Já são quatro as marcas chinesas que estão revolucionando nosso mercado: JAC, Caoa Chery, GWM e BYD, que chegaram obrigando as outras a reajustarem seus preços. Mas nem todas estão se lembrando de que implantar uma nova marca não é só vender automóveis, mas também estabelecer uma infraestrutura adequada de serviços e peças. Uma que vende muito, mas se esqueceu do pós-venda, é a BYD. Recebemos reclamações na redação e fomos conferir no Reclame Aqui, verdadeira tribuna do consumidor.
Apesar de estar há apenas dois anos no Brasil, já são dezenas de reclamações, principalmente pelo mau atendimento aos clientes e falta de peças de reposição nas concessionárias. Tem dono de BYD com o carro parado há meses por falta de peças e sem previsão de chegada.
Entre várias delas, o pneu, específico para o modelo e que não existe na rede de concessionárias nem no mercado de reposição. E ainda recomendam procurar um semelhante, embora todos saibam que carro elétrico exige pneu especial.
Dezenas de clientes reclamam das dificuldades com os aplicativos: tem carro vendido há mais de um ano que ainda não teve o app liberado. Outra reclamação frequente é que a concessionária promete enviar pelos Correios, como cortesia, um carregador portátil. E nada de carregador.
Outra queixa grave é de um Song Plus comprado zero quilômetro na concessionária de Campinas. Meses depois, ao tentar vendê-lo, uma vistoria da Dekra detectou sinais evidentes de repintura, o que prejudicou a venda e desvalorizou o carro.
Outro BYD deixou de recarregar a bateria, foi rebocado para a concessionária em Porto Alegre, o cliente recebeu um outro reserva, mas por apenas cinco dias. Claro que o dele não ficou pronto, teve que devolver o carro reserva e ficou a pé.
A grande maioria reclama também ser inútil ligar para o SAC da concessionária ou da própria BYD, pois sequer são atendidos. São algumas das dezenas de problemas apresentados por clientes insatisfeitos da chinesa pinçadas no Reclame Aqui e por conversas telefônicas da nossa redação.
A empresa, consultada, já tem resposta padrão e alega “ter estrutura dedicada para peças de reposição... e acompanhamento diário por seu departamento de pós-venda... que possui estoque para todos os modelos comercializados no mercado brasileiro”.
No Brasil, minha sugestão é que a BYD tenha uma diretoria de pós-venda tão eficiente quanto a comercial. Ou então mude seu nome para BYN, trocando o D de Dream (sonho) por N de Nightmare (pesadelo).
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