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ESTÚDIO VRUM

Freio: o que provoca o tal do fading?

Quando o fenômeno ocorre, o sistema de freio perde a sua eficiência e deixa o motorista em situação extremamente perigosa. Saiba o que fazer para evitar

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Quando o sistema de freio é sobrecarregado o superaquecimento pode ocorrer e comprometer sua eficiência
Quando o sistema de freio é sobrecarregado o superaquecimento pode ocorrer e comprometer sua eficiência Foto: Brembo/Divulgação

Muitas pessoas já passaram por situação desagradável durante uma viagem de carro com a família, depois de percorrer alguns quilômetros em uma longa e sinuosa descida na estrada. Com o automóvel pesado pelo excesso de bagagem e passageiros, o motorista pisa continuamente no freio para diminuir a velocidade. Até que em determinado momento o sistema de freio resolve não funcionar mais. É o famoso fading.

Em algumas situações, o motorista até consegue parar no acostamento algumas dezenas de metros adiante. Passada o susto, todos sãos e salvos, passa também o problema e, como que por encanto, o freio volta a funcionar.

Mas saiba que não tem mágica alguma no fato ocorrido. O sistema deixou de funcionar por superaquecimento, pois foi solicitado demasiadamente pelo motorista. Depois de alguns minutos resfriando em pausa, o freio recupera suas funções e volta a funcionar normalmente.

O sistema de freio funciona com pastilhas ou lonas pressionando os discos e tambores, respectivamente. E esse atrito entre as partes é que reduz a velocidade do carro. Porém, o atrito gera calor, que vai aumentando de tal forma até vitrificar pastilhas, discos e lonas, consequência do superaquecimento.

Não caia na conversa dos picaretas

Porém, o motorista desavisado que passa por essa situação resolve levar o carro na oficina no dia seguinte para saber o que de fato aconteceu. Se ele for em uma oficina com mecânico 'picareta', vão sugerir a troca de vários componentes do sistema de freio. Troca completamente desnecessária.

O que o mecânico deveria sugerir é que o motorista aprenda a dirigir corretamente, pois, em uma longa e sinuosa descida, o procedimento correto é engatar uma marcha reduzida para que o freio motor ajude na redução da velocidade. A rigor, o que muitos fazem é engatar na descida a mesma marcha que utilizaria para subir aquele trecho.

Portanto, é importante saber que é possível evitar o fading usando mais o freio motor nas longas descidas, aliviando assim a carga sobre o sistema. E mesmo quando o superaquecimento dos componentes do freio ocorre, basta esperar até que o sistema resfrie naturalmente. Não é preciso levar o carro à oficina. Saiba que o uso do freio motor ajuda a diminuir o desgaste dos componentes do sistema de freio.

Se você não sabia que fading é o superaquecimento do sistema de freio e que esse fenômeno pode ser evitado, então não deixe de ativar o sininho e curtir mais esse vídeo do Estúdio VRUM, que traz temas polêmicos e interessantes sobre o universo automotivo. E se quiser mandar alguma sugestão de assunto a ser abordado, use #vrumresponde para que o Boris possa esclarecer suas dúvidas.

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