UAI

Carro elétrico polui menos que os híbridos ou os movidos a etanol?

Muito se fala sobre as vantagens do carro elétrico, principalmente com relação a emissão de CO², mas existem detalhes importantes que precisam ser considerados

Publicidade
O Fiat 500e é um dos carros elétricos que o grupo Stellantis comercializa no Brasil
O Fiat 500e é um dos carros elétricos que o grupo Stellantis comercializa no Brasil Foto: O Fiat 500e é um dos carros elétricos que o grupo Stellantis comercializa no Brasil

Carro elétrico é a grande solução para a descarbonização do mundo? Nem sempre. Depende muito onde o carro está rodando e como a bateria dele será recarregada e qual foi o nível de emissões de CO², a tal da carbonização, na produção das baterias e de outros componentes do automóvel.

Então, mede-se quanto um carro suja a atmosfera por gramas de CO² (dióxido de carbono) emitidas por quilômetro. Aí você compra um carro elétrico no Brasil, onde esse tipo de veículo é muito favorável porque a nossa energia elétrica praticamente vem toda de hidrelétricas, de energia eólica, fotovoltaica (solar).

Nesse caso, quando você está recarregando a bateria do carro elétrico, não está poluindo o ambiente, como na Europa, que tem usina a carvão ou a diesel. No Brasil, o carro elétrico vai emitir, em média, 95 gramas de CO².

Mas e o carro que funciona com etanol? Do poço até a roda, o etanol emite, entretanto, quando a cana de açúcar está crescendo no campo ela está absorvendo CO². Tem que fazer essa conta: quanto ele emitiu e quanto que absorveu. Se o carro elétrico emite 95 gramas de CO², o etanol emite apenas 93gr/CO². Ele emite menos do que o elétrico.

Mas tem mais. E se você estiver rodando no Brasil com um carro híbrido, que tem um motor a combustão e outro elétrico, porém, o propulsor a combustão está funcionando com etanol? É o melhor dos mundos, pois assim a emissão é ainda menor.

Se no carro elétrico a emissão é de 95 gramas de CO², no etanol 93gr/CO², no híbrido com etanol emite apenas 86 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado. Percebeu essas sutilezas de variações de emissões de dióxido de carbono pelo mundo? Pois é, estamos aqui para esclarecer pra você!

Se você acompanha os vídeos do VRUM pelo YouTube não se esqueça de se inscrever e ativar o sininho, pois assim você receberá as notificações sobre novos conteúdos publicados no canal. E não se esqueça que o VRUM está também nas redes sociais, Instagram, Twitter e Facebook. E é claro, no portal vrum.com.br, onde você fica sabendo de todas as novidades do mundo automotivo.

O VRUM testou vários modelos híbridos e elétricos. Confira no canal do YouTube