Já tem 20 anos que você deve ver na televisão, escutar no rádio, ler nos jornais ou ver afixado nas bombas dos postos de combustíveis que a proporção do etanol para gasolina, o custo, tem que ser de no máximo 70%. Ou seja, se o etanol custar mais que 70% do preço da gasolina, não vale a pena usá-lo. Nesse caso, use a gasolina no carro flex.
Você provavelmente ouve essa dica há 20 anos, pois o carro flex foi lançado em 2003, mas evoluiu ao longo dos anos e agora essa informação está errada, não vale mais esses 30% de diferença de consumo. Então, não vale mais estabelecer o limite de 70% do preço da gasolina para você colocar ou não etanol, porque os motores já foram aperfeiçoados e o etanol já melhorou muito.
Então, é preciso fazer a conta de cada carro flex. Sabe por que? Porque esses 70% podem ter sido reduzidos para 65% devido à evolução do motor. A conta dos 70% pode estar errada para mais ou para menos. Além disso, quem te disse que você deve se basear apenas no aspecto financeiro? Ah não, até 70% põe etanol, acima de 70% eu ponho gasolina.
Vale lembrar que o etanol proporciona desempenho melhor ao carro flex. Em 95% dos motores flex o etanol aumenta a potência. Ou então você não quer saber de aumento de desempenho, pois detesta parar no posto para abastecer. Ora, abasteça com gasolina, pois ela vai proporcionar mais autonomia.
Então, se os preços estiverem parecidos ou for um pouco mais caro com a gasolina, se você quer mais autonomia, quer parar menos no posto para abastecer, nesse caso, vale mais a pena o combustível derivado do petróleo. Os 30% ou 70% não são mais o único critério para avaliar qual o melhor combustível para o carro flex. É preciso considerar também que o desempenho é melhor com etanol e que a melhor autonomia é com a gasolina.
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