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Carro com câmbio automático pega ou não no tranco?

Tem gente que afirma que basta colocar o câmbio na posição N, empurrar o carro e depois puxar para a D para fazer o motor funcionar. O que o Boris diz sobre esse assunto?

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Há quem acredite que basta colocar a alavanca na posição N, soltar o carro na ladeira e depois puxar para a posição D para fazer o motor funcionar. Será?
Há quem acredite que basta colocar a alavanca na posição N, soltar o carro na ladeira e depois puxar para a posição D para fazer o motor funcionar. Será? Foto: Há quem acredite que basta colocar a alavanca na posição N, soltar o carro na ladeira e depois puxar para a posição D para fazer o motor funcionar. Será?

Durante décadas, o consumidor brasileiro tinha preconceito e até certo medo do carro com câmbio automático. Inventavam os argumentos mais estapafúrdios: “a manutenção é difícil”, “é complicado encontrar peças de reposição”, “raro achar um mecânico que saiba fazer o reparo”, e por aí vai. Por esse motivo, só se vendia carros com câmbio manual no Brasil no passado.

Eram raríssimos os carros com câmbio automático no passado no mercado brasileiro, somente os modelos de luxo das décadas de 1960 e 1970. Mas, com a abertura do mercado na década de 1990, que possibilitou a importação de automóveis, o brasileiro foi se acostumando com o câmbio automático e percebeu que ele é muito mais confortável, principalmente no para e anda do trânsito urbano.

Porém, muitas pessoas desconhecem os detalhes do câmbio automático, e um deles que engana jornalistas e até engenheiros especializados é a história de “pegar no tranco”. Muitos acham que se você soltar o carro com câmbio automático ladeira abaixo, porque a bateria arriou, ele vai pegar no tranco. Ledo engano!

O carro com câmbio automático não tem embreagem para fazer esse procedimento. Tem conversor de torque. Há quem acredite que se soltar o carro com a alavanca na posição N e depois que embalar puxar para D, ele vai pegar no tranco. Não pega porque o conversor de torque só funciona com o motor ligado. Ou seja, se o motor está desligado, o conversor está inativo. E nessa condição, como a força das rodas será transmitida para para fazer o motor funcionar? Infelizmente, não tem jeito.

Fazer o carro pegar no tranco é possível nos modelos equipados com câmbio manual. Basta engatar a alavanca na segunda marcha, pisando na embreagem, e soltar o carro na ladeira ou empurrar. Na hora que ele pega embalo, tira-se o pé da embreagem e o motor volta a funcionar. Mas esse procedimento não dá certo com o carro com câmbio automático.

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