O inverno já chegou no Brasil e por mais que o frio não seja constante e intenso em todas regiões do país, em alguns estados as temperaturas costumam alcançar números muito baixos. E quando isso acontece, é bom lembrar que o carro no inverno também sofre com o frio intenso, correndo o risco de apresentar falhas, podendo parar pelo caminho.
No Estúdio VRUM dessa semana, os jornalistas Boris Feldman e Enio Greco conversam sobre quais os cuidados importantes com o carro no inverno. É preciso ficar antenado na bateria, no combustível em em outros componentes para não ser problemas e ficar parado na rua.
Baterias sofrem com o frio
No período do inverno as baterias sofrem com o frio, pois para oferecerem energia elétrica para o carro é preciso que ocorra uma reação química no interior das mesmas. Mas com as temperaturas mais baixas, essa reação química é afetada, fazendo cair a amperagem e o fornecimento de energia. Com isso, fica comprometido o funcionamento de motor de arranque, faróis, sistema de aquecimento e outros.
Combustíveis
Outro problema está relacionado aos combustíveis, seja etanol ou gasolina. Para que possam fazer o motor funcionar, eles precisam ser transformados do estado líquido para o gasoso, processo que acontece tanto nos carros com carburadores quanto nos com injeção eletrônica.
Mas com as temperaturas mais baixas no inverno, os combustíveis encontram mais dificuldade para fazer essa transformação. Se com a gasolina já é complicado, com o etanol é muito mais, pois o combustível derivado da cana sofre mais com a ação do frio para passar do estado líquido para o gasoso. Isso somado à bateria fraca, com pouca energia, fica difícil de dar a partida no carro.
Dica para carro flex
E falando em cuidados com o carro no inverno, Boris Feldman dá uma dica importante que pode ajudar a minimizar o problema da partida nas manhãs dos dias frios. Apesar de os carros flex contarem com o tanquinho de partida a frio, que ajuda nessa situação, Boris recomenda para aqueles que tem o hábito de abastecer com etanol, colocar no tanque cerca de 25% do volume de gasolina. Fazendo isso, fica mais fácil de dar a partida no carro.
Não abandone o ar-condicionado
Tem muita gente que no período do inverno abandona completamente o ar-condicionado do carro, por motivos óbvios. Mas, assim como o carro, o equipamento não pode ficar sem funcionar por longos períodos, pois isso acaba trazendo problemas. Portanto, outra dica de cuidados com o carro no inverno é ligar o ar-condicionado por cerca de cinco minutos a cada 15 dias para fazer o sistema funcionar.
Água no sapato
Se o ar-condicionado fica esquecido nos dias frios do inverno, o sistema de ar quente passa longos períodos sem funcionar em um país de clima tropical como o Brasil. E nos dias frios, quando você lembra de usá-lo, depois de meses de inoperância, corre o risco do sistema apresentar problemas e começa a gotejar água no sapato do motorista. Isso acontece porque os dutos que conduzem a água quente do sistema podem enferrujar por terem ficado sem uso durante muito tempo. E depois, quando o sistema volta a funcionar, a pressão faz com que a água saia por fissuras, vazando dentro do carro.
Portanto, não se esqueça que é preciso ficar atento aos cuidados com o carro no inverno para não comprometer o funcionamento e não ser deixado na mão. A manutenção preventiva e o funcionamento regular dos sistemas do carro são importantes para evitar problemas.
Confira outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas