BORIS!

Óleo do motor mais grosso pode aumentar o consumo de combustível

Diferença na viscosidade do lubrificante pode afetar diretamente o consumo de combustível do seu carro. Saiba por quê

Publicidade
Uso de óleos com menor viscosidade se justifica pela maior rotação e temperatura de operação dos propulsores modernos
Uso de óleos com menor viscosidade se justifica pela maior rotação e temperatura de operação dos propulsores modernos Foto: Uso de óleos com menor viscosidade se justifica pela maior rotação e temperatura de operação dos propulsores modernos

Você já deve ter visto várias vezes dicas para reduzir o consumo de combustível do seu carro. São vários os fatores que influenciam no consumo de combustível, por isso as sugestões para ajudar na redução também são muitas. Mas é pouco provável que você já tenha escutado que o óleo do motor também pode afetar o consumo de combustível do seu carro.

Mas o que tem a ver o óleo do motor com o consumo de combustível? Tem tudo a ver, pois o óleo lubrificante é oferecido em diferentes viscosidades, ou seja, se ele é mais fluido ou mais denso.

Quanto mais grosso o óleo do motor for, maior o esforço das peças móveis. O pistão no cilindro, com o lubrificante mais viscoso, terá mais dificuldade para subir e descer. E quanto mais fino o óleo, mais facilidade o pistão tem para deslizar dentro do cilindro.

E se o pistão precisa fazer mais esforço para se movimentar dentro do cilindro devido ao óleo do motor mais grosso, significa que o consumo de combustível vai aumentar, já que o gasto de energia será maior.

Nem sempre você pode escolher a viscosidade do óleo do motor, mas muitas vezes o fabricante indica dois tipos de lubrificantes que podem ser usados no seu carro. Por exemplo, um tem a especificação 5W-30 e o outro 10W-40. O primeiro tem viscosidade menor e certamente proporcionará uma pequena diferença no consumo de combustível do seu carro.

E quando a quilometragem do carro começa a ficar mais alta, é comum nos postos de troca de óleo do motor indicarem lubrificantes com maior viscosidade, com o objetivo de reduzir o consumo de óleo. Mas isso acaba aumentando o consumo de combustível, por se tratar de um lubrificante mais grosso.

Por isso tem gente por aí que recomenda o uso do óleo mais grosso depois que o carro passou dos 100 mil quilômetros rodados. Nem sempre você deve fazer isso. Se não estiver ocorrendo o consumo excessivo do óleo do motor, não é necessário optar pelo lubrificante mais grosso, pois ele fará você gastar mais com combustível.

Se você gostou de mais essa dica que explica a relação entre o óleo do motor e o consumo de combustível do carro, não deixe de curtir o vídeo e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso você será notificado de novas publicações, ficando por dentro de tudo que acontece no setor automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X (Twitter), além do portal vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas