São constantes as reclamações de proprietários de veículos equipados com motor a diesel que têm apresentado problemas. Os carros perdem potência, pifam e param na estrada, deixando o motorista em situação complicada. O veículo é rebocado para a concessionária e lá afirmam que o diesel foi adulterado pelo posto. Mas sabemos que não é bem assim. Atualmente, o diesel tem 14% de biodiesel, que é o verdadeiro responsável pela adulteração.
E esse biodiesel não é adicionado no diesel no posto, mas, sim, nas refinarias. O governo federal, pressionado pelos produtores de biodiesel, decidiu aumentar o percentual da mistura de 12% para 14% neste ano, e subirá 1% por ano até 2030, chegando ao B20. Ou seja, diesel com 20% de biodiesel.
Mas, o que dizem os frotistas sobre esse assunto? Eles dizem que o biodiesel é produzido com óleo de origem animal (sebo, gordura), além dos óleos de origem vegetal (soja, semente de girassol e outros). E quanto mais óleo de origem animal, mais o biodiesel decanta e entope os motores.
O biodiesel é defendido pelos produtores de biocombustíveis, que querem faturar mais e por isso forçaram o governo a aprovar o aumento do percentual da mistura no diesel. E quem sofre com isso e paga o pato é o motorista do caminhão, o frotista do ônibus, o dono do jipe ou do SUV que tem motor a diesel.
Se você está pensando em comprar um carro e não sabe se fica com um com motor flex (etanol e gasolina) ou outro com propulsor a diesel, não tenha dúvida. Faça a opção pelo carro com motor flex ou puramente a gasolina. Digo isso porque a tendência é de que os problemas nos motores a diesel se agravem cada vez mais com a adição do biodiesel.
E os produtores de biocombustíveis têm a cara de pau de dizer que é possível que os carros funcionem até com o B100, ou seja, com 100% de biodiesel no tanque. Gostaria muito de saber em quais condições estão rodando caminhões e ônibus testados com o B100. O que se sabe é que estão usando aditivos caríssimos para evitar o entupimento desses motores.
Na prática, o aditivo é produzido e misturado o mais rápido possível ao diesel, para ser levado e vendido no posto. Se ficar muito tempo nos tanques dos postos, vai decantar e quando chegar ao motor causará entupimento e falhas no funcionamento.
Portanto, preste atenção nos problemas que o governo está provocando por meio do Ministério de Minas e Energia, cedendo à pressão da bancada ruralista, prejudicando os motores dos veículos a diesel que circulam pelo Brasil.
Vale lembrar que muitos geradores de hospitais também funcionam a diesel e estão sujeitos ao problema provocado pelo biodiesel. Imagine se a energia acaba no hospital enquanto médicos fazem uma cirurgia, e ao acionar o gerador ele pifa por ter borra em seu reservatório. A possibilidade de isso acontecer é muito grande e, com isso, quem sofre as consequências é o paciente que está na mesa de operação.
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