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Biodiesel: combustível que pode travar o motor do seu carro

A mistura do biodiesel ao diesel tem causado problemas sérios aos motores de diferentes veículos, e essa situação deve piorar ainda mais nos próximos anos

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Primeira usina de biodiesel do Brasil, localizada no entorno de Salvador (BA), iniciou  as operações em 2008
Primeira usina de biodiesel do Brasil, localizada no entorno de Salvador (BA), iniciou as operações em 2008 Foto: Cleriston Santana/Agência Petrobras de Notícias

São constantes as reclamações de proprietários de veículos equipados com motor a diesel que têm apresentado problemas. Os carros perdem potência, pifam e param na estrada, deixando o motorista em situação complicada. O veículo é rebocado para a concessionária e lá afirmam que o diesel foi adulterado pelo posto. Mas sabemos que não é bem assim. Atualmente, o diesel tem 14% de biodiesel, que é o verdadeiro responsável pela adulteração.

E esse biodiesel não é adicionado no diesel no posto, mas, sim, nas refinarias. O governo federal, pressionado pelos produtores de biodiesel, decidiu aumentar o percentual da mistura de 12% para 14% neste ano, e subirá 1% por ano até 2030, chegando ao B20. Ou seja, diesel com 20% de biodiesel.

Mas, o que dizem os frotistas sobre esse assunto? Eles dizem que o biodiesel é produzido com óleo de origem animal (sebo, gordura), além dos óleos de origem vegetal (soja, semente de girassol e outros). E quanto mais óleo de origem animal, mais o biodiesel decanta e entope os motores.

O biodiesel é defendido pelos produtores de biocombustíveis, que querem faturar mais e por isso forçaram o governo a aprovar o aumento do percentual da mistura no diesel. E quem sofre com isso e paga o pato é o motorista do caminhão, o frotista do ônibus, o dono do jipe ou do SUV que tem motor a diesel.

Se você está pensando em comprar um carro e não sabe se fica com um com motor flex (etanol e gasolina) ou outro com propulsor a diesel, não tenha dúvida. Faça a opção pelo carro com motor flex ou puramente a gasolina. Digo isso porque a tendência é de que os problemas nos motores a diesel se agravem cada vez mais com a adição do biodiesel.

E os produtores de biocombustíveis têm a cara de pau de dizer que é possível que os carros funcionem até com o B100, ou seja, com 100% de biodiesel no tanque. Gostaria muito de saber em quais condições estão rodando caminhões e ônibus testados com o B100. O que se sabe é que estão usando aditivos caríssimos para evitar o entupimento desses motores.

Na prática, o aditivo é produzido e misturado o mais rápido possível ao diesel, para ser levado e vendido no posto. Se ficar muito tempo nos tanques dos postos, vai decantar e quando chegar ao motor causará entupimento e falhas no funcionamento.

Portanto, preste atenção nos problemas que o governo está provocando por meio do Ministério de Minas e Energia, cedendo à pressão da bancada ruralista, prejudicando os motores dos veículos a diesel que circulam pelo Brasil.

Vale lembrar que muitos geradores de hospitais também funcionam a diesel e estão sujeitos ao problema provocado pelo biodiesel. Imagine se a energia acaba no hospital enquanto médicos fazem uma cirurgia, e ao acionar o gerador ele pifa por ter borra em seu reservatório. A possibilidade de isso acontecer é muito grande e, com isso, quem sofre as consequências é o paciente que está na mesa de operação.

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