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Papo de estúdio

Vale a pena abastecer o carro com etanol aditivado ou é desperdício?

Etanol aditivado deixa o carro melhor? Onde ele atua no motor? Devo eu mesmo aditivar? Com qual freqûencia?

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Vale a pena abastecer o carro com etanol aditivado ou é jogar dinheiro fora?
Vale a pena abastecer o carro com etanol aditivado ou é jogar dinheiro fora? Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press

No Papo de Estúdio de hoje, Boris Feldman e Enio Greco conversam sobre um tema polêmico: a aditivação de combustível. Se esse assunto já dá 'pano pra manga' se tratando da gasolina, imagine agora quando o tema central é o etanol? Então, vale a pena abastecer o carro com etanol aditivado ou é desperdício de dinheiro? Confira no vídeo a seguir:

Antes de responder se vale a pena aditivar o etanol, é preciso relembrar qual é a recomendação de Boris Feldman para a gasolina: não abasteça com gasolina aditivada no posto de combustível! É melhor comprar o aditivo separado e você mesmo misturar na gasolina comum. A frequência vai depender de acordo com a marca, mas, geralmente, você pode aditivar um a cada quatro tanques de gasolina.

Mas, por que isso? É que não tem como ter certeza se a gasolina foi aditivada de fato. Nada impede de você chegar no posto de gasolina, pagar por uma aditivada, mas levar para casa uma comum, já que a ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil) não fiscaliza a presença de aditivo. "A ANP vem fazendo uma fiscalização excepcional nos postos do Brasil inteiro, mas só da gasolina! Já o aditivo...", explica o editor do Vrum.

Etanol aditivado: vale a pena?

Ok, essa é a recomendação para a gasolina. Mas, e o etanol? O aditivo para o etanol é o mesmo da gasolina ou existe um específico?

De acordo com Boris Feldman, a gasolina tem que ser aditivada porque seu teor de carbono é elevadíssimo, causando a carbonização dos pistões, cilindros, cabeçote... Misturado à gasolina, o aditivo age como um detergente dispersante que evita essa carbonização.

O etanol, por sua vez, tem um teor de carbono três vezes menor. Se a gasolina tem 80% de carbono, o etanol tem  25%, ou pouco mais que isso. Logo, a carbonização do motor com etanol é muito pequena, e quase não precisa de aditivo. Tanto que só duas marcas no Brasil , Shell e Petrobras, é que vendem o etanol aditivado.

Ainda que não seja de suma importância, usar o etanol aditivado tem algumas vantagens. A gasolina acaba lubrificando naturalmente as válvulas do motor, o que o etanol não faz. E a aditivação pode corrigir isso.

Vale a pena abastecer o carro com etanol aditivado ou é jogar dinheiro fora?
Aditivos para combustível Foto: Reprodução

Mas, o motorista que só abastece o carro com etanol não precisa recorrer, necessariamente, à aditivação para isso. Basta usar um tanque de gasolina a cada quatro de etanol, no máximo seis para um, para corrigir.

Mas, se a escolha for usar o etanol aditivado, adote o mesmo procedimento da gasolina: faça você mesmo! Abastece com etanol puro e use o aditivo. Tem algum específico? Tem, e não é o mesmo da gasolina. Opte por um específico para carros flex. Quanto à frequência, também vai variar de acordo com cada produto, confira as instruções do fabricante.