Câmbio automático aumenta ou reduz o consumo de combustível? Depende do câmbio. Porque você tem o automático do tipo dupla embreagem, que funciona como manual com os comandos sendo orientados por um software, um computador.
Mas você tem também o câmbio automático com conversor, que substitui a embreagem e ele rouba um pouco da potência do motor. Então, costumam dizer que quando o câmbio automático é do tipo conversor de torque, o consumo aumenta. Nem sempre. Por que?
É fato que o conversor rouba um pouco da potência e aumenta um pouco o consumo de combustível. Entretanto, o câmbio automático faz as mudanças de marchas no momento mais adequado, muito mais correto do que a decisão do motorista. Com isso, o câmbio automático mantém o motor sempre numa faixa de rotações mais adequada.
E com isso, você tem um consumo de combustível menor, porque nessa faixa de rotação ideal do motor o câmbio automático tenta manter o motor sempre nesse giro adequado. O câmbio do tipo CVT é ainda mais eficiente nesse sentido, já que sempre mantém o motor no giro ideal. Com isso, você tem uma redução do consumo de combustível.
Deu para entender como o câmbio automático influencia na redução ou aumento de combustível do carro? Pois é, vídeos como esse, esclarecendo dúvidas sobre seu carro, estão disponíveis nos canais do VRUM no YouTube e no Dailymotion. Aproveita para ativar o sininho, curtir o vídeo e se inscrever em nossos canais. Assim você receberá notificações sobre os novos conteúdos do VRUM. E nos acompanhe também no Facebook, Instagram e Twetter. E claro, no vrum.com.br.
Assista outros vídeos do VRUM nos canais do YouTube e Dailymotion: lançamentos, testes e dicas