Quase todos os motoristas sabem como verificar o nível do lubrificante, para identificar um carro baixando óleo. Essa prática é importantíssima para o motor não ir para o espaço. O propulsor precisa ser lubrificado para garantir a durabilidade, e o que lubrifica é o óleo, que fica no cárter, um reservatório que fica embaixo do bloco. Fique nesta matéria e saiba as causas desse problema.
E, como saber se o nível está certo ou tá errado? Tem aquela famosa varetinha que você puxa, limpa – com um paninho ou até um papel mais ou menos absorvente, pode ser papel higiênico ou papel de jornal – e volta ela para o lugar. Depois você puxa a vareta de novo para aferir se o carro está baixando óleo.
Carro baixando óleo: o que fazer?
O nível correto é quando o óleo está entre o máximo e o mínimo. Mas, de repente, ele abaixou para o mínimo ou até um pouco abaixo. Pronto, o carro está baixando óleo. Mas, isso é preocupante?
É, e a primeira solução é colocar mais óleo, entre o máximo e o mínimo. Rode mais uma semana com o carro, algo entre 200 e 300 quilômetros. O nível do lubrificante baixou novamente? Por quê?
Dois motivos
São dois motivos. Primeiro, ele pode estar vazando. Confira debaixo do carro se tem uma pocinha de óleo. Mas, se você procurou o óleo vazando ou gotejando e não achou, se tudo estiver sequinho, o óleo pode estar abaixando porque ele está queimando junto com a gasolina.
E esse óleo queimado sai pelo escapamento. Às vezes você vê uma fumaça esbranquiçada, às vezes uma fumaça meio azulada, e pode ser o óleo sendo queimando junto com a gasolina. Agora você sabe porquê o carro está baixando óleo, mas, quanto de óleo pode baixar?
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Os mais exigentes dizem que um litro a cada 5 mil quilômetros estaria "normal", e esse limite pode ir um pouco além. Agora, um litro a cada 1 mil quilômetros já é um excesso de óleo queimado. Então, para o carro baixando óleo, primeiro veja se está vazando. Segundo, confira se ele tá sendo queimado e saindo pelo escapamento. Essas são as duas opções para o nível do óleo baixar na vareta.