UAI

Carro flex: tenho que alternar os combustíveis quando abasteço?

Mais uma lenda sobre veículos bicombustíveis está circulando pela internet

Publicidade
Veículos flex podem consumir etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção
Veículos flex podem consumir etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção Foto: Veículos flex podem consumir etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção

Quer saber qual é a última mentira - aliás, fake news - sobre o carro flex? Parece que a cada semana aparece uma nova lenda... A última delas diz que é preciso alternar os combustíveis ao abastecer o veículo.

Como assim alternar combustíveis? O motorista precisaria usar etanol durante três ou quatro abastecimentos e, então, alternar para gasolina; e, depois, voltar para etanol. Mas isso é verdade? Claro que não!

Vou repetir pela milésima vez: o carro flex foi projetado para receber qualquer combustível, seja ele etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. O motorista pode colocar 20% ou 30% de gasolina no etanol, ou vice-versa, tanto faz.

O motor flex recebe todas essas misturas porque a central eletrônica foi projetada para isso: há um sensor que percebe qual o combustível está sendo queimado.

Então, não é necessário alternar nada! Use etanol ou gasolina do jeito que você quiser, na proporção que você quiser: o carro flex tem que funcionar corretamente.