A JD Power é uma entidade independente nos Estados Unidos que realiza pesquisas frequentes sobre a confiabilidade dos automóveis. Entre as mais significativas, a que faz com donos de automóveis comprados zero quilômetro naquele país há três anos, classificando-os pelo número de problemas apresentados no período.
As pesquisas são feitas anualmente, há 35 anos, e os resultados registram uma queda geral de qualidade dos modelos, pois o volume de reclamações vem aumentando principalmente depois da introdução da tecnologia eletrônica.
A JD Power ressalta que os resultados deste ano refletem os problemas apresentados pelos automóveis fabricados entre 2020 e 2021, e que já tinham rodado cerca de três anos. As questões englobam diversos sistemas mecânicos, elétricos, eletrônicos e de acabamento. Os que mais prejudicaram a confiabilidade nesta última pesquisa – publicada em fevereiro deste ano – foram os de infoentretenimento, assistência ao motorista e carros elétricos (mais problemáticos que os de combustão).
Os números da JD Power refletem quantos problemas foram registrados em cada 100 veículos pesquisados (PP100). São 30 marcas avaliadas e o número médio nesta pesquisa foi de 190 problemas. Onze marcas se situaram abaixo da média, 19 acima.
As quatro melhores classificadas na pesquisa da JD Power foram a Lexus, Toyota, Buick e Chevrolet. A Lexus com apenas 135 problemas em cada 100 carros, ou seja, pouco mais de um problema por automóvel. A rigor, apenas duas empresas foram as melhores, pois a Lexus é da Toyota, Buick e Chevrolet da GM.
As quatro piores na pesquisa da JD Power foram Chrysler, Audi, Land Rover e Volkswagen. A Chrysler com 310 problemas, ou seja, mais de três por automóvel. A rigor, apenas três empresas, pois Audi e Volkswagen pertencem ao mesmo grupo. Os superesportivos não são avaliados pelo baixo volume de vendas. E as marcas francesas não são comercializadas nos EUA.
Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas