UAI
FALA, BORIS!

Chuva: não se esqueça das palhetas do limpador do para-brisa

São componentes de extrema importância no carro, pois se não estiverem em boas condições podem comprometer a visibilidade do motorista e provocar acidente

Publicidade
Palhetas em bom estado são fundamentais para garantir uma boa visibilidade
Palhetas em bom estado são fundamentais para garantir uma boa visibilidade Foto: Palhetas em bom estado são fundamentais para garantir uma boa visibilidade

O período das chuvas está aí causando tempestades em várias regiões do país. E nesta época, mais do que nunca, é de extrema importância dar atenção a um componente do seu carro: as palhetas do limpador do para-brisa. Não tem nada pior do que descobrir que elas não estão em boas condições exatamente na hora de uma chuva pesada.

Se as palhetas do limpador de para-brisa não estiverem em boas condições, certamente não vão fazer a varredura correta da água no vidro, comprometendo a visibilidade do motorista. Por esse e outros motivos, no período das chuvas aumenta o número de acidentes de trânsito, com pequenas batidas muitas vezes ocasionadas pela visibilidade prejudicada do motorista.

Portanto, lembre-se que componentes de borracha têm prazo de validade e expira igual remédio. É o caso das palhetas do limpador do para-brisa, que são feitas de borracha e estão sujeitas ao calor do sol e poeira do trânsito, o que causa o ressecamento e comprometimento de suas funções.

Quando as palhetas do limpador do para-brisa ficam ressecadas elas perdem a capacidade de remover a água do vidro e muitas vezes ficam trepidando, provocando ruído irritante. Portanto, fique atento à condição do componente no seu carro e troque imediatamente se constatar que não está em boas condições.

Troque as palhetas do limpador do para-brisa no máximo a cada dois anos. Mas, cuidado, pois têm muitos “picaretas” que te abordam no posto de combustível, no shopping e em outros lugares alegando que as palhetas do seu carro estão ressecadas e, em seguida, oferecem um par de palhetas de origem duvidosa. Não compre.

Dê sempre a preferência às palhetas do limpador do para-brisa vendidas em concessionárias ou lojas especializadas, que trabalham com produtos de marcas conhecidas e dão garantia. Isso é de extrema importância, pois não se brinca com a visibilidade do motorista no automóvel.

Falando nisso, você se lembra qual foi a última vez que trocou as palhetas do limpador de para-brisa do seu carro? Então aproveite nossa dica e faça a revisão no componente. E não se esqueça de ativar o sininho, curtir o vídeo e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado de novas publicações, ficando por dentro de tudo que acontece no setor automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Instagram, Facebook e X (Twitter), além do portal vrum.com.br.

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas