UAI
FALA, BORIS!

IPVA e seguro DPVAT: cuidado com a sanha dos golpistas

Quadrilhas especializadas estão enviando boletos com cobrança do IPVA e do seguro DPVAT, por isso é preciso ficar atento e não pagar

Publicidade
SIGA NO google-news-logo
Para não cair em golpes relacionados ao IPVA 2023, é preciso estar atento (e bem desconfiado!); especialista explica
Para não cair em golpes relacionados ao IPVA 2023, é preciso estar atento (e bem desconfiado!); especialista explica Foto: Para não cair em golpes relacionados ao IPVA 2023, é preciso estar atento (e bem desconfiado!); especialista explica

Todo início de ano é a mesma coisa: uma quantidade sem fim de taxas, seguros e impostos a serem pagos. E no caso de quem tem um veículo estacionado na garagem, o primeiro compromisso é com o IPVA, que agora está sujeito a fraudes. Mas se a cobrança é feita pelo governo estadual, como pode ocorrer fraude? Ocorre e não é só com o IPVA, mas com o seguro DPVAT também.

Uma quadrilha de vigaristas envia para os proprietários de carros um boleto idêntico ao emitido pela Secretaria da Fazenda, com o preço exato do IPVA do carro e com as opções de parcelamento. Mas se o cidadão efetuar o pagamento o dinheiro não vai para os cofres do estado, mas, sim, para a conta dos bandidos.

Para evitar cair no golpe do IPVA o procedimento correto e seguro é entrar no site do Detran ou da Secretaria da Fazenda para emitir o boleto ou fazer o pagamento on-line.

Mas a sanha da quadrilha não se limita a apenas o IPVA. Eles estão de olho no pagamento do seguro DPVAT também. Até 2020, o seguro obrigatório era cobrado juntamente com o IPVA. A cobrança era feita pela Seguradora Líder. Mas a SUSEP retirou da seguradora Líder essa cobrança e passou para a Caixa Econômica Federal (CEF).

Porém, de 2021 a 2023, os proprietários de veículos não tiveram que pagar o DPVAT, pois constatou-se que havia bilhões de reais na CEF, acumulados pelo pagamento do seguro. Tinha dinheiro suficiente para pagar todas as indenizações de pessoas acidentadas no trânsito.

Só que o dinheiro acabou em 15 de novembro do ano passado e desde então a CEF não pagou nenhuma indenização. Um verdadeiro absurdo! O governo federal encaminhou um Projeto de Lei para o congresso pedindo o retorno da cobrança do seguro DPVAT, pois sem ele não há como pagar as indenizações. Mas até hoje o projeto não foi aprovado.

Enquanto isso, a quadrilha de vigaristas, provavelmente a mesma do IPVA, está enviando para vários proprietários de veículos um boleto falso com a cobrança do seguro DPVAT, como se fosse a Caixa Econômica Federal ou seguradora Líder.

Portanto, se você receber um boleto com a cobrança do DPVAT, não pague, pois o governo ainda não voltou a cobrar o seguro. Mas se já pagou, infelizmente, você caiu no golpe dos vigaristas. Por enquanto apenas o IPVA deve ser pago. O DPVAT, não!

Se você gostou desse vídeo que fala sobre os golpes do IPVA e DPVAT, não se esqueça de ativar o sininho, curtir e se inscrever nos canais do VRUM no YouTube e Dailymotion. Fazendo isso, você será notificado de novas publicações, ficando por dentro do que acontece no setor automotivo. Lembrando que o VRUM está também no Facebook, Instagram e X (antigo Twitter), além do vrum.com.br.

Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas