UAI
FALA, BORIS!

CEO da Stellantis e o paradoxo da fragmentação

O 'x' da questão é o tamanho da demanda. E, quanto maior a diversificação de soluções...

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Carlos Tavares, CEO da Stellantis
Carlos Tavares, CEO da Stellantis Foto: Carlos Tavares, CEO da Stellantis

Carlos Tavares, CEO global da Stellantis que veio anunciar um investimento de R$ 30 bilhões no Brasil, concedeu uma entrevista coletiva onde, além da simplicidade, demonstrou profundo conhecimento do setor.

Como todo esse dinheiro (o maior valor já anunciado pela indústria automobilística) será aplicado em novos produtos e no desenvolvimento dos atuais, foi inevitável o detalhamento das novas tecnologias de eletrificação desenvolvidas pela engenharia da empresa.

Carlos Tavares começou confirmando o que a equipe de Betim já havia anunciado no ano passado: executar no Brasil o projeto Bio-Hybrid, que contempla as principais soluções adotadas no mundo para a redução das emissões de CO²: híbridos (leve, simples e plugin) e elétricos. Com ênfase no etanol como solução regionalizada. Primeiro híbrido flex ainda este ano.

Perguntado sobre as principais políticas globais de mobilidade a serem adotadas pela Stellantis, Carlos Tavares ressaltou ter sob seu guarda-chuva 14 marcas e 100 modelos produzidos e distribuídos em todo o mundo. E cada vez mais complicado unificar soluções devido à fragmentação que vai tomando conta dos diversos mercados. Cada um com exigências e recursos específicos, que cobram soluções regionais para atender às demandas também diversificadas.

Pontuou diversas vezes a importância de se atender sempre com prioridade a classe média, tornando acessível a ela os novos conceitos de mobilidade. E, no sentido reverso, permitindo que as fábricas tenham escala de produção com volumes que justifiquem os novos investimentos exigidos pelas modernas tecnologias.

Mas deixou uma questão paradoxal nas entrelinhas: quanto maior a fragmentação dos diversos mercados mundiais, maior também a dificuldade em se atingir maiores volumes de produção e de se diluir investimentos em novas plataformas, motorizações, eletrônica etc.

Carlos Tavares ressaltou que o etanol é uma solução de descarbonização que atende ao nosso mercado, com possibilidade de expandi-la para a América Latina. Mas concordou não ser o híbrido flex uma solução adequada diante das estatísticas de que estes automóveis são abastecidos com 70% de gasolina e apenas 30% de etanol. E que, ultrapassados diversos obstáculos, o motor a álcool seria solução mais limpa e eficiente para a redução de emissões de CO².

Concorda com a utilização em escala cada vez maior dos biocombustíveis desde que a produção não interfira com o setor da alimentação, questão levantada principalmente nos países de menor extensão geográfica no Primeiro Mundo.

Quanto aos elétricos, Carlos Tavares simplificou a questão que cria controvérsias no setor: eles ainda custam de 30% a 40% mais que os modelos correspondentes com motores térmicos e – fora outros problemas que ainda afligem seus donos – só depois de uma equalização de preços o elétrico terá condições de atingir grandes volumes de produção.

Citou o exemplo de países como a Alemanha e França, onde eles tinham vendas em volumes razoáveis enquanto eram subsidiados pelo governo com cerca de 7.500 euros. Com o corte dos subsídios “as vendas não se arrefeceram: quase desapareceram”, foi o que afirmou.

Disse que a engenharia da Stellantis pede de três a quatro anos para equilibrar os custos de produção dos elétricos com os térmicos (combustão), mas seria necessário também contar com demandas bem mais elevadas do que se estima atualmente. O projeto da empresa é chegar com pegada zero de carbono até 2038, contando para isso com todas as tecnologias a serem aplicadas para a descarbonização em cada região do mundo.

“Nota do editor” – Quando Carlos Tavares, CEO global da Stellantis, se referiu à importância do acesso da classe média aos eletrificados para se gerar maior demanda e viabilizar investimentos, ficou uma dúvida no ar: em países como o Brasil, onde é outro o conceito de classe média, quantas décadas adicionais até que se fechem as contas?

Confira os vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas